Estava me enrolando para falar de nosso último dia dos 34 Days in Europe. Não é fácil se despedir de uma viagem tão boa e cheia de experiências especiais. Mas enfim, como nada é para sempre, nosso projeto está se encerrando hoje em nosso 34• dia, e último na terra portuguesa.
Logo cedo alugamos um carro e fomos nos abastecer de delícias da terra para seguir viagem. A parada foi na A Padaria Portuguesa a duas quadras do nosso hotel. Todo mundo sabe que Portugal é conhecida por seus pães e doces, mas você só acredita quando entra em uma padaria como esta. Tudo muito fresquinho e delicioso. Escolhi dois sanduiches de presunto e queijo em dois diferentes pães (um doce e outro no pão françês) e alguns pastéis de belém. Estávamos prontos para pegar estrada. D-e-l-i-c-i-o-s-o!
Nosso primeiro destino foi Sintra, a 40 minutos de Lisboa, para conhecermos o Parque e Palácio da Pena. A cidade é uma graça, com ruelinhas, muito verde, e prédios antigos. É na Serra, então andando pelas ruas parece que você está em Gramado. Para conhecer o castelo é possível ir a pé pelo jardim ou de bondinho. Escolhemos a primeira opção e caminhamos um longo caminho pelo meio de muito verde e pedras até lá em cima. O caminho é muito lindo com uma brisa e cheiro especial de mato de serra (se é que você me entende).
A arquitetura do castelo também é muito linda e colorida, com traços do romantismo do século XIX. O castelo foi moradia de D. Fernando II e sua família e, visitando o local, você consegue entender e visualizar (sim eles mantiveram todos os cômodos da casa como era antigamente) toda sua história e vivência. Vale muito a visita!
Saímos de Sintra e seguimos 20 minutos de estrada até Cascais, uma cidade na costa de Portugal que é uma mistura de arquitetura, arqueologia, história e beleza natural. A região é composta de lindas praias com paradores, bons restaurantes, hotéis e muitas lojinhas espalhadas por ruas pequenas e charmosas. Ficamos em um dos paradores com vista para o Porto onde almoçamos bons petiscos e curtimos um sol em uma praia lotada de portugueses e turistas.
Depois de algumas horas de praia, caminhos pelas ruas do centro para conhecer um pouco da cidade. No caminho paramos para nos refrescar na famosa gelateria Santini.
Um dia completo, mas ainda tínhamos um super jantar de despedida nos esperando. De volta a Lisboa, já de banho tomado e arrumados para nossa última janta na Europa, pegamos um táxi até o restaurante A Travessa. Junto ao Museu da Marioneta, o restaurante localiza-se em um antigo convento (Convento das Bernardas) na estreita Travessa das Inglesinhas na Madragoa. O local é bem escondido e de difícil acesso, mas graças a kombi vermelha com o nome do restaurante em frente, você encontra o local. O ambiente é muito romântico e possui um estilo rústico com uma decoração com muitos elementos de madeira. A idéia dos donos ao ambientar o local era fazer como se eles estivessem recebendo os clientes em sua própria casa.
O foco é a culinária portuguesa com sabores únicos e inovadores servidos em diferentes aperitivos para iniciar a refeição (sim eles servem milhares de couvert antes da escolha do prato). Cada prato possui uma mistura de ingredientes e sabores deliciosos. O cardápio é curto apenas com poucas opções de carnes e frutos do mar e os acompanhamentos são todos padrões do restaurante independente do prato escolhido. Pedimos uma carne e um peixe super diferenciados (que admito que nem lembro o nome e os sabores) mas estava delicioso. E para finalizar pedimos uma cheescake e bolinho de chocolate. Bela janta, muito especial! Recomendo muito o restaurante e a experiência gastronômica.
Enfim, terminamos aqui um longo dia pela terra Portuguesa, e nosso último dia no projeto 34 Days in Europe. Longa viagem que valeu cada segundo. Dia 35 é dia de passar 13 horas no avião e chegar de volta ao Brasil com muitas histórias para contar, fotos para mostrar e lembranças para guardar! Au revoir, Doei, Ciao, Adiós, Tchau!