HI-TECH a bordo: a tecnologia das companhias aéreas

Saiba quais as principais inovações tecnológicas disponíveis em vôos pelo mundo.

Conforme a tecnologia avança, diversos setores são beneficiados. Apesar da experiência dos passageiros com a conectividade a bordo continuar sendo um grande desafio tecnológico, no segmento de viagens, as companhias aéreas têm aproveitado as inovações para que possam proporcionar conformo e comodidade ainda maiores para os passageiros. Bots com inteligência artificial, assistentes de voz, drones, aplicativos, laboratórios específicos, aeronaves mais confortáveis e eficientes, sistemas de entretenimento modernos… são diversas as novidades para engrandecer a experiência de colaboradores e de quem viaja.

Delta, uma das melhores em inovação

A Delta Air Lines, desde 2016, investiu mais de US$ 2 milhões no Hangar, um centro global de inovação em Atlanta, em que diariamente soluções são testadas. A empresa foi escolhida pelo segundo ano consecutivo uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo no ranking da Fast Company e a única companhia aérea entre as empresas de tecnologia, que incluem Apple, Microsoft, Google e Rocket Lab.

Entre os destaques que levaram a Delta a posição estão a adoção do sistema biométrico em 2018, que facilita a passagem dos clientes no aeroporto, desde a porta de entrada até o portão de embarque, um aplicativo inovador de condições climáticas. Esse último, proporcionou algo inédito: o app fornece aos pilotos da companhia gráficos em tempo real que mostram turbulências e outros riscos climáticos ao longo da trajetória do voo. Permite ainda que os comandantes determinem como o ar à frente afetará a aeronave, para que possam ajustar o curso com mais precisão, gerenciar melhor a experiência da cabine para os clientes e reduzir acidentes relacionados à turbulência. Além disso, reduz as mudanças de altitude feitas por pilotos que tentam encontrar um ar mais tranquilo, economizando milhões em combustível e diminuindo as emissões de CO2 em dezenas de milhares de toneladas em seu primeiro ano.

delta e tecnologia
O piloto da Delta consulta as condições climáticas pelo aplicativo. Imagem: Internet.

Inspeções com drones
Aviões são sempre alvos sujeitos a serem atingidos por raios, e inspeções para verificar os danos causados por eles são minuciosas, por motivos óbvios. O problema é que elas levam tempo e exigem a presença de profissionais especializados, nem sempre disponíveis rapidamente. Essa demora vem sendo amenizada com o uso de drones nas inspeções, por exemplo.

Incentivando a leitura infantil

Recentemente, em comemoração ao National Reading Month, mês de promoção à leitura nos Estados Unidos, a Delta passa a oferecer, no Delta Studio, o popular app HOMER, que ensina crianças a a ler por meio de conteúdo de aprendizagem de alto nível, permitindo às famílias transformarem o tempo de voo em tempo de aprendizado. As famílias que viajam com a companhia aérea podem acessar histórias e músicas divertidas desenvolvidas para despertar o interesse das crianças de todos os níveis de leitura. Disponível no portal Sky Kids no Delta Studio, a programação inicial traz uma variedade de tópicos para crianças de 2 a 8 anos.

Conforto e Luxo da Qatar

Imagem: Divulgação.

“Uma experiência de primeira classe na classe executiva”, assim definiu um dos responsáveis pela Qatar sobre as mudanças no voo. A suíte é apresentada como a primeira cama de casal da indústria da classe executiva.

Painéis de privacidade se escondem, permitindo que os passageiros em assentos adjacentes criem seu próprio quarto particular. Os painéis dobráveis ​​permitem que os passageiros compartilhem a jornada ou criem horários particulares, de acordo com um porta-voz. Os assentos são espaçosos e todos no modelo “Suites” com portas deslizantes para garantir a privacidade do passageiro. O entretenimento de bordo tem mais de 3.000 opções entre músicas, filmes, séries, jogos, etc. O layout ficou no modelo 1-2-1 sendo metade das cadeiras viradas p/ frente e o restante para trás. Através de divisórias retráteis, é possível transformar o ambiente em uma sala de estar em comum para aqueles que viajam em família ou que precisem fazer reunião de negócios, conectando até 4 passageiros.

Tais inovações levaram a Qatar Airways a ser nomeada “Melhor Classe Executiva do Mundo” pelo World Airline Awards de 2018 da Skytrax. Atualmente, a Qatar Airways estima que os bilhetes só de ida em Qsuite para as partidas de março de 2019 de Los Angeles para Doha começam em torno de US $ 5.200.

Conheça mais da Business Class Qsuite:

Veja também:
Cafeterias que você precisa conhecer em Porto Alegre
Family Updates da KLM

O laboratório da Gol

A cia aérea decidiu criar uma divisão independente já que não estava conseguindo lançar novidades com a velocidade que gostaria. O investimento tem compensado. Imagem: Exame.

Aqui no Brasil esse processo também tem sido acelerado, em especial, pela Gol. Localizado dentro de um antigo depósito na sede da Gol, em São Paulo, o espaço foi reformado para se tornar um ambiente mais informal e colaborativo. Um time multidisciplinar trabalha no GOLlabs, reunindo experts de diferentes setores da companhia. O laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhorem a experiência de voar. O sistema do laboratório é independente e não tem nenhum contato com as plataformas da Gol e, por isso, não precisa passar por toda a burocracia. Para testar certos produtos, os desenvolvedores usam um banco de dados fictício de clientes, com nomes, dados e endereços embaralhados.

Apesar de ter sido criado há pouco tempo, o laboratório já dá lucro. A sua receita vem das melhorias que gera para os outros departamentos da empresa. Mais de 1,4 milhão de alterações de voo já foram feiras no aplicativo da GOL por meio de serviços de Geolocalização – recurso que permite aos Clientes anteciparem ou postergarem voos diretamente pelo celular, além de possibilitar o recebimento de informações sobre o tempo previsto para locomoção até o aeroporto. Lançado em 2016, o Selfie Check-in registrou mais de 1 milhão de check-ins feitos a partir de software de reconhecimento facial.

Lufthansa Group e Amadeus

O serviço de Cash & Miles da Lufthansa. Imagem: Internet.

Recentemente, a gigante alemã renovou a parceria tecnológica por 30 anos. Entre as inovações estão: o Passenger Recovery, uma solução que otimiza e automatiza a transferência de passageiros, num processo end-to-end com mais velocidade e eficiência em momentos de disrupção.  Em sua primeira ativação para a SWISS, 100 passageiros conseguiram remarcação em apenas três minutos após o cancelamento de seus voos. O Airport Pay, que permite que passageiros façam pagamentos em aeroportos independente de estrutura de check-in. É a primeira solução wireless de pagamento na indústria, que aceita pagamentos com cartão de chip EMV e pode ser usada por várias companhias aéreas, assistentes de solo, e bancos. A Lufthansa está agora estendendo a solução a mais de 170 aeroportos em todo o mundo. O Cash & Miles Lufthansa, uma solução  que permite que passageiros utilizem milhas como parte do pagamento para os vôos.

Leave a Response

EN PT