Em 2010 eu e meu marido conhecemos a Costa Rica em uma viagem de férias. Minha expectativa era pequena, e me surpreendi de tal forma com o país, que quando voltamos para Porto Alegre ficamos falando meses sobre a Costa Rica!
Com o passar dos meses percebemos que a “Pura Vida” havia nos contaminado. O nosso jeito de viver e ver o mundo numa capital, já não fazia o mesmo sentido para nós, o trabalho parecia mais pesado e sem sentido… O jeito caloroso e gentil das pessoas, a natureza abundante e a vida simples de lá passaram a fazer muito mais sentido e parecer pra nós muito mais importante que aquilo que tínhamos até o momento. Por isso, depois de algum planejamento e desapego, tomamos a decisão de mudar de vida! Nos mudamos para a Costa Rica em junho de 2013 e moramos aqui até hoje.
Para viabilizar nosso sonho e viver em torno daquilo que nos encantou por aqui, começamos a trabalhar com turismo. Criamos a OceanLife Trips, e oferecemos serviços de receptivo e guias, para ajudar os turistas/surfistas a aproveitar ao máximo as maravilhas que o país tem à oferecer.
Apesar de ser um país relativamente pequeno, é difícil viajar de norte a sul em uma única viagem, especialmente se ela for de um período menor de 20 dias. Por isso, vamos dividir com vocês o que é legal de cada região para ajudar na hora da escolha.
Regiões de Norte a Sul
Província de Guanacaste: turisticamente a região mais desenvolvida, com muitos hotéis, festas, restaurantes, bares e boas ondas. Tamarindo é o point do agito, diversão para todas idades. Roca Bruja é um lugar icônico, que rodeia o imaginário de todo surfista que já viu alguma imagem daquela pedra gigante abandonada no mar pelo destino, para chegar lá só de barco ou uma estrada muito complicada. Playa Conchal é considerada por muitos a mais bonita do país, e leva esse nome pois lá a mãe natureza no lugar da areia encheu de conchas! Playa Negra e Avellanas são bastante desertas, porém não menos lindas e adoradas por suas ondas perfeitas.
Peninsula de Nicoya: Playa Carmen e Santa Teresa. Lugar do momento na Costa Rica, muita agitação em um lugar pequeno e bonito, atmosfera tipo Praia do Rosa, festas, restaurantes caros e hotéis top, visuais matadores, areia branca e boas ondas tanto no beach break, quanto no point, um lugar pra relaxar e se apaixonar.
Pacífico Central: é a região de chegada no país para brasileiros, pois encontra-se a uma hora do aeroporto. Jacó, onde vivemos é a cidade de praia mais desenvolvida da Costa Rica, estilo Camboriú se respeitarmos as proporções entre os países. Aqui rola muita festa, especialmente nos finais de semana quando o povo da capital chega em peso.
Hermosa, 5km ao sul de Jacó, é onde hospedamos a galera e partimos para conhecer outras praias e para o Parque Manuel Antonio, que sugerimos à todos conhecer, pois é um dos lugares mais bonitos do país.
Pacífico Sul – Pavones: essa é a região mais isolada e verde do país. Para chegar aí leva-se pelo menos 5 horas e só indicamos a viagem se um bom swell de sul estiver nas previsões, pois, caso contrário, pode-se viajar dois dias para surfar ondas mínimas. A viagem é bonita, mas o lugar não tem nada, infraestrutura muito básica e praia pouco amigável, indicado para pegar esquerdas quilométricas e conhecer a Costa Rica mais roots.
Ai está só um pouquinho da Pura Vida!!!! A natureza se encarregou de tornar esse país muito lindo e exuberante! Uma viagem imperdível para qualquer um que curte lindas praias, boas ondas e muita natureza!!!
A OceanLife Trips deseja PURA VIDA à todos!!
by Franciane Reis e Juliano Zanella
Casados, moram na Costa Rica desde 2013. São criadores da OceanLife Trips, guiando os clientes com um 4x4 por todo o país da Pura Vida. Para entrar em contato, acesse o site www.oceanlifetrips.com