Depois da nossa estada em Marrakech (falei sobre a cidade aqui), alugamos um carro e viajamos por 05 horas em uma estrada sinuosa que atravessa as montanhas Atlas até a Ouarzazate. O objetivo de ir até a Province de Ouarzazate era para conhecer a região (o famoso deserto de pedras) e o intrigante Relais Châteaux Dar Ahlam que fica em um Oasis em Skoura.
A cidade de Ouarzazate serviu mais como uma passagem já que é pequena e a única atração são os estúdios de filmagens (filmes como Gladiador, Babel, Asterix e Obelix entre outros foram gravados lá). Skoura fica a 40 minutos dali e o Relais & Châteaux fica escondido no meio de um Oasis, em um tradicional Kasbahs, um antigo castelo tradicional de lá, antigamente feito de barro. Admito que no caminho até o hotel você não tem certeza se está no lugar certo, até … ufa… a grande surpresa quando chega no local.
Para estar associado a marca Relais & Châteaux, o hotel precisa ser uma maison, ou seja, uma mansão que você (hóspede) pode se sentir em casa. Em cada uma dessas grandes casas o Maître de Maison é quem deve recepcionar os hóspedes e é ele quem vai trazer o conceito e espírito do hotel para cada pessoa. Os grandes valores do Relais & Châteaux são: experiência única em um hotel que tenha traços da história da região, comida diferenciada geralmente com um chef renomado e uma hospitalidade calorosa.
No Dar Ahlam você tem tudo isso. A recepção é super especial e logo que você chega é recepcionado pelo Maître de Maison que te conta da história da região, do Kasbah e da rede de hotéis (que faz parte do Maisons dês Rêves – além dos hotéis já ouviu falar da boutique em Paris?). O Hotel é super rústico, escuro, frio, com uma decoração clássica marroquina. O único acesso aos quartos são pelas escadas. Os corredores são um labirinto e a chance de você sair no lugar errado é de 100%.
Os quartos não tem chaves, apenas uma porta super antiga com uma tranca (sim os quartos possuem cofre). Também não existe telefone, televisão, internet ou qualquer outra super tecnologia no quarto. O único local com internet é a sala de encontros (sala super aconchegante com lareira, música, etc) onde todos se encontram antes da refeição. Quer chamar o serviço de quarto? Desce a escadinha!Eles mantiveram a arquitetura antiga mantendo os mesmos materiais da época em que o castelo foi construído, apenas com uma melhoria no material que sustenta a casa (barro é muito fraco).
A ideia desse Relais & Chatêaux é que você tenha um momento especial com sua família e amigos, por isso as refeições nunca são com outros hospedes, e o melhor, cada uma em um local diferente do castelo. Sempre que você quiser almoçar ou jantar você se encontra na grande sala e avisa ao pessoal do hotel que está pronto para a refição. Eles então te direcionam para algum ambiente que pode ser na rua, no terraço ou em algum cômodo da parte interna. Cada dia o local está decorado de uma cor e os pratos são desvendados apenas quando você está sentado na mesa. Eles oferecem couvert, entrada, prato principal e sobremesa. E você pode optar por tomar um vinho ou champanhe (seleção deles), suco, água ou referi. Tudo muuuuuuito delicioso e criativo. O atendimento e serviço são nota 1.000.
O que gostei dessa experiência é que cada dia você tem uma surpresa nova, nunca sabe onde vai jantar, o que será servido, como será o ritual. E a falta de tecnologia e super luxo fazem com que se curta mais as pessoas que estão com você na viagem. Quem busca grande conforto pode não gostar da experiência… eu achei única, surpreendente e confortável.
Além das refeições no hotel, fizemos um passeio muito legal para o deserto de pedras de Skoura. Fomos com uma caminhonete 4×4 até a base de uma montanha de pedras. De lá caminhamos até o topo e paramos em uma antiga ruína para assistir ao pôr do sol. Lá já estava a equipe do hotel nos esperando com velas, fogueira e aperitivos. O guia nos ensinou como fazer o tradicional chá marroquino e, quando começou a escurecer, tomamos um bom vinho e curtimos demos adeus ao lindo sol brindando a vida.
O grande objetivo de ficarmos nesse hotel é porque eles tem uma estrutura fixa no deserto do Saara (cabanas) e oferecem um serviço muito legal para quem quiser se aventurar e passar a noite por lá. Nó queríamos! Depois desse nosso dia especial em Dar Ahlam seguimos no dia seguinte para o deserto, agora de areia. Conto para vocês dessa experiência em um próximo post.
1 comentário