Praga: uma atmosfera medieval que se assemelha a contos de fadas
Rodeado de torres e palácios, é considerado um roteiro romântico de tirar o fôlego
A atmosfera medieval que envolve a cidade se assemelha a um verdadeiro conto de fadas, como se fizesse parte de um livro histórico. Rodeado de torres, palácios e pontes, é considerado um roteiro romântico de tirar o fôlego. Considerada uma das dez cidades mais visitadas da Europa, atualmente recebe mais de sete milhões de turistas por ano.
E não é à toa que a capital da República Tcheca é conhecida também como a Cidade Dourada. Com um pôr do sol fantástico que complementa a vista cinematográfica da região, principalmente do alto das torres históricas. Um destino deslumbrante, em que é possível realizar roteiros apenas caminhando. E sem esquecer, lógico, uma das principais famas de Praga: sua deliciosa cerveja, convenientemente mais barata do que a água.
MUST SEE
Catedral de São Vito
Considerada a catedral mais importante de Praga, guarda a tumba de Venceslau IV e as Joias da Coroa. Sua construção começou em 1344 por ordem de João de Luxemburgo, finalizada no século XX, abrindo suas portas ao público somente no final de 1929.
Endereço: III. nádvoří 48/2, 119 01 Praha 1-Hradčany, Tchéquia
Charles Bridge
É a primeira ponte de Praga e a segunda mais velha da República Tcheca. Durou aproximadamente um século para ficar pronta. Na época era a única forma de cruzar o rio Vltava. Sua construção começou em 1357, a pedido do rei Carlos IV. E foi finalizada somente no século XV. Além de ser um importante cartão postal, suas torres proporcionam uma vista encantadora do Castelo de Praga e de grande parte da cidade.
Endereço: Karlův most, 110 00 Praha 1, Tchéquia
Castelo de Praga
Construído no século IX, é o maior castelo do mundo e é considerado o mais importante dos monumentos da República Tcheca. Formado um complexo de palácios e edifícios conectados por pequenas vielas. Além de ter sido a residência dos Reis de Boêmia – desde a sua fundação pelo príncipe Borivoj – em 1918, o Castelo se tornou a residência do presidente da República Tcheca. E atualmente é o escritório do presidente.
Endereço: Hradčany, 119 08 Prague 1, Tchéquia
Galeria Nacional de Praga
O museu mais importante da capital tcheca, construído entre 1885 e 1891, por Josef Schulz, possui um estilo neorrenascentista. Com coleções permanentes disponíveis, como: pré-história da Boêmia, Morávia e Eslováquia, exibição mineralógica e litológica, paleontologia, osteologia e antropologia, zoologia, condecoração e medalhas de países europeus. E também outras exposições temporais.
Endereço: Staroměstské nám. 1/12, 110 15 Staré Město, Tchéquia
Biblioteca Nationalis
Construída em 1722, localizada no complexo Clementinum, a Biblioteca Nationalis é a biblioteca mais bonita do mundo. Não apenas por ser repleta de milhares de títulos, mas também por seus lindos afrescos e diferentes objetos históricos. O complexo fica próximo da Ponte Carlos, um dos principais pontos turísticos da cidade, no centro histórico de Praga.
Endereço: Mariánské nám. 5, 110 00 Josefov, Tchéquia
Strahov Library
A biblioteca do mosteiro de Strahov é uma das bibliotecas históricas mais valiosas e mais bem preservadas do mundo. Sua coleção consiste em aproximadamente 200.000 volumes. A parte mais antiga da biblioteca, o Salão Teológico Barroco, foi construído entre 1671 e 1674. E suas principais abóbadas, do Salão Filosófico, datam de 1794. Ambos os salões são dominados por afrescos no teto assinados por Siard Nosecký e Anton Maulbertsch.
Endereço: Strahovské nádvoří 1/132, 118 00 Praha 1-Strahov, Tchéquia
Old Town Square
Endereço: Staroměstské nám., 110 00 Josefov, Tchéquia
A praça mais significativa e histórica de Praga, fundada no século XII, foi testemunha de muitos eventos históricos. O destaque absoluto é o famoso Relógio Astronômico de Praga, também conhecido como Orloj. Um relógio astronômico medieval montado na Antiga Prefeitura, que mostra a posição atual de objetos celestes selecionados. A Antiga Prefeitura em si é um pouco diferente da maioria das prefeituras, pois não é uma estrutura única, mas um complexo de edifícios medievais conectados. A torre da Prefeitura Velha foi concluída em 1364 e, na época, era a estrutura mais alta da cidade.
Endereço: Staroměstské nám., 110 00 Josefov, Tchéquia
Santuário de Loreto
Um dos centros de peregrinação mais importantes de Praga, datado de 1626. É uma réplica da suposta casa onde aconteceu a Anunciação à Virgem Maria (a original está localizada em Loreto, na Itália). Rodeado de esculturas, há também um templo com algumas relíquias sinistras e um museu com objetos litúrgicos. Valores a partir de 150 CZK.
Endereço: Loretánské nám. 7, 118 00 Praha 1-Hradčany, Tchéquia
St. Nicholas Church
Considerada a igreja barroca mais famosa de Praga. Possui uma cúpula com 20 metros de diâmetro e um pé direito de 49 metros de altura. Os concertos são realizados na igreja durante todo o ano, no órgão histórico desde o século XVIII. A igreja abriga inúmeras obras de arte, dos afrescos no teto e na cúpula às esculturas que adornam as paredes. A igreja foi projetada por K. Dientzenhofer e suas três gerações (pai, filho e genro), durante muitos anos. A entrada custa em torno de 100 CZK.
Endereço: Malostranské nám., 118 00 Malá Strana, Tchéquia
Muro de Lennon
O famoso muro de Praga começou a receber grafites em 1980, em homenagem a John Lennon, após seu assassinato. Tornou-se um símbolo de oposição ao governo totalitário, durante o regime comunista. E após a queda do comunismo, em 1989, com a Revolução de Veludo, o muro continuou recebendo homenagens a Lennon. E atualmente é uma das principais atrações de Praga.
Endereço: Velkopřevorské náměstí, 100 00 Praha 1, Tchéquia
National Theatre
Construído a partir do desejo do povo tcheco pela independência nacional, inaugurado em 1881. E pela segunda vez em 1883, após um incêndio devastador. A espetacular decoração exterior e interior, é ricamente ornamentada com ouro. Com obras de pintores tchecos do século XIX, como Aleš, Ženišek, Hynais, Myslbek e outros. Atualmente é uma referência cultural da cidade, onde é possível prestigiar peças de teatro, ópera e balé. Informações em: www.narodni-divadlo.cz
Endereço: Národní 2, 110 00 Nové Město, Tchéquia
Jewish Quarter
O bairro iniciou sua formação no século XIII, quando o povo judeu recebeu ordens para abandonar suas casas para se estabelecer nessa área. O Bairro possui seis sinagogas, incluindo a Sinagoga Maisel, a Sinagoga Espanhola e a Antiga Sinagoga Nova. E também o salão cerimonial judaico e o antigo cemitério judeu. Atualmente, esses monumentos históricos, formam um verdadeiro museu judaico em Praga.
Endereço: U Staré školy, 110 00 Staré Město, Tchéquia
Dancing House
O prédio destruído durante o bombardeio de Praga, foi reconstruído pelo arquiteto Vlado Milunić, em cooperação com o arquiteto canadense Frank Gehry. Com duas torres, popularmente conhecimento como Fred e Ginger, foi finalizado em 1996. Fred Astaire e Ginger Rogers foram um dos casais mais famosos da história do cinema (em obras com a dança como tema principal). No local há também um hotel, o Dancing Hotel, que possui 21 quartos. Com vista para o Rio Moldava, para o Castelo de Praga e outros atrações turísticas do centro histórico da capital.
Endereço: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00 Nové Město, Tchéquia
Menino Jesus de Praga
A Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, construída em 1613, tem em seu altar central uma imagem de cera, com 47 centímetros, do menino Jesus. Trazida da Espanha em 1628, e conhecida como Jesus de Praga. A história consta que a imagem foi responsável pela proteção contra a destruição da Guerra dos Trinta Anos. Atualmente a estátua é visitada por peregrinos, especialmente da Itália, Espanha e América Latina. Antigamente era uma tradição vestir a imagem com belos mantos. Muitos benfeitores doavam vestes ricamente bordadas. Seu vestuário consiste em mais de 70 peças doadas de todas as partes do mundo.
Endereço: Karmelitská 9, 118 00 Praha 1, Tchéquia
Nerudova
Famosa rua com nome inspirado no escritor do século XIX, Jan Neruda. A rua faz parte da Via Real, local em que os reis seguiam o trajeto para a coroação. Muitas casas que rodeiam a região, são originadas dos tempos medievais. As casas não possuíam números, que eram substituídos por símbolos que representassem as famílias proprietárias. Como o caso dos três violinos, simbolizando a moradia de uma família fabricante de violinos de 1700. Atualmente muitas dessas casas foram transformadas em hotéis, restaurantes e pequenas lojas.
Vysehrad
Segundo conta a lenda, Vyšehrad foi a primeira sede dos príncipes tchecos. E o seu castelo, localizado em uma das montanhas de Praga, abrigou os membros da realeza boêmia até 1140. Mesmo que atualmente tenham restado apenas ruínas do castelo, ainda é possível ver a igreja do castelo, o cemitério e imponentes muralhas. Por estar situado no topo da colina, é possível apreciar uma vista cinematográfica espetacular para o Rio Vltava.
Endereço: V Pevnosti 159/5b, 128 00 Praha 2-Vyšehrad, Tchéquia
Náplavka
Um atraente espaço localizado na margem do rio, recentemente renovado. Situado sob a ponte de Jiráskův, no centro da cidade, há diversas opções de restaurantes e bares. O local oferece também uma gama de atividades ao longo do ano, desde os mercados regulares de agricultores até eventos esportivos, culturais e gastronômicos. Perfeito para uma caminhada ou um roteiro gastronômico.
Endereço: Náplavka, Praha, Tchéquia
ONDE FICAR
Four Seasons Prague
Localizado em uma rua tranquila, às margens do rio Vltava e perto da Ponte Charles, o Four Seasons combina luxo e sofisticação em uma arquitetura histórica. Engloba estruturas de três épocas – clássica, renascentista e barroca do século XVIII – oferecendo uma grande variação de layout, entre os 141 quartos e 20 suítes.
Cada acomodação possui um design exclusivo, como o Renaissance Room: com cores em tons de azul, pinturas de stencil pintado à mão e um lustre de cristal boêmio. Ou a opção Modern Room, com decoração sofisticada com detalhes em tons frios e fotografias da cidade. Há também suítes com direito a piano, lareira e uma vista espetacular para a cidade.
O hotel 5 estrelas fica próximo de grande parte das atrações turísticas, como a Old Town, a galeria Nacional de Praga, bares e restaurantes.
O Restaurante Cottocrudo serve cozinha italiana refinada, preparada com ingredientes frescos e massas caseiras. O chefe executivo Chef Di Clemente é o responsável por criar os pratos locais tradicionais. E o Cottocrudo Bar uma extensa lista de vinhos e uma sofisticada seleção de coquetéis clássicos e ecléticos. Os outros espaços ao ar livre, como o terraço MIRU Pop-Up e o Piazzetta Pop-Up ficam disponíveis na primavera e no verão.
O hotel oferece o AVA Spa com tratamentos corporais exclusivos das linhas de cosméticos Sodashi e Omorovicza. Perfeito para relaxar, com uma grande variedade de massagens curativas.
Endereço: Veleslavínova 1098/2a, 110 00 Josefov, Tchéquia
INFORMAÇÕES
Quando ir
Em Praga faz muito frio nas estações de outono e inverno, perfeito para quem procura curtir temperaturas mais baixas. Na primavera, entre o final de março até maio, as temperaturas são amenas e valores ficam mais acessíveis ao turista. E nos meses mais quentes, no verão, entre junho, julho e agosto, as temperaturas podem chegar aos 35º. Época de alta temporada, em que os dias ficam mais longos, podendo escurecer somente às 21h.
Moeda
O país faz parte da União Europeia, mas ainda não adotou o Euro. Sua moeda local é a Coroa tcheca (CZK) ou Koruna, em tcheco.
Idioma
O idioma oficial é o tcheco, originário do grupo de línguas eslavas. Ultimamente a cidade vem recebendo muitos turistas, há locais que é possível se comunicar em inglês.
Documentação necessária
Os cidadãos brasileiros precisam apenas de um passaporte válido para entrar em Praga, se o tempo de viagem for inferior a 90 dias. Sem a necessidade de visto. Porém o seguro viagem para Europa é obrigatório. A imigração não libera visitantes que chegam a Viena sem seguro viagem contratado. É possível fazer uma cotação clicando aqui!
Locomoção
Em Praga não é preciso ter carro, é possível conhecer a cidade caminhando. Ou de trem, caso o percurso seja mais longo. Muitos turistas aproveitam a possibilidade de conhecer outras regiões, incluindo no roteiro Viena e Budapeste, principalmente por ser um trajeto bastante conhecido e possível de realizar de trem.