Onde comer em Praga: o melhor da gastronomia tradicional da República Tcheca

Conheça os melhores restaurantes para uma refeição tradicional em Praga

Foto: Taste of Prague/ Reprodução Instagram

A gastronomia tem uma importância considerável na cultura de Praga. Basta você caminhar pelas ruas da cidade e sentir os cheiros das comidas típicas de ruas, muito populares por lá. Mas hoje se vê também uma cidade muito cosmopolita, que além de áreas modernas e jovens, conta com uma variedade de restaurantes que oferecem, além das delícias da cozinha tcheca, diversas opções internacionais. Independente qual sua vibe de comida em sua viagem, compartilhamos aqui o onde comer em Praga, com o melhor da gastronomia da capital da República Tcheca. Vamos começar pela gastronomia tradicional da República Tcheca?

Comida Tcheca Tradicional

Para quem gosta de viajar e comer uma comida bem regional, separamos aqui alguns dos pratos tradicionais da República Tcheca e onde encontra-los em  Praga. A comida tcheca é deliciosa e muito recheada, portanto, reserve tempo suficiente para consumir essas calorias. Sim, não haverá muitas saladas – ou vegetais – na lista a seguir:

Foto: Nase Maso/ Reprodução Instagram

Steak Tartare

Um clássico tcheco que você não deve deixar Praga sem provar.  Carne crua que é cortada, raspada ou picada e servida com condimentos e um ovo por cima. O tradicional beef steak tartare se come com pão torrado e um dente de alho. 

Alguns dos favoritos de Praga são o do Nase maso, uma tradicional butcher shop jovem e moderna, que vende carne de alta qualidade de agricultores tchecos, usando apenas receitas antigas e ingredientes locais, e do “restaurante irmão” Kantýna, localizado em uma parte mais nova da cidade. Para comer um steak tartare estilo francês, a sugestão ee ir no lindo e clássico Café Savoy, que é uma bela opção para café da manhã e almoço. 

Veja também
O que fazer em Praga
Foto: Mr.HotDog/ Reprodução Instagram

Wiener Sausages

Os tchecos amam salsichas e as comem como fast-food, café da manhã, almoço e como o companheiro perfeito para cerveja. Para as melhores e mais variadas salsichas em Praga, o lugar é novamente o açougue Nase maso. Agora, para uma experiência de cachorro-quente moderna, reserve uma mesa no Mr.HotDog.

Foto: Svickova/ Reprodução

Svickova

Um dos pratos mais populares, servidos em casamentos, almoços de domingos e outros momentos em família. Trata-se de um bife preparado com legumes, temperado com pimenta do reino, pimenta da Jamaica, louro e tomilho, e cozido com creme de leite. 

Para provar  um Svickova em Praga, a dica é ir até o tradicional Na Pekarne, na vila de Cakovicky, nos arredores da cidade. Ou ir até o Next Door onde a receita conta com uma carne de altíssima qualidade. 

Foto: Taste of Prague/Reprodução Instagram

Roast Duck

Não há muitos pratos tradicionais checos que seriam baseados em frango, mas pato? Uma história completamente diferente. Assim como o schnitzel, o pato pode ser encontrado no menu de muitos restaurantes. Um dos favoritos está no U Bansethu, no distrito de Nusle. Outra excelente versão do pato é servida no Ossegg, no distrito de Vinohrady. Quer algo mais sofisticado? O confit de pato no Next Door nunca decepciona.

Foto: Café Savoy/ Reprodução Instagram

Schnitzel com Salada de Batata

A comida tcheca tradicional é a comida da Europa Central, e o schnitzel é o exemplo perfeito. Reivindicada pelos vienenses, o Schnitzel Wiener é de vitela, as versões checa e alemã são principalmente carne de porco, e a Cotoletta alla Milanese de Milão, Itália, é vitela novamente. Independente do tipo, o schnitzel é uma carne à milanesa e frita. A versão tradicional tcheca é servida com a salada de batata típica da região, uma mistura de batatas, cenouras, ovos cozidos, cebolas e picles, com maionese, mostarda, sal e pimenta.

Uma das melhores versões do combo schniztel e potato salad em Praga é do Café Savoy. Já o melhor schnitzel sem a salada de batata é servido no Kantýna.

Foto: Goulash/ Reprodução Instagram

Goulash

Assim como o schnitzel, o goulash é compartilhado em todo o antigo Império Austro-Húngaro. A versão tcheca é um ensopado mais grosso, geralmente com um corte de carne mais barato (às vezes também de porco), servido com bolinhos de massa. E, assim como svickova, as receitas podem variar bastante. Quando você entra em um restaurante tcheco e o menu parece confuso, o goulash é algo em que você sempre pode confiar!

Para um bom goulash no centro de Praga, a sugestão é o restaurante Mincovna na Praça da Cidade Velha ou o restaurante KATR nas proximidades. Os vegetarianos podem provar o goulash de cogumelos, uma versão muito popular também. A melhor versão pode ser encontrada no restaurante U Mateje3, no sexto distrito de Praga. 

Foto: Kolache/Reprodução Instagram

Kolache

O tradicional kolache tcheco vem com recheios doces. Um dos mais originais está no Moravské kolácky Dolezal no distrito de Vrsovice. Combine com o café do Café Jen na esquina e coma no parque acima da vinha Grébovka, com vista para as encostas do sul de Praga. O Cukrár Skála, mais próximo ao centro, também oferece ótimas opções. 

Foto: Good Food/ Reprodução Instagram

Trdelnik

Trdelnik é um dos doces mais comuns encontrados nas ruas de Praga – são como convites tridimensionais para experimentar a massa enrolada que ficam penduradas nas vitrines de toda a cidade, principalmente nos bairros turísticos, com um cheiro que vicie sente a milhas de distância. Mas enquanto Praga é famosa por seu trdelnik, a massa era originalmente conhecida como kurtsoskalacs, originária da Terra Szekely, na Transilvânia – casa dos húngaros szekely.

O número de barracas que vendem Tredelnik em Praga é enorme, no entanto, nem todas são de boa qualidade. grande variedade de Trdelnik que varia de salgado a doce. A sugestão é provar do Good Food.

Para mais opções de restaurantes em Praga, acompanhe nosso site!

Leave a Response

EN PT