Na semana passada o Spice up the Road, juntamente com as meninas do Steal the Look, viajou para o Peru em um projeto da Panvel, com apoio da OP Turismo. O grande objetivo da viagem foi descobrir os melhores achados, feiras e produtos especiais por Lima e Cusco e viver um pouco da cultura e gastronomia local. Vamos compartilhar com vocês nosso roteiro, com um resumo do que conhecemos e sugerimos.
Ir para o Peru é muito fácil. Existem voos diretos, tanto de Porto Alegre como de São Paulo, que levam em torno de 4h30. A moeda local é o Sol e U$ 1 dólar equivale a cerca de $ 3,20 soles. O povo peruano é muito querido, receptivo e atencioso. O trânsito no Peru é um caos, então alugar um carro não é a melhor opção. Os táxis não são caros e são o melhor meio de transporte (importante negociar antes da corrida). Do aeroporto o melhor é já reservar um transfer – não se assuste quando chegar em Lima, a zona perto do aeroporto é muito feia, mas depois tudo fica mais bonito.
Nossa viagem começou por Lima, onde nos hospedamos no Hotel De Autor, um boutique hotel no coração de Miraflores recomendado por nossa agência, a OP Turismo, em que você se sente em casa. Vou falar em detalhes desse hotel no blog em breve. Ficamos 02 noites em Lima e nesse período conseguimos explorar as melhores feirinhas e lojas da cidade. Dividimos nossos dias em cultura e compras.
No primeiro dia fizemos um city tour pela cidade, com a equipe da Lima Tours (super recomendamos, a equipe é nota 10).O passeio aconteceu no Centro Histórico de Lima, principalmente na Plaza de Armas onde estão a Catedral de Lima, Palácio Municipal de Lima, Palácio de Lá Union e ali pertinho a famosa Casa O’Higgins, uma das mais antigas de Lima. A Plaza San Martin, ali perto, também é muito linda e merece uma visita. Para a turma que quiser fazer alguma comprinha ali perto do Centro Histórico, recomendamos muito a .ADF, uma loja com produtos bem diferenciados e de alta qualidade.
Como não tínhamos muito tempo, tivemos que escolher um museu e decidimos pelo MATE, museu do Mario Testino no bairro Barranco. O museu apresenta algumas das melhores fotos do fotógrafo em uma galeria pequena, mas bem moderna. Além desse, outros museus recomendados para visitar em Lima são o MALI (Museu de Arte de Lima) e o Museu Larco (o melhor museu para conhecer a história do Peru, com um restaurante mega charmoso para almoçar).
Finalizamos nosso primeiro dia em grande estilo, com um jantar no restaurante Central, comandado pelo chef Virgilio Martinez, que oferece um cardápio criativo e saboroso. A ideia? Oferecer um menu degustação dividido por altitudes da terra, com pratos que vão desde animais da terra a animais do mar. Uma loucura! O ambiente? requintado, elegante e o melhor, com uma cozinha aberta para quem quiser curtir toda a montagem criativa dos pratos.
No segundo dia queríamos explorar as melhores compras pela cidade e decidimos ficar entre Miraflores e Barranco. O primeiro bairro é mais turístico, mais internacional, onde estão localizados a maioria dos hotéis, restaurantes e claro, os turistas. Já o Barranco é um bairro boêmio, onde a arte, a noite e as raízes do povo peruano são enfatizadas. Começamos no Mercado Inca em Miraflores, uma rua cheia de mini mercados com milhões de artigos locais. Mantas, almofadas, roupas, e muitos objetos decorativos tomam conta das banquinhas cheias de cores. Lá você vai encontrar bons achados, mas é importante procurar e procurar e claro, pechinchar para fechar o melhor negócio.
Seguimos para o bairro Barranco, com uma pausa para almoço na Taberna Peruana Isolina, um pequeno restaurante bem tradicional, com pratos típicos peruanos como o Ceviche, Lomo Saltado e o Asado de tira con frejoles y arroz, tudo maravilhoso (e muito bem servido). Um lugar perfeito para provar a verdadeira culinária peruana.
O Barranco é um bairro para caminhar e explorar. Além do Museu do Mario Testino visite a Igreja Santíssima Cruz, a biblioteca municipal e a famosa Ponte dos Suspiros. Muitas Galerias de Artes e lojas de design estão espalhadas pelo bairro, além de artes e grafites pelas ruas. E o mais fofo, uma casa de cada cor. O point da cultura em Lima.
Para a turma que busca as melhores compras, na rua Cajamar está a transada loja Cajamar 219 (especial para homens), que possui um café ao fundo mega cool. Quase em frente está a Las Pallas uma loja com uma mega quantidade de artesanatos muito lindos (com preços salgados). Fica algumas quadras dali também a lindíssima loja Dédalo, uma loja que vende desde artesanatos, papelaria, roupas até muitos objetos lindos de decoração. E o melhor? Com um café fofo ao fundo com muitos produtinhos orgânicos. Bem astral para um break na tarde.
De Barranco caminhamos pela orla até Miraflores (muito lindo o passeio), para finalizar nossa tarde no shopping Larcomar, um shopping de céu aberto com diversas lojas e restaurantes. Esse é um lugar com estilo bem internacional, com lojas que todos conhecem e poucas opções de lojas peruanas, como a famosa loja Kuna (conhecida por suas roupas de Alpaca). Um pôr do sol do Larcomar, tomando um bom Pisco Sour no restaurante Tanta, um dos vários restaurante do famoso chef Gáston, é uma excelente dica.
Para fechar o nosso segundo dia com chave de ouro, jantamos no badalado restaurante Cala, na beira da praia. Esse é um resto-bar, que começa mais calmo e depois vira festa, com um dj tocando uma boa música na parte externa e muita descontração. Você pode optar pelo restaurante na parte superior, mais sério e requintado, ou pelo lounge com mesas e sofás. A comida é uma delícia, todos os pratos com frutos do mar muito saborosos. E uma variedade de drinks para acompanhar.
Encerramos nossa visita por Lima com um passeio de bicicleta pela orla (o hotel del autor fornece bicicletas), desde o El Parque del Amor em Miraflores, até a Barranco. Um astral para finalizar um passeio tão bacana pela capital do Peru.
Malas prontas, transfer Lima Tours nos aguardando, todas as passagens e reservas organizadas pela OP Turismo e #NecessairebyPanvel prontinha para seguir viagem, agora para Cusco. Lembre-se: se precisar trocar dinheiro, deixe para fazer isso em Lima. Cusco, por ser uma cidade mais turística, possui uma cotação pior para câmbio. Em breve conto desta aventura para vocês aqui no blog! Veja as fotos que fizemos durante a viagem no Instagram, utilizando a #NecessairebyPanvel e #SpiceUpPeru.
Para ver todas as opções de feiras, compras e os melhores achados, acesse o Steal the Look e veja as dicas das experts no assunto!
Dica: Em um dia de viagem em que você vai caminhar muito na rua, não deixe de passar um hidratante com filtro solar para proteção e colocar um lindo batom para colorir seu dia. Na bolsa leve sempre com você um gel antisséptico para proteção, depois de tanto turismo. Um creme para mãos e protetor labial são essenciais, já que o Peru é muito seco. E lembre de colocar em sua necessaire muitas maquiagens para curtir os restaurantes e bares badalados do Peru.
Para deixar como sugestão, outros restaurantes que estavam anotados em nossa listinha e que acabamos não conhecendo são:
- Museo Larco Cafe Restaurant
- Malabar
- Astrid y Gastón
- La Mar by Gaston Acurio
- Design your Salad
Hasta Luego!