No dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira. Mas, você sabe o que foi a Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira? Foi uma revolta, em 1789, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Ela foi baseada nos ideais do Iluminismo e teve influência da Revolução Americana, que resultou na independência dos Estados Unidos. No século 18, Minas Gerais era a capitania mais próspera do Brasil, fruto da atividade mineradora, que trouxe riqueza e desenvolvimento para a região. Mas a relação entre colonos e a Coroa não era boa: uma boa parte da sociedade era contra a política fiscal imposta por Portugal. Devido ao grande volume de extração, o ouro começou a entrar em decadência em Minas e a quantidade de impostos pagos também estavam diminuindo. Mas a revolta não deu certo e todos os líderes da conjuração tiveram suas penas amenizadas, menos Tiradentes. Trouxemos um breve resumo do feriado de Tiradentes e nossos favoritos em Minas Gerais.
De Belo Horizonte, passando por Ouro Preto, Inhotim, Capitólio, entre outros. Minas Gerais é riquíssima na gastronomia, diversidade nas paisagens e bela arquitetura, de serra a cachoeiras. Não é um estado muito óbvio quando escolhemos um destino no Brasil. Porém, nossos favoritos talvez façam você mudar de idéia e inspirem para o próximo roteiro, quando estivermos on the road novamente.
CAPITÓLIO
Essa era apenas uma pequena cidade de 8 mil habitantes do sudoeste mineiro. Até que a fama das belezas naturais de Capitólio ganhou o mundo. O culpado? Os cânions do Lago de Furnas. A paisagem aqui é a combinação entre paredões rochosos, águas esverdeadas e cachoeiras. Ver os cânions de baixo, em passeio de barco, é tão obrigatório quanto vê-los de cima, nos mirantes. As inúmeras cachoeiras de Capitólio e região completam o passeio.
BELO HORIZONTE
Se você perguntar em BH, o que tem para fazer por lá, ouvirá muitas vezes (quase como um padrão) que na cidade tem a Lagoa da Pampulha, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e, claro, os famosos botecos da região. Conheça também, o Savassi, um bairro cheio de opções de barzinhos, cafés e restaurantes.
OURO PRETO
Pode ter certeza que você vai se impressionar com as construções e fachadas das casas, todas coloridas e bem preservadas. Força nas pernas para o sobe-desce e câmera nas mãos para fazer as mais belas fotos de Ouro Preto. Faça tudo a pé se possível. Ao caminhar pelas ruas dá até pra se sentir um pouco no século XVIII, quando a região foi uma das mais importantes do país. E não cometa o erro de pensar que Ouro Preto se resume a igrejas. A cidade está cheia de lugares especiais, riquíssimos em história e informação. Além disso, há parques lindos e ótimas opções de passeios de um dia para cidades vizinhas.
INHOTIM
Causa orgulho constatar que uma atração do porte de Inhotim esteja localizado no Brasil, mais precisamente em Brumadinho. Esse misto de museu de arte contemporânea e jardim botânico é um lugar único. Um dos maiores museus a céu aberto do Mundo. Parte da experiência é ser surpreendido com o que aguarda o visitante atrás de cada porta de cada uma das inúmeras galerias. Asseguramos que não é preciso ser entendedor de arte para se sentir completamente fascinado por Inhotim.