10 PEQUENAS CIDADES PARA CONHECER NA EUROPA

É fato que as pessoas amam Paris, Veneza e Londres. O problema é que todas as outras pessoas no mundo também amam e as cidades acabam se transformando em grandes centros turísticos, lotados em qualquer época do ano. Que tal você buscar todo o charme e tradição das pequenas cidades espalhadas pela Europa e fazer um roteiro diferente na sua próxima viagem? Separamos uma lista feita pela Condè Nast Traveler para inspirar você.

1. Giethoorn, Holanda
crédito foto: internet, reprodução.

O vilarejo de Giethoorn, que fica no norte da Holanda já foi chamado de várias coisas, mas é repetidamente chamado de “A Veneza do norte”, por conta de seus calmos canais, “algo saído de um conto de fadas”, por suas casas com telhados de palha seca, pontes de madeira que atravessam os canais e caminhos cercados por árvores. Já nós o conhecemos por sua calma e silêncio tranquilizantes. Se você vive em uma rotina de cidade grande, não há nada mais tranquilo do que alugar o seu próprio barco e navegar pelos canais de gôndola.

2. Hallstätt, Austria
crédito foto: Getty

Não é um charme? Existe algo muito especial sobre Hallstätt, que se torna evidente quando você chega de balsa na cidade através de um lago cristalino, com uma leve neblina que vem descendo das montanhas. Na cidade, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, existem igrejas datadas do século XII, feiras de rua sempre cheias e muitos restaurantes aconchegantes e à luz de velas para jantares românticos. O melhor? Hallstätt fica a apenas uma hora de carro de Salzburg e três de Vienna, fazendo com que seja uma opção fácil de viagem, podendo ser feita em apenas um dia, e partindo das maiores e mais turísticas cidades da Austria.

3. Sintra, Portugal
crédito foto: The Gourmands Voyager

Em 1809, o poeta britânico Lord Byron disse que o topo da montanha em que fica Sintra é, provavelmente, a cidade mais bonita em todo o mundo. Cercada por vistas dignas de um pedido de casamento e tantos monumentos incríveis do século XIX, Sintra foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O palácio Pena, do Rei Ferdinand II com certeza não passará despercebido, mas não deixe de admirar também os jardins que o cercam, onde existem mais de 500 espécies de árvores diferentes.

4. Taormina, Itália
crédito foto: Condè Nast, Getty

Você terá dificuldades em encontrar uma cidade na costa italiana que não inspire o romance, mas existe algo especial e que desperta sonhos em Taormina, uma cidade no alto do morro da ilha de Sicília. A vista do Monte Etna e o Mar Jônico deixarão você hipnotizado, enquanto as ruínas de construções antigas e ruas repletas de cafés o deixarão ocupado.

5. Colmar, França
crédito foto: Condè Nast Traveler, Getty

Localizada na rota de vinhos de Alsácia no norte da França, Colmar é cercada por e vinícolas e repleta de lindas casas em tons pastéis, igrejas renascentistas e canais tranquilos. Tirar um dia para conhecer algumas vinícolas de Alsácia é um passeio fácil e oferece algumas experiências mais românticas se comparadas com algumas cidades repletas de turistas em Bordeaux ou Burgundy.

6. Soglio, Suíça
crédito foto: Condè Nast Traveler, Getty

Soglio é “uma fuga para o paraíso,” foi musa do pintor italiano Giovanni Segantini, e nós precisamos concordar com o fato de que a cidade é um paraíso por si só. No alto do Vale de Bregaglia, nos Alpes da fronteira italiana, Soglio é o cenário perfeito para um remake de A Noviça Rebelde. É o destino para você caminhar por ruas de paralelepípedos, respirar o ar fresco da montanha e sentir o aroma das rosas no histórico jardim do Palazzo de Salis. A serenidade do lugar chega a ser afrodisíaca.

7.Korcula Town, Croatia
crédit foto: Condè Nast Traveler, Getty

Conhecida como a “pequena Dubrovnik” pelos moradores locais, a cidade costeira de Korčula (localizada na ilha de Korčula) é o segredo mais bem guardado da Croácia. Assim como Dubrovnik, é repleta de ruas e praças medievais, catedrais de arquitetura Romana, edifícios renascentistas e restaurados e lindas casas com telhados de argila, porém a sua localização remota mantém as grandes multidões afastadas da cidade. Existem vinícolas nos arredores da cidade (onde você pode degustar o delicioso vinho local, pošip) além de uma linda praia com faixa de areia logo no centro da cidade.

8. Bamberg, Alemanha
crédito foto: Condè Nast Traveler, Getty

A cidade, que também é Patrimônio Mundial da UNESCO, se espalha entre sete igrejas e castelos em topos de morros e é dividida por vários rios e canais pitorescos. Nossa sugestão é que você passe os dias explorando as catedrais de arquitetura Romana, passeando pelas ruas ou aproveitando a famosa cerveja defumada de Bamberg em qualquer uma das pequenas cervejarias da cidade.

9. Benasque, Espanha
crédito foto: Condè Nast Traveler, Getty

Cercada pelos picos da cordilheira de Pireneus, Benasque parece que pertence mais aos Alpes Suíços do que ao norte da Espanha. Considerada uma das cidades pequenas mais bonitas da Espanha, Benasque atrai muitos praticantes de atividades ao ar livre, como escalada e pescaria, assim como pessoas procurando por um refúgio e que prefiram passar o tempo com uma caneca de vinho quente preparado com especiarias em um restaurante com painéis de madeira.

10. Manarola, Itália
crédito foto: Condè Nast Traveler, Getty

Você provavelmente já ouviu falar de Manarola antes: É uma das cinco cidades cheias de cores que formam a Cinque Terre. Com seus vinhedos em terraços e seu pequeno porto de vista panorâmica, Manarola é sem dúvidas a mais romântica de todas as cidades em Cinque Terre (e certamente a com menos tráfego se comparada com as grandes, Monterosso e Vernazza). Aqui você encontrará uma trilha, com vista panorâmica para a cidade vizinha de Riomaggiore, chamada também de Via dell’Amore, ou a Trilha do Amor.

Tags : Lua de Mel
EN PT