Na primeira vez que estive no Havaí, mas especificamente na Ilha de Oahu aonde está localizada a famosa praia de Waikiki, a paixão foi tão grande que procurei permanecer lá o máximo que pude.
Meu encantamento não foi pela bela praia de Waikiki, nem o vulcão Diamond Head e muito menos a linda Hanauma Bay. (Todos estes pontos turísticos obrigatórios de Honolulu). Mas, como todo surfista, a minha relação foi mesmo com o North Shore, ou seja o litoral norte deles.
Nesta faixa de aproximadamente 12 quilômetros de terra, encontram-se as melhores e mais poderosas ondas do planeta. Não por acaso, a região também é chamada de 7-mile-miracle. Morei na praia de Sunset Beach – merece ser visitada ao pôr-do-sol- e durante os quase três meses da minha permanência lá, eu me alternava entre fotografar ondas e surfistas em Rocky Point, Pipeline, Off the Wall, Backdoor e até mesmo a famosa onda de Waimea. Esta funciona apenas algumas poucas vezes no ano e cedia um dos mais importantes campeonatos de onda grande do mundo, o In Memory of Eddie Aikau. Todo ano é feita uma cerimônia de abertura da competição e esta só é realizada quando as condições do mar ultrapassam os 25 pés de onda, ou seja ondas de mais de 8 metros de altura. Eddie Aikau é um grande herói havaino e importante na cultura local.
Para quem quer surfar e ver surf de verdade, a melhor época para visitar a região é no inverno deles, o oposto do nosso que vivemos no hemisfério sul.
Para quem quer assistir profissionais dando show, praticamente qualquer praia vai ser interessante. Mas se der a sorte de ter Waimea ou Pipeline funcionando, é uma oportunidade imperdível. Se você é surfista, provavelmente vai gostar de surfar em Velzyland, Frediland, Rocky Point, Sunset Beach, Kammieland, Laniakea e muitas outras praias da região.
Porém se você é surfista e não for nesta época, não desanime. O South Shore, região em que está localizada Waikiki funciona bem durante o verão deles. E as ondas de Waikiki que foram uma das primeiras ondas a ser surfadas na história mundial do esporte, são amigáveis e um belo convite para quem quiser iniciar os primeiros passos no surf, ou até mesmo no Stand Up Paddle, modalidade que está crescendo mundialmente.
Mas nem só de ondas vive o North Shore. O snorkeling na baía de Waimea Bay é popular e incrível, assim como o mergulho em Sharks Cove.
Existe uma enorme ciclovia em toda a extensão do 7 mile-miracle e este passeio é imperdível.
Em Haleiwa existem várias lojinhas incríveis e uma visita ao North Shore Market Place é essencial, além de lojas, cafés e restaurante o local conta com uma bela galeria de arte local e também um museu de surf. Ali é possível vivenciar bem o lifestyle do lugar e ao mesmo tempo ver alguns turistas.
Dicas gastronômicas:
Como morei mais tempo no North Shore conheço melhor as opções desta região. Em Haleiwa existem ótimas sugestões:
- O Thailandês Haleiwa Eats é bem gostoso, o Phad Thay deles é maravilhoso
- O Cholos Homestay Mexican Restaurant é uma ótima opção para tomar Margueritas e comer nachos com os amigos
- O Banzai Sushi além de ter ótimos pratos, costuma ter um agito durante `a noite
- A Ted`s Bakery, única padaria do North Shore tem um corn bread maravilhoso além de outras pastries.
A atmosfera do North Shore é completamente diferente de Honolulu e Waikiki. Nesta última o estilo praiano e rural dá lugar `a uma cidade grande com prédio altos e lojas de luxo. E acho que este é um diferencial do Havaí, você pode estar em um local rural com as melhores ondas do mundo e poder usufruir de toda a infra-estrutura americana há apenas uma hora de carro.
Lojas, outlets, hotéis cinco estrelas, restaurantes renomados, enfim é bom passar um tempo em Waikiki e jantar e tomar uns drinks no restaurante e Bar Duke`s. O clima do lugar é muito legal, a comida é muito boa e em geral é frequentado por gente bonita.
Para quem gosta de experiências exóticas, vale `a pena visitar a Chinatown de Honolulu.
Mas confesso de depois de uma tarde de compras no Ala Moana Shopping Mall, e de uma janta no Duke`s, eu já não via a hora de voltar para meu cantinho em Sunset Beach, dormir ouvindo o barulho do mar e sonhar com as ondas e fotografias que eu tiraria no dia seguinte.
Aloha!
Crédito Fotos: Manoela D’Almeida
By Manoela D’Almeida
fotógrafa e jornalista do surfworld, moda e publicidade. www.manoeladalmeida.com.br