Para muita gente, cada ano novo representa novas possibilidades de viagem. Há quem tire férias em períodos tradicionais – como janeiro e julho – e há também quem consegue se planejar para fazer viagens em outros meses do ano – o que, muitas vezes, garante um preço melhor de hospedagem e passagens aéreas.
Você já pensou que seria uma boa ideia organizar o cronograma anual sabendo quais destinos são indicados a cada mês? Primeiro, você escolhe o mês em que vai viajar. Depois, opta pelo lugar, dependendo do clima e do valor do destino no período em que você estará disponível. Nós te ajudamos com esse planejamento a partir de agora! Veja para onde viajar em cada mês do ano.
Janeiro
Uma boa pedida para iniciar o novo ano viajando é o Peru. Para os brasileiros, costuma ser um destino mais em conta que Europa ou Estados Unidos. Além disso, janeiro é período de pouquíssima chuva e clima ameno, com temperaturas entre na faixa dos 20ºC durante o dia.
A situação do clima nessa época do ano é parecida no Vietnã, pois o mês de janeiro, geralmente, garante o fim da época chuvosa – que dura até dezembro.
O mesmo ocorre com as ilhas paradisíacas Maldivas. Por estarem localizadas próximas da Linha do Equador, calor o ano todo é o que não falta por lá. Mas uma das vantagens de viajar em janeiro é que a estação é seca, com praticamente nenhum chuva e temperaturas em torno dos 30ºC o tempo todo.
Fevereiro
O México é um bom destino para ser visitado em fevereiro, principalmente se você deseja curtir a Cidade do México e Cancún. Na capital mexicana (de clima temperado), fevereiro ainda é inverno, mas não tão rigoroso: as temperaturas variam entre 0 e 23ºC. Já em Cancún (onde é quente e úmido durante todo o ano), fevereiro é um mês com menos chuvas e temperaturas excelentes para quem quer curtir dias ensolarados, com variação entre 20ºC e 28ºC.
Se você quer curtir o inverno do hemisfério norte, procure viajar para estações de esqui do Canada (como Banff) ou dos Estados Unidos (como Aspen). Fevereiro ainda é garantia de neve, mas muitas vezes apresenta queda nos preços de hospedagem.
Março
Março ainda é um mês quente no Brasil e já é considerado como baixa temporada. Então, uma excelente escolha é viajar para as praias do nordeste ou de Santa Catarina: além do tempo maravilhoso, os preços são ainda mais incríveis e as areias muito mais vazias.
Uma boa pedida também é conhecer o Chile, principalmente para quem quer fugir do verão quente e seco encontrado na capital Santiago. De março a abril ainda faz calor, mas o clima é muito mais ameno, sem a sensação de abafamento.
Outro destino ideal para o mês de março é o Japão. Ao contrário do que ocorre no Brasil e no Chile, no Japão março é período de transição entre o inverno e a primavera. Além das temperaturas agradáveis, é a melhor época do ano para ver as flores de cerejeiras, principalmente na cidade de Kyoto.
Abril
Por ser considerado período de baixa temporada, o mês de abril geralmente apresenta boas alternativas de valores para praticamente qualquer destino.
Uma boa pedida é conhecer Nova York, devido à primavera e o clima mais ameno (nem tão quente e nem tão frio). Outro destinos americano indicados nesse período sé o Nappa Valley, na Califórnia. Apesar de o clima por lá ser ameno durante todo o ano, em abril os valores de hospedagens e passagens aéreas costumam ser mais baixos.
Maio
O mês de maio é o primeiro do ano a ser indicado para quem quer conhecer a Polinésia Francesa. O conjunto de ilhas fica perto da Linha do Equador, então é sempre quente por lá. Mas entre maio e outubro ocorre a época mais amena e seca.
As Filipinas também são um bom destino para ser visitado em maio. É o mês de transição entre a estação quente e a fria e é possível que ocorram algumas pancadas de chuva.
Junho
O mês de junho é a transição entre a primavera e o verão no Hemisfério Norte. Uma boa alternativa de viagem é a Costa Amalfitana, na Itália. Pesquisas apontam que as hospedagens por lá são mais baratas no mês de junho, que, para muita gente, ainda não é considerado alta temporada. Junho é garantia de tempo seco e quente por lá, e as praias podem estar um pouco mais vazias.
A Islândia também é uma boa opção para o mês de junho. Como a terra é muito fria (porque fica próximo do Polo Norte), esse mês é uma alternativa para fugir de todo o frio. O verão por lá não é muito quente, mas proporciona uma experiência incrível, que é o Sol da meia noite – quando o astro brilha no céu durante 24 horas por dia.
Julho
O auge do verão europeu é uma boa pedida para conhecer a Grécia e suas belas ilhas – garantia de tempo quente e seco. Mesmo que seja alta temporada, o país é, muitas vezes, um destino mais acessível quando comparado a outros paraísos europeus.
Que tal conhecer o paraíso que o Príncipe William e sua esposa Kate escolheram como destino para a lua de mel? As ilhas Seicheles também são uma boa pedida para julho. O conjunto de 115 ilhas localizado no oceano Índico faz parte do território da África. Apesar de o clima ser tropical e quente o ano todo, o mês de julho é bom para quem quer evitar chuvas e e aproveitar um clima mais fresco. A temperatura varia 22ºC e 27ºC no período.
Agosto
É o último mês do verão na Europa e, como as férias escolares e universitárias do Brasil e outros países chega no fim, é uma boa opção para conseguir preços um pouco mais baratos no continente. Uma boa alternativa de viagem é conhecer as praias da Côte d’Azur, na França. Agosto é o mês mais quente por lá.
Agosto também é uma excelente época para conhecer a Indonésia, já que é o mês mais seco, com precipitação média de apenas 25 milímetros. Faz calor durante o ano todo no país, mas o mês de agosto é considerado como um dos mais frescos. A temperatura média da água do mar gira em torno de 26ºC no período.
Setembro
Setembro é o começo de outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul e já representa momento de baixa temporada de viagens. A capital chinesa, Pequim, é uma boa alternativa de viagem nessa época do ano, pois o outono chinês tem temperaturas amenas, diferente dos extremos de frio e calor vistos no inverno e verão. Mas atenção: evite o Sul da China nesse período, pois lá é época de monções.
A capital argentina, Buenos Aires, também é uma ótima opção para setembro. Por ter clima parecido com o do Sul do Brasil, setembro é um mês de temperatura mais amena, geralmente com média entre 10ºC e 20ºC. Mas o grande destaque de viajar para Buenos Aires nessa época é que é o mês de menos chuvas. Junte isso com a baixa temporada e você certamente encontrará hospedagem e passagens aéreas mais acessíveis.
Outubro
É uma boa época para conhecer a Tailândia, porque em outubro é período de clima seco por lá – fato que pode encarecer um pouco sua viagem, já que ninguém quer viajar na estação chuvosa.
Roma também é uma boa pedida em outubro. Nessa época do ano você vai encontrar menos turistas e um clima super ameno por lá (diferente do calor intenso que faz entre junho e agosto).
Novembro
É uma das melhores épocas do ano para conhecer a Europa, porque as passagens aéreas costumam ser bem mais baratas. Outro atrativo é o clima de outono: o frio é um pouco mais intenso (mas nada comparado ao inverno) e as paisagens ficam belíssimas com as folhas no chão. Concentre seus passeios em países como Grã Bretanha, França, Suíça e Alemanha (onde não há tantos atrativos de verão, como praias).
Uma dica: fique atento aos aplicativos de viagem no seu celular, pois no início do ano há muitas promoções para o continente europeu justamente para viajar em novembro.
Novembro também é um bom período para conhecer a Nova Zelândia e garantir uma variedade incrível de aventuras. Durante o mês, é possível que você curta neve e estações de esqui na ilha do Sul e aproveite praias e trilhas na ilha do Norte.
Dezembro
Camboja é um dos melhores destinos de serem visitados em dezembro, principalmente porque é o mês com maior horas de Sol por dia no país e com menos dias de chuva: a média aponta que há precipitação em apenas quatro dias em todo o mês. As temperaturas médias em dezembro variam entre 23ºC e 31ºC.
Dezembro também é período de seca – e de “inverno” – nas ilhas St. Barths, no Caribe. Em dezembro, apesar de inverno, a temperatura gira em torno dos 26ºC e as chuvas são praticamente escassas. Se esse for o destino escolhido, procure viajar na primeira quinzena do mês para garantir preços menores. St. Barths é um destino popular e costuma lotar de turistas principalmente devido às festas de fim de ano.