Alguns restaurantes que conheci no inicio do ano em Lisboa e super recomendo. Por ordem de 1º, 2º e 3º:
1º Cantinho do Avillez: Caminhando perto do nosso hotel encontramos esse restaurante charmosinho que estava escondido na Rua Duques de Bragança ao lado de outro Restaurante do mesmo chef, a Pizzaria Lisboa. José Avillez está em destaque em Lisboa com três restaurantes pela cidade (um deles com 1 estrela Michelin) com uma boa cozinha de inspiração portuguesa . O Cantinho do Avillez fica em um ambiente descontraído, confortável e acaba sendo o ponto de encontro de muitos portugueses. O cardápio é pequeno, mas recheado de delicias, e tudo que provamos estava saboroso. O que pedimos: Entrada: Queijo Nisa no forno com presunto e mel de rosmaninho/Prato Principal: Bife tártaro à CANTINHO com batatas de NY e o famoso e Hambúrguer de Barrosã DOP com cebola caramelizada e foie gras. Água na boca! Para mim esse é um típico restaurante de Lisboa: ambiente pequeno e aconchegante, descontraído, comida de primeiríssima e conta justa! Adorei!
2º Bica do Sapato: Esse já é um restaurante mais amplo e modernoso que fica no Cais da Pedra. Só depois de descobrir que um dos sócios do restaurante é o ator John Malkovich que fui entender o porque de algumas ideias criativas dentro do salão (só vendo!). O local é super astral porque tem uma vista linda para o Rio Tejo. O cardápio é super variado e a comida muito deliciosa. O foco são pratos da cozinha portuguesa com algumas influências internacionais (e várias opções de pratos asiáticos). O que pedimos: Queijo de cabra grazinado, um roll de hot philadelphia e Tory Gyoza como entrada. Prato Principal: filé de robalo, camarão tigre grelhado com arroz de coco, Pá de Borrego assada e croquetes com risota de tomate. E uma sobremesa de merengue recheado com frutas vermelhas. Yummy!
3º Taberna Ideal: Um restaurante com um modelo que segue a ideia das antigas tabernas portuguesas. O local é pequeno, acolhedor e foge dos padrões de restaurantes convencionais. É como se você estivesse jantando na casa de alguém. O cardápio é escrito em um quadro negro e os pratos são servidos para compartilhar, sem frescura, sem padrões, sem regras, simplesmente simpático e descontraído. Os pratos possuem populares ingredientes portugueses. Mesmo sendo super recomendado e adorado por todos, nossa experiência por lá não foi excelente. Comemos muito bem a entrada, mas não tivemos muita sorte no prato principal. Mesmo assim, acho que vale a pena a indicação. Não lembro o nome dos pratos, mas seguem as fotos abaixo.