One Thousand and One Nights – Dar Ahlam Relais Châteaux

Depois da nossa estada em Marrakech (falei sobre a cidade aqui), alugamos um carro e viajamos por 05 horas em uma estrada sinuosa que atravessa as montanhas Atlas até a  Ouarzazate. O objetivo de ir até a Province de Ouarzazate era para conhecer a região (o famoso deserto de pedras) e o intrigante Relais Châteaux Dar Ahlam que fica em um Oasis em Skoura.

IMG_8229 IMG_8245 IMG_8257

A cidade de Ouarzazate serviu mais como uma passagem já que é pequena e a única atração são os estúdios de filmagens (filmes como Gladiador, Babel, Asterix e Obelix entre outros foram gravados lá). Skoura fica a 40 minutos dali e o Relais & Châteaux fica escondido no meio de um Oasis, em um tradicional Kasbahs, um antigo castelo tradicional de lá, antigamente feito de barro. Admito que no caminho até o hotel você não tem certeza se está no lugar certo, até … ufa… a grande surpresa quando chega no local.

IMG_8265

IMG_1606

Para estar associado a marca Relais & Châteaux, o hotel precisa ser uma maison, ou seja, uma mansão que você  (hóspede) pode se sentir em casa. Em cada uma dessas grandes casas o Maître de Maison é quem deve recepcionar os hóspedes e é ele quem vai trazer o conceito e espírito do hotel para cada pessoa. Os grandes valores do Relais & Châteaux são: experiência única em um hotel que tenha traços da história da região, comida diferenciada geralmente com um chef renomado e uma hospitalidade calorosa.

IMG_1604
Maître de Maison Dar Ahlam

No Dar Ahlam você tem tudo isso. A recepção é super especial e logo que você chega é recepcionado pelo Maître de Maison que te conta da história da região, do Kasbah e da rede de hotéis (que faz parte do Maisons dês Rêves – além dos hotéis já ouviu falar da boutique em Paris?). O Hotel é super rústico, escuro, frio, com uma decoração clássica marroquina. O único acesso aos quartos são pelas escadas. Os corredores são um labirinto e a chance de você sair no lugar errado é de 100%.

IMG_1581

skoura

Os quartos não tem chaves, apenas uma porta super antiga com uma tranca (sim os quartos possuem cofre).  Também não existe telefone, televisão, internet ou qualquer outra super tecnologia no quarto. O único local com internet é a sala de encontros (sala super aconchegante com lareira, música, etc) onde todos se encontram antes da refeição. Quer chamar o serviço de quarto?  Desce a escadinha!Eles mantiveram a arquitetura antiga mantendo os mesmos materiais da época em que o castelo foi construído, apenas com uma melhoria no material que sustenta a casa (barro é muito fraco).

skoura 2

A ideia desse Relais & Chatêaux é que você tenha um momento especial com sua família e amigos, por isso as refeições nunca são com outros hospedes, e o melhor, cada uma em um local diferente do castelo. Sempre que você quiser almoçar ou jantar você se encontra na grande sala e avisa ao pessoal do hotel que está pronto para a refição. Eles então te direcionam para algum ambiente que pode ser na rua, no terraço ou em algum cômodo da parte interna. Cada dia o local está decorado de uma cor e os pratos são desvendados apenas quando você está sentado na mesa. Eles oferecem couvert, entrada, prato principal e sobremesa. E você pode optar por tomar um vinho ou champanhe (seleção deles), suco, água ou referi. Tudo muuuuuuito delicioso e criativo. O atendimento e serviço são nota 1.000.

IMG_8277 IMG_1575 IMG_1582

food skoura

O que gostei dessa experiência é que cada dia você tem uma surpresa nova, nunca sabe onde vai jantar, o que será servido, como será o ritual. E a falta de tecnologia e super luxo fazem com que se curta mais as pessoas que estão com você na viagem. Quem busca grande conforto pode não gostar da experiência… eu achei única, surpreendente e confortável.

Além das refeições no hotel, fizemos um passeio muito legal para o deserto de pedras de Skoura. Fomos com uma caminhonete 4×4 até a base de uma montanha de pedras. De lá caminhamos até o topo e paramos em uma antiga ruína para assistir ao pôr do sol. Lá já estava a equipe do hotel nos esperando com velas, fogueira e aperitivos. O guia nos ensinou como fazer o tradicional chá marroquino e, quando começou a escurecer, tomamos um bom vinho e curtimos demos adeus ao lindo sol brindando a vida.

IMG_8368 IMG_8376 IMG_8380

IMG_2445

IMG_1560 IMG_8401

O grande objetivo de ficarmos nesse hotel é porque eles tem uma estrutura fixa no deserto do Saara (cabanas) e oferecem um serviço muito legal para quem quiser se aventurar e passar a noite por lá. Nó queríamos! Depois desse nosso dia especial em Dar Ahlam seguimos no dia seguinte para o deserto, agora de areia. Conto para vocês dessa experiência em um próximo post.

1 comentário

Leave a Response

EN PT