MINI ROTEIRO DE PARMA
Considerada uma das cidades mais prósperas da região de Emilia Romagna na Itália
Parma é um verdadeiro paraíso gastronômico, e um cantinho repleto de história e lugares lindos para visitar. Você sabia que quem nasce em parma é parmesão? Como não amar um lugar desses? Pequena, e com um centro histórico que é uma graça, Parma é perfeita para um bate e volta de Bolonha, ou de Milão. Caso tenha mais tempo, fique por um ou dois dias. Preparamos um mini roteiro sobre Parma. A melhor maneira de se locomover por Parma é a pé. Se de fato quiser se sentir como um local e se o tempo permitir, poderá alugar uma bicicleta para girar pela cidade, como fazem a maioria dos moradores.Sem dúvida as melhores opções são os aplicativos de bike sharing RideApp onde você paga somente pelos minutos utilizados ou o serviço da prefeitura Mi muovo in bici onde você pode comprar o pacote diário por 5€.
Parma foi construída em 1106 é uma das cidades mais visitadas por turistas, principalmente pelos amantes do famoso Parmigiano Reggiano e Prosciutto di Parma, mas além desses dois motivos excelentes, a cidade apresenta algumas atrações turísticas bem interessantes. Um dos locais mais procurados e que merece uma visita é o Palazzo della Pilota: quase completamente destruído por causa da segunda guerra, o edifício foi reerguido e hoje abriga pontos de grande interesse aos visitantes como: Galleria Nazionale, que reúne uma coleção invejável de obras de arte. O magnífico Teatro Farnese, merece destaque! O teatro é de 1618, mas foi inaugurado em 1628. Foi destruído durante a segunda guerra, mas foi reerguido em 1956 e a madeira utilizada é a original.
Piazza Garibaldi é o coração de Parma, onde ficam o Pallazo del Governatore e a Igreja di Santa Maria dela Steccata, além de inúmeros restaurantes e lojas. Uma das prosciutterias mais famosas da cidade também está aqui, a La Prosciutteria Noi da Parma.
Um dos principais passeios para se fazer em Parma, é ir conhecer a fabricação de queijo e presunto. A maturação do parmesão pode variar entre 18, 24 e 30 meses e uma peça inteira dessa maravilha gastronômica pode custar até 1.000 euros e pesar 30 kilos. No final da visita tem uma degustação e várias dicas de como consumir o queijo.
Uma boa opção de almoço ou janta é na Tratttoria Corrieri. Toda produção feita é na casa, da massa ao mlho e vinho. Não deixe de provar também, um gellato na Gelateria la Pilotta, o de pistache é maravilhoso.
Escolher um hotel em Parma é relativamente fácil, a cidade é pequena e conta com boa opções de hoteis e Bed and Breakfast. Um dos melhores é o Novo Hotel Parma, moderno, aconchegante e ótima localização.