Gaudí Gaudí Gaudí e Gaudí – Barcelona – Dia 25


O nosso segundo dia em Barcelona se resume em muito turismo e muito GaudíAntoni Gaudí era um catalão espanhol e seu trabalho gótico está espalhado pela cidade de Barcelona através de diversas obras geniais e super características do seu estilo arquitetônico. 
Começamos o dia com um café da manhã reforçado com nosso amigos em nosso apartamento para enfrentarmos as boas caminhadas turísticas e o calor. Dia longo pela frente:

 
Parada 01Sagrada Família: A primeira parte do nosso dia tinha que ser com essa igreja maravilhosa a poucas quadras do nosso apartamento. A famosa igreja que nunca foi acabada e foi projetada pelo nosso querido Gaudí, é umas das obras mais longas do mundo, e uma das mais lindas também. Sábado, calor, sol, férias e Barcelona. Resultado: fila quilométrica para entrar na Igreja. Decisão: Deixaremos a visita à igreja para outro dia. Tiramos muitas fotos por fora, caminhamos na praça logo em frente, e seguimos para nosso próximo destino.

Parada 02 Parque Güell: Outra atração clássica da cidade, foi também concebido por Gaudí para ser inicialmente uma urbanização, mas em função do seu fracasso tornou-se um parque público de Barcelona e um dos locais onde o artista morou. O Parque possuí também uma arquitetura bem característica com um contraste entre as texturas e cores dos diferentes materiais de construção (cerâmica brilhante e multicolorida versus pedra rústica castanha). Vale a pena subir em umas pedras na parte mais alta do morro. A vista de toda cidade de Barcelona é fenomenal. Paramos em um bar do parque, tomamos um refresco bem gelado, e seguimos nosso dia turístico. 






Parada 03Passeig de Gràcia: A Rua onde estão todas as lojas para fazer compras e, nas ruas que cruzam, existem vários restaurantes bacanas. Ela começa na Diagonal e termina na Plaça de Catalunya. Além de ser o centro de compras da cidade, a rua também abriga mais duas obras famosas de Gaudí, Casa Milà (ou La Pedrera) e a Casa Batlló.  Caminhamos a Passeio da Graça de ponta a ponta. Vimos de moda, de arte, cultura, turismo, e daí… de gastronomia. Pausa para o lanche. 



 


Parada 04 – Almoço no restaurante Mussol: Restaurante fica em uma rua que cruza à Passeig de Gràcia. Pedimos o tradicional Entrecot com fritas, uma salada com queijo de cabra e um tradicional Bocadillo.O restaurante possui uma decoração bem moderna e a comida é super boa. Recomendo. 

 
 



Parada 05 Plaça de Catalunya: Maior e mais central praça da cidade. Conhecemos super rápido. Foi nossa passagem da Passeig de Gràcia até nossa próxima parada, Bairro Gótico

Parada 06 El Gòtic: A parte mais antiga da cidade de Barcelona, e um dos quatro bairros que formam o Distrito de Ciutat Vella. Possui uma arquitetura bem medieval com pequenas ruas onde carros não passam, mas sim muitas histórias da cidade catalã. Lojinhas, cafés, sorveterias e restaurantes estão distribuídos pelas várias ruas parecidas, que fazem qualquer turista se perder. Igreja de Santa Maria do Pinheiro é um dos vários pontos interessantes que caracterizam a região.
 


Parada 07La Rambla – Vista agora durante o dia, a rua que um dia foi palco para tantos artistas, agora está vazia, apenas com seus quiosques e milhões de lojas. O calçadão é um local turístico onde o principal atrativo foi proibido de fazer parte da viagem. Caminhamos novamente uma grande parte dela, a caminho da linda Catedral.

Parada 08 – A Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia: Visitamos a linda Catedral de Barcelona onde o estilo arquitetônico segue no modelo gótico, com um pouco mais de modernidade. Naquele dia estavam milhões de senhores em frente a praça da Catedral, dançando de mãos dadas em pequenos círculos. Descobrimos que ali, junto a uma banda, os vários dançarinos estavam comemorando o São João. Muito astral.

Parada 09: Parc de la Ciutadella: Para mim o parque mais lindo de Barcelona. A riqueza da natureza é linda nesse local, e o mais interessante é, que por anos foi considerado a única área verde da cidade. O parque abriga várias atrações como um zoológico, Parlament de Catalunya, um lago, alguns museus, e (o mais linda de todas) uma maravilhosa e grandiosa Fonte. Curtimos horas de descanso, vento na cara e paz no parque admirando essa linda fonte. O local é perfeito para um exercício, piquenique, para leitura, uma sombra, e para fazer nada também.   

 

Parada 10 – Janta Little Italy Ristorante: Depois de um bom banho e um pouco de sofá, saímos a pé de casa em busca de um lugar para jantar. Já era tarde e os restaurantes estavam quase todos vazios. Paramos então em frente ao Little Italy na Carrer del Rec, e o cardápio e som de Jazz nos atraiu. Ótimo jeito de acabar um longo dia: boa música, deliciosa comida italiana e um vinho branco para refrescar.


Saímos do restaurante e fomos dar uma caminhada até a praia e era impressionante a quantidade de gente caminhando, gritando, bebendo, e jogando fogos de artifício. Era São João e a comemoração como nosso Ano Novo. Milhares de pessoas na praia, curtindo esse grande dia. Nunca vi tanta farra, fogos, e raiva. O pessoal pode ficar acelerado por lá. Viva São João! Viva Barcelona!


Esse post poderia se chamar Barcelona em 10 etapas. QUE dia! 

 
  
 
 
 
 

Leave a Response

EN PT