O nosso roteiro de 48h em Melbourne, segunda maior cidade da Austrália (que você confere aqui), inclui, claro, conhecer alguns dos restaurantes mais famosos de lá.
A cidade é muito conhecida por sua gastronomia, que recebe muita influência da culinária asiática – principalmente tailandesa e chinesa. Diversas opções de restaurantes estão disponíveis e é muito difícil escolher um errado, pois a grande maioria tem um nível muito bom. Mas, para te ajudar na tarefa de garantir um jantar cheio de temperos e experiências verdadeiramente autênticas, compartilhamos aqui os melhores restaurantes asiáticos que encontramos por lá.
Chin Chin & GoGo: um dos restaurantes mais populares da cidade, é inspirado no Sudeste Asiático e preza pelo sistema de shared-eating. Só aceita reservas para grupos com mais de dez pessoas. Então, chegue cedo, porque a fila começa na porta do restaurante. O cardápio é bem extenso e inclui os principais pratos da região asiática, divididos em noodles, barbecues, saladas e curries. O ambiente é super informal e simples, uma mistura de bar e restaurante voltada para o público jovem.


Rice Paper Scissor: um restaurante mais novo na cidade, com duas unidades pequenas – na Liverpool Street e no subúrbio de Fitzroy. Foi inaugurado em 2013 com o objetivo de proporcionar aos clientes a política de comer tudo com as mãos, inspirados nos grandes mercados de comida do Sudeste Asiático. Os ingredientes usados na preparação dos pratos são os mais frescos possíveis e todos os molhos são de produção caseira. O menu é bem variados e inclui barbecues, carne de porco e pratos á base de frutas. Ideal chegar cedo, já que as sedes são pequenas.


Longrain: um restaurante que reforça o coletivo, com mesas grandes comunitárias e muita descontração. A culinária do local mistura tradições do Sudeste Asiático com influências de Vitória, estado onde fica Melbourne. Também conta com extenso cardápio de drinks e vinhos, sugeridos para harmonizar com os sabores aromáticos dos pratos, que são muito criativos. Ostras, carnes e muitos temperos estão entre as principais opções do menu. O ambiente é tradicional, aconchegante e descontraído.


Cookie: um restaurante e bar escondido em um prédio (Curtin House) no centro da cidade, próximo à China Town. O lugar é bem movimentado, jovem e muito descontraído. O funcionamento é semelhante ao das redes de fast food – você pede sua comida e bebida no bar, mas recebe o pedido de uma maneira informal na sua mesa. Os pratos são feitos para compartilhar e todos são muito saborosos, com o autêntico sabor da culinária tailandesa. O cardápio é enorme, com opções de pratos a la carte (e para dividir) ou em uma espécie de menu degustação, chamada aqui de banquete.