Abertos o ano todo: visite os parques nacionais do Chile
Os parques nacionais do Chile contam com paisagens deslumbrantes e é o destino ideal para aventureiros.
Ideal para viajantes aventureiros, o Chile é um destino incrível para quem quer se conectar com a natureza. Eleito três vezes consecutivas como o melhor destino para o turismo de aventura no mundo pela World Travel Awards, o país conta com diversos parques nacionais com vista para geleiras, montanhas e águas cristalinas.
A rota dos parques – ou La Rueta de Los Parques – de 2800km une 17 destinos nacionais desde Puerto Montt à Cabo de Hornos e se encontram em três regiões distintas: a Región de Los Lagos, Región de Aysén e a Región de Magallanes.
Selecionamos os parques nacionais do Chile abertos o ano todo para visitação para você conhecer na sua próxima viagem. Confira!
Alcere Andino, Región de Los Lagos
O Alcere Andino surpreende pela fauna e flora: uma a cada três espécies que habitam o parque não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Esta região se manteve isolada do gelo, que cobria a área há cerca de 12 mil anos, e hoje é formada por florestas e cerca de 50 lagoas. Durante a trilha, não deixe de atravessar a ponte suspensa da trilha Laguna Sargazo e ver a Laguna Triángulo!
O parque fica há cerca de 40km de Puerto Montt, principal cidade do sul do Chile e ponto de partida para a rota dos parques da Patagônia.
Hornopirén, Reigón de Los Lagos
Reconhecida pela sua rica biodiversidade, Hornopirén prestigia seus turistas com uma paisagem deslumbrante de montanhas e vales glaciares, além de lagos, lagoas e rios como o Puelo Chico, Ventisquero e Blanco. Vale destacar o passeio pelo Salto del Río Blanco e Lago Pinto Concha.
Pumalín Douglas Tompkins, Región de Los Lagos
O Pumalín Douglas Tompkins possui uma das orlas costeiras mais bonitas do mundo. Centenas de cachoeiras, montanhas e montes de neve contemplam uma paisagem deslumbrante. Vale a pena visitar a Coleta Gonzalo para conhecer a vida marinha do local e subir o vulcão Chaitén, que esteve em erupção em 2008.
Queulat, Región de Aysén
Queulat é um destino imperdível na rota dos parques e atrai milhares de turistas todos os anos. Suas florestas e andinas patagônicas, cachoeiras, rios e o famoso monte de neve suspenso fazem do parque um must no roteiro de viagem. Não deixe de visitar o Ventisquero Colgante, uma galeria suspensa no topo da montanha.
Patagônia, Región de Aysén
Formada por imensos vales, lagoas e rios, a Patagônia é um destino imperdível na rota dos parques nacionais do Chile. Não deixe de navegar pelo rio Cochrane e fazer a trilha de Lagunas Altas del Valle Chacabuco para apreciar o melhor dessa impressionante paisagem.
Laguna San Rafael, Región de Aysén
A Laguna San Rafael é o segundo maior parque do Chile e porta de entrada para o Campo de Gelo do Norte. O parque fica a cerca de 260km de Coyhaique, o principal centro urbano da região.
Lá, você poderá navegar pela lagoa até a geleira e testemunhar os deslizamentos de gelo!
Torres del Pine, Región de Magallanes
Torres del Pine é parada obrigatória na rota dos parques: declarado a Oitava Maravilha do Mundo, a região possui uma das montanhas mais belas do mundo. O parque é o terceiro mais visitado no país e atrai amantes de trekking e escalada. A paisagem composta por geleiras, florestas e lagos turquesa são de tirar o fôlego.
A dica é visitar a Laguna Amarga ou Laguna Azul ao amanhecer ou entardecer – acredite, será uma cena inesquecível.
Alberto de Agostini, Región de Magallanes
O terceiro maior parque do Chile é considerado, também, uma das 24 regiões ecológicas mais puras do mundo. Durante sua visita, não deixe de visitar o fiorde de Marinelli para ver a colônia de elefantes-marinhos.
Para os apreciadores de belas paisagens, os parques nacionais do Chile são destinos imperdíveis para explorar – e se desconectar. Além dos que listamos, ainda há dez outros parques abertos por temporada ou que estão temporariamente fechados para visitação. Por isso, vale ficar atento às datas para aproveitar o melhor da rota dos parques!
Gostou do nosso conteúdo? Então siga o Spice Up The Road no Instagram (@spiceuptheroad) para acompanhar todas as nossas dicas!