2018 mal começou e já está se configurando como o ano das mulheres viajarem, em grande maioria, sozinhas. Esse foi o assunto da nossa coluna na Revista Donna em homenagem ao Dia da Mulher.
O conceito de mulheres viajando sozinhas e em grupos apenas de mulheres é uma tendência emergente. O poder de compra elevado, que vem com maior independência financeira e a liberdade de tomar decisões sozinhas, fez surgir a moderna viajante feminina. Adicionando ainda o acesso mais fácil a informações, a força das redes sociais, aumento da acessibilidade e uma crescente sensação de segurança.
As mulheres acham a capacidade de viajar algo enriquecedor e libertador e a viagem tornou-se uma forma de expressão. Além disso, como grandes tomadoras de decisões e as responsáveis pela organização da vida em família, são capazes de definir com clareza o tipo de viagem que preferem e as atividades que querem participar ou entrar.

Quando o assunto é tendência de viagem entre as mulheres, a grande maioria prefere viajar em pequenos grupos privados. As mais jovens, por serem mais aventureiras, tendem a fazer seus próprios itinerários e estão dispostas a comprometer o luxo para ter experiências únicas. Airbnb e albergues são opções populares para a categoria mais jovem, enquanto que a categoria de idade entre 35-45, prefere estadias melhores, mas com valores acessíveis, e as com mais de 45 preferem estadias de luxo.
As viagens de pessoas sênior também é uma tendência e é um segmento crescente nas viagens femininas. Dados recentes indicam que a maioria das mulheres viajantes que realizam viagens em pequenos grupos tem mais de 45 anos. Um fato é que quando as mulheres viajam juntas, tendem a ser um grupo mais coeso e mais próximo do que grupos mistos, apoiando-se e se encorajando-se a tentar algo que nunca fizeram antes.
Quando você viaja sozinha, você também tem a liberdade de criar sua própria agenda, relaxar quando quiser e ser social sempre que quiser. Para superar toda essa solidão, a viagem solo permite que você conheça uma tonelada de pessoas, além de forjar relações mais fortes que você nunca faria se estivesse viajando com alguém.
Sobre o tipo de viagem, diferente do que muitos pensam, as mulheres tendem a ser mais aventureiras do que os homens em relação às viagens internacionais – e ai não estamos apenas falando das mulheres jovens. Cada vez mais mulheres estão buscando viagens de aventura, com um aumento significado em vendas para mulheres de artigos de aventura e esporte, assim como na procura de tours de bicicleta pelo mundo. Muitas mulheres também estão procurando destinos que são como um retreat, lugares ideais para se desconectar, relaxar e se reencontrar.

Agora, quais destinos estão na moda entre mulheres que viajam sozinhas? Te mostramos 12 destinos que são altamente procurado por mulheres hoje em dia:
Islândia: A Islândia e suas maravilhas naturais dominam os feeds de redes sociais, o que torna mais difícil do que nunca decidir para onde ir. Felizmente, a terra nórdica é famosa por ser amigável com viajantes mulheres .

Dolomitas, Itália: A Itália nunca é uma má ideia, mas as montanhas do país parecem ainda melhor no momento, devido ao ar fresco alpino, ao esqui ou à escalada (conforme a temporada) e ao maravilhoso fondue. Além disso, o banho turco e o spa de hotéis de luxo são boas pedidas após o exercício.
Roma, Itália: Famosa por sua moda inspiradora, pessoas bonitas, comida deliciosa e romance, é verdadeiramente um destino fabuloso que irá satisfazer todos os seus cinco sentidos. Como viajante mulher, caminhar ao redor desta vibrante cidade italiana, você vai se sentir simplesmente forte e feliz.

Cartagena das Índias, Colômbia: Considerado o Caribe da América do Sul, Cartagena oferece a mistura ideal de cultura, praia e história com excelentes excursões guiadas e refeições de alta qualidade.
Cabo San Lucas, México: Com tantos novos hotéis no Cabo, pode ser difícil se decidir onde ficar. Mas as redes hoteleiras mais conhecidas possuem um grande serviço de concierge – e suporte a mulheres – que vão fazer você se sentir muito bem atendido. Além disso, há o fator elegância, e beleza, capazes de impressionar até os turistas mais exigentes.

País Basco, Espanha: País Basco é o nome da área localizada no norte da Espanha com culinária famosa, fortes tradições culturais, arte e um idioma distinto que precede as línguas românicas. A região tem a maior densidade de estrelas Michelin por habitante na Europa, muitas dos quais são de restaurantes da Relais & Chateaux em Bilbao, o coração do País Basco, também o lar do famoso museu Guggenheim. É uma aventura de arte e gastronomia perfeita para mulheres que viajam sozinhas.
Nova Zelândia: A Nova Zelândia é um dos países mais visitados por pessoas que viajam sozinhas. É extremamente seguro, fácil de conhecer outras pessoas e com muitas opções de lazer e belezas de tirar o fôlego. Há aventuras ao ar livre em todo lugar e é fácil se locomover pelo país. Para as turistas que procuram por luxo, há dúzias de hospedagens cinco estrelas nas duas ilhas.
Austrália: Um país que oferece belas paisagens, um povo educado e respeitoso e uma diversidade cultural, é perfeito para mulheres que querem se aventurar sozinhas. Para quem busca uma praia com excelente qualidade, Byron Bay é considerada os “Hamptons da Austrália,”, com um mar azul transparente. Já Melbourne, é conhecida como a capital da cultura, arte e gastronomia da Austrália, além de contar com enormes jardins e parques e inúmeros teatros, perfeito para quem viaja sozinha.
Amsterdã: Considerada como um dos melhores lugares para viajar sozinha na Europa, é uma cidade vibrante, amigável e segura que tem muito a oferecer aos viajantes solos. Conhecido coloquialmente como a “Veneza do Norte”, Amsterdã encanta os viajantes individuais com seus belos canais, museus de renome mundial, belas pontes e arquitetura deslumbrante.
Montreal, Canadá: Se você quiser obter um gostinho da Europa sem gastar uma fortuna, Montreal é o lugar ideal. Devido a sua rica cultura e história, Montreal apaixona os viajantes solos do sexo feminino com o seu bairro cênico, o Porto Velho, os museus de história, os grandes restaurantes franceses clássicos e as antigas ruas de paralelepípedos com edifícios do século XVII. Além disso, é o lar do Jardim Botânico de Montreal, bem como de dezenas de bares e discotecas. Os canadenses são, em geral, simpáticos e encantadores, tornando Montreal um dos lugares mais seguros e melhores para viajar sozinho na América do Norte.
Rajasthan, Índia: Muitas mulheres tem o sonho de viajar para a Índia e Rajasthan é uma bela forma de apresentação do país. Apontada como a “Terra dos Reis”, este país das maravilhas está repleto de tesouros históricos como palácios e fortes. Além disso, é muito fácil viajar entre as principais regiões de Jaisalmer, Jodphur, Jaipur e Udaipur.

Costa Rica: Você é uma aventureira que procura lugares emocionantes para viajar sozinha? Então planeje uma viagem para a Costa Rica. Com uma multiplicidade de atividades recreativas, vulcões e opções de surf, a Costa Rica é um ótimo lugar para apimentar sua sede de aventura. Diferente do que falam, o local está repleto de habitantes atenciosos, queridos e respeitosos. tornando-se um dos melhores lugares para viajar sozinha.
Hoje, as mulheres podem, querem e abrem mão de companhia para realizar seus sonhos, mas sabem que precisam ser realistas: para 67% das mulheres que viajam sozinhas, a segurança é o principal fator na escolha do destino, contra somente 32% que priorizam as atrações turísticas, conforme dados de uma pesquisa do TripAdvisor – motivo pelo qual viagens em grupos de mulheres é um grande atrativo.
A viagem solo não é tão perigosa e complicada como a maioria das pessoas pensam. Acredite, o mundo está cheio de lugares bonitos e seguros para viajar mulheres que querem viajar sozinhas.
Mas, claro que algum cuidado e atenção são sempre importantes – já que a regra não é igual para todos os países. Então lembre-se: viaje sem ostentação, misture-se na multidão (não se destaque no meio do povo, seja como eles), leve só o essencial com você (deixe as jóias em casa e inclua a cópia dos seus documentos em sua bagagem), não saia compartilhando o nome do hotel e sua vida pessoal por aí e saiba pedir ajuda quando necessário (leve telefones de emergência com você).
Mulheres são espertas, divertidas e cheias de poder. Aproveite para viver as melhores experiências pelo mundo.