O ano está passando tão rápido que até a Páscoa já está aí, no próximo domingo. E sorte a nossa que o chocolate existe o ano inteiro, não é mesmo? Aproveitamos esse clima de reflexão e muuito doce para mostrar que viagens e chocolates não precisar estar nem um pouco separados. Selecionamos algumas das principais marcas de doces do mundo e mostramos abaixo onde ficam as fábricas de cada uma delas.
Amedei: é a marca que colocou a Itália como referência também no que se refere aos chocolates. A fábrica fica na região da Toscana, na cidade de Pontedera, próximo de Pisa. Os produtores cultivam cacaus exclusivos em vários países do mundo, inclusive o criolo (que atinge só 5% de toda a safra de cacaus do mundo). São oferecidos três tipos de tours na fábrica, com duração entre 1h30min e 3h. Mais informações sobre o agendamento estão aqui.
Côte d’ Or: uma das marcas de grife no segmento na Bélgica, a Côte d’ Or quase sempre figura como um dos preferidos dos amantes de chocolate de alta qualidade no mundo. A marca criou um tour específico e super diferenciado, chamado de “Templo do Chocolate”, em Bruxelas. A visita é como uma volta no tempo, onde você se depara com uma fábrica de chocolates antiga, e é totalmente interativo. Tudo o que você precisa saber sobre a visita está aqui.
Godiva: é um dos chocolates mais famosos do mundo, e a fábrica pioneira fica em Bruxelas, na Bélgica. A Godiva se tornou a marca oficial da Família Real do país. A primeira loja oficial foi inaugurada na capital, em 1926, e, até hoje, só há duas fábricas da marca no mundo: uma na própria capital belga e outra na cidade de Reading, na Pensilvânia (EUA). As fábricas não são abertas à visitação, mas, em Bruxelas, há um lugar que é o paraíso da marca. O outlet fica no bairro Koekelberg. Outras informações aqui.
Haigh’s Chocolates: uma marca familiar criada na cidade de Adelaide, Austrália, em 1915. Hoje, é uma das maiores e melhores marcas de chocolate do país. É possível visitar a fábrica de graça e diariamente, mas, devido à grande procura, é bom reservar antes. Para isso, você deve se dirigir ao Visitor’s Centre. Os tours duram cerca de 20 minutos. Mas, para uma experiência mais intensa, também oferecem a opção de reservar visitas exclusivas em grupo. As informações completas podem ser acessadas no site oficial.
Hershey’s: a maior marca de chocolates dos Estados Unidos tem sua produção sediada na cidade de Hershey, no Condado de Dauphin, na Pensilvânia. Lá, além de encontrar a primeira fábrica dos chocolates, você conseguirá visitar também o Hershey Chocolate World (o centro de visitantes da fábrica atual), onde é possível fazer passeios interativos e montar seu próprio chocolate). Clique aqui para mais informações sobre horário de funcionamento.
Lindt & Sprungli: tem origem na Suíça, mais especificamente na cidade de Zurique. Por questões de higiene, não é possível acompanhar a produção da fábrica de chocolates. Mas eles oferecem uma espécie de cursinho de um dia para turistas. Aí, sim, cada pessoa acompanha e auxilia na fabricação de seus próprios chocolates, e aproveita para, depois, encher bem a sacola na lojinha. Informações sobre o funcionamento estão aqui.
Mast Brothers Chocolate: é uma marca de chocolates artesanais e orgânicos. Aqui, o destaque vai para a integração entre o doce e a arte: todos os ingredientes usados são orgânicos e as embalagens seguem a linha do design consciente. São duas fábricas, em Londres e Nova York, e uma unidade deve ser aberta no Design District em Los Angeles ainda em 2016. Em NY, os tours são abertos ao público diariamente, entre 11h e 17h. Em Londres, é possível visitar de segunda a sexta das 11h às 19h, e sábados e domingos das 10h às 19h.