Guia de praias do Rio de Janeiro by René Schütz Veiga

Eu sou o René Schütz Veiga, formado em publicidade e propaganda pela PUCRS. Desde 2013 trabalho com turismo e hospedagem personalizada na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de mostrar a cultura local junto à estadia. Com um olhar de quem vive e respira o Rio todos os dias, a aproximação é feita de forma natural e os clientes saem daqui conhecendo um pouco mais sobre o local e o povo carioca. Com a ambição de um empreendedor e a sensibilidade de um humanista, meu intuito hoje é de crescer a Partiu Brasil em harmonia com o meio, sem deixar para trás a boa educação e o tratamento especial a cada um dos clientes que por aqui passam. A Partiu Brasil também hospeda clientes por indicação no Bairro Leblon, com uma infraestrutura de dar inveja em muito hotel de luxo.

A união entre o verde da floresta e o azul do mar cria um cenário espetacular que cativa a todos que visitam a cidade maravilhosa. É muito boa a sensação de estar em um centro urbano e ao mesmo tempo sentir o contato com a natureza ao longo do dia. Diversas pessoas contam que sua qualidade de vida melhorou ao vir morar aqui no Rio, pois é uma cidade que respira esporte, atividade física e outras práticas saudáveis como a alimentação, caso dos inúmeros estabelecimentos que vendem sucos naturais e derivados de frutas tropicais. Dentre as mais variadas formas de se divertir na cidade do Rio de Janeiro (como pontos turísticos tradicionais, festas, gastronomia, teatro) o ponto alto são as praias.

leme-rene

Começando pelo Aterro do Flamengo, temos as primeiras praias. Na Baía de Guanabara, a qualidade da água não é boa, mas o visual é magnífico. A Praia do Flamengo tem vista para toda a Baía e Niterói, enquanto que a Praia do Botafogo é de frente para o Pão de Açúcar. Aos pés do morro, encontramos a terceira praia, no bairro da Urca: a Praia Vermelha. Ela tem um astral histórico e cultural diferenciado. Foi na Praia Vermelha onde os portugueses chegaram no Rio de Janeiro e também é a essa praia que o mestre e músico Tim Maia cita em sua canção “Do Leme ao Pontal”. O visual por lá é magnífico, entretanto a extensão de praia não é muito grande, fazendo com que os banhistas tenham de chegar cedo para não encontrar a praia lotada.

Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch

Orla de Copacabana

A orla mais famosa do Rio começa na Praia do Leme, que tem uma vasta extensão de areia possibilitando receber muitos turistas num dia só. Ao lado esquerdo de quem vai à praia está a Pedra do Leme, que faz parte de um forte militar e conta com uma trilha bem leve até o topo. Lá de cima pode-se avistar o Pão de Açúcar por um ângulo diferente e muito bonito. É possível também admirar a beleza de toda a extensão da praia de Copacabana até o forte militar do outro lado da praia.

Pedra do Leme
Pedra do Leme
Forte de Copacabana/ Crédito foto: Ernesto Pletsch
Forte de Copacabana/ Crédito foto: Ernesto Pletsch

Na mesma faixa de areia (seguindo a praia do Leme), está ela, Copacabana: a praia mais famosa do Rio de Janeiro.  No canto direito, existem stand ups para aluguel devido ao mar estar normalmente calmo naquela região.
Entre o Forte de Copacabana e a praia do Arpoador está a Praia do Diabo. Uma praia pequena que tem o acesso restrito até certo ponto pelas autoridades militares. A praia é linda e em condições adequadas proporciona altas ondas aqueles que gostam de se aventurar no surfe.

Praia do Diabo/ Crédito foto: Ernesto Pletsch
Praia do Diabo/ Crédito foto: Ernesto Pletsch

Logo ao lado está a Praia do Arpoador, famosa pelo pôr do sol. Nesta praia rolam muitas ondas também e algumas escolas de surfe podem ser encontradas por ali, treinando seus adeptos.

Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch

Seguindo a orla pela mesma faixa de areia está Ipanema. Uma das mais tradicionais praias do Rio, Ipanema é linda e democrática, eternizada na canção de Vinicius de Moraes. Em frente a praia de Ipanema existem algumas ilhas que decoram o visual de forma única, são as Ilhas Cagarras.

Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch

Após passar o Jardim de Alah (divisão entre os bairros de Ipanema e Leblon) está a Praia do Leblon. Um dos bairros mais tradicionais da cidade, a praia do Leblon é maravilhosa e um pouco mais tranquila que Ipanema e Copacabana. A paisagem é deslumbrante e conta com elementos únicos como o Morro Dois Irmãos à direita e o Morro do Vidigal, criando um contraste entre a rica Zona Sul e a humilde comunidade que ali habita.

Praias mais exóticas

Após o Morro do Vidigal chega-se à Praia de São Conrado. Em São Conrado infelizmente a qualidade da água não é das melhores devido a problemas técnicos com o emissário que existe naquela região. Alguns amantes do surfe ignoram as condições adversas em razão da praia de São Conrado proporcionar ondas boas e tubulares. No canto direito de São Conrado está a Praia do Pepino, local onde pousam parapentes e asa-delta. Ali pode-se contratar este tipo de serviço, voo livre.

Praia de São Conrado/ Crédito foto: https://pepesourio.wordpress.com/2011/08/30/sao-conrado/
Praia de São Conrado/ Crédito foto: https://pepesourio.wordpress.com/2011/08/30/sao-conrado/
Praia do Pepino/ Crédito foto: http://www.meurj.com/voo-de-asa-delta/
Praia do Pepino/ Crédito foto: http://www.meurj.com/voo-de-asa-delta/

Entre São Conrado e Barra da Tijuca está a Praia da Joatinga. Localizada dentro de um Condomínio na Estrada do Joá, esta praia é lindíssima e conta com uma energia particular. A extensão de areia não é das maiores, mas o fato dela ser cercada por um paredão de rocha e um verde maravilhoso a praia se torna única na cidade. O acesso até a areia é por uma pequena trilha em meio às pedras, mas nada muito difícil ao ponto de impossibilitar que se desfrute desse pedacinho de céu.

Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch

A praia que segue a orla carioca é a Praia da Barra. É na Barra que atualmente são realizados os eventos do Circuito Mundial de Surfe, onde pode-se ver a elite do surfe mundial pegando ondas muito grandes e difíceis. Nessa praia já surfaram Gabriel Medina, Adriano de Souza, o Mineirinho, e ele, o mestre do surfe mundial: Kelly Slater.
A extensão de areia é grande e a praia é bem comprida, por isso quando combinar com amigos de se encontrar na Barra é sempre bom delimitar um posto de salva-vidas. A praia é ótima e o mar azul faz inveja em muita praia do exterior.

Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch

Após a Praia da Barra entra-se numa reserva ambiental que não permite a construção civil e por isso a Praia da Reserva tem esse nome. O lugar é ótimo para quem gosta de sossego e não é muito chegado em praia lotada. Aqui pode-se encontrar mais silêncio e um ambiente amistoso para ler um livro e desfrutar um pouco de paz em meio ao caos da cidade.
Quando termina a reserva ambiental entra-se no bairro do Recreio dos Bandeirantes. A praia do Recreio vai desde o final da reserva até a pedra do pontal, uma rocha enorme que facilmente é identificada por quem está no calçadão ou na areia. No início do Recreio ainda próximo à Reserva, a praia é muito legal e limpa. Já próximo à pedra do Pontal, o pessoal que frequenta aquela parte da praia não costuma retirar o lixo ao sair ,e esta acaba por ficar suja muitas vezes. Em contraste a esse fator negativo estão as belas ondas que se formam junto à pedra do pontal. Para quem gosta de surfar este é um ótimo pico, entretanto deve-se lembrar que por ali surfam muitos ‘locais’ da região, então é bom tratá-los com respeito e humildade se não quiser ter problemas com o pessoal de lá.

Crédito foto: Ernesto Pletsch
Pedra do Recreio e praia da Macuma ao fundo/ Crédito foto: Ernesto Pletsch

Do outro lado da pedra do pontal está a Praia da Macumba. Uma praia linda e um ótimo pico de surfe. As ondas que se formam naquela bancada são mais cheias que as ondas tubulares da Zona Sul, mas ainda assim em dias de grandes ondulações as condições ficam ótimas para prática do esporte. Na praia da Macumba localiza-se também o Rico Point, muito conhecido pelo seu açaí magnífico, vale a pena conferir.

Praia da Macumba (esquerda) e Praia do Recreio (direita)/ Crédito foto: Ernesto Pletsch
Praia da Macumba (esquerda) e Praia do Recreio (direita)/ Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch
Crédito foto: Ernesto Pletsch

A penúltima praia do Rio é a Prainha. A Prainha é uma praia em meio a uma cadeia de montanhas verdes e é simplesmente demais. Ali rolam altas ondas e o público que frequenta são na grande maioria pessoas bonitas e ligadas ao esporte, como surfistas masters que já pegavam onda por ali desde as décadas de 70 e 80. Os chamados “old school” do surfe carioca garantem que a praia seja reconhecida como a “meca” do surfe carioca, entretanto algumas vezes podem parecer chatos por querer passarem orientações e advertências aos turistas que buscam por algumas ondas na praia.

Por fim, a Reserva de Grumari. Também não existe construção civil da Praia de Grumari, então o cenário acaba por ficar lindíssimo. A combinação de uma serra verde ao fundo, o mar azul da praia e o fato de esta ser afastada do centro, o local é praticamente um pedaço do paraíso. No início da praia, canto esquerdo, uma ótima dica é o Black Bar, que atende aos clientes de forma educada e com um cardápio muito gostoso e com valores honestos. Por toda a extensão da praia rolam ondas muito boas, inclusive não é indicada para iniciantes nos dias maiores, pois são enormes e pesadas. Ultimamente devido à superlotação das praias da Prainha e Grumari, a Guarda Municipal da cidade tem feito controle de acesso aos finais de semana e guinchado muitos carros que estacionam em locais indevidos. Quando você for visitar Grumari é muito bom checar bem se o local de estacionamento escolhido é o correto, pois muitas pessoas têm a inconveniente surpresa de sair da praia e seu carro não estar mais lá.

Prainha- Grumari-Macumba/ Crédito foto: Ernesto Pletsch
Prainha- Grumari-Macumba/ Crédito foto: Ernesto Pletsch

IMG_4391 (1)

By René Schütz Veiga

René é paulista, publicitário, mora no Rio de Janeiro e é proprietário da Partiu Brasil.

partiubrasil@gmail.com/ (51)9394-4884.

1 comentário

Leave a Response

EN PT