Que si quieres arroz Catalina: um restaurante especializado na arte de fazer uma boa paella!

Paella Mar Montaña

“Spain is different”. Este claim utilizado no mundo turístico quando se fala desse país da Península Ibérica abrange muitos temas, mas hoje quero falar da gastronomia espanhola, que me atrai tanto. A cultura espanhola está totalmente relacionada com a comida, com o culto de comer, de ficar horas numa mesa provando aperitivos, almoçando, desfrutando da sobremesa e do vinho.

Lembro que quando cheguei em Madri me chamava a atenção que tudo o que o espanhol faz sempre termina numa mesa. Quando eu perguntava se Segovia era bonita, me respondiam: come-se muito bem. Quando dizia que ia a Galícia, me respondiam: o marisco lá é espetacular. Quando chegava na beira de praia as 13h e meus amigos se levantavam as 14h para ir almoçar uma paella, eu ficava perplexa. Mas hoje posso dizer que entendo essa cultura gastronômica porque aqui se come muy bien. Bendita seja a dieta mediterrânea.

ingredientes paella montaña

Um dos pratos mais típicos da Espanha é a paella, e não se come aqui uma boa paella em qualquer restaurante. Esse prato é típico de Valencia, litoral do sudeste da Espanha. Paella, no dialeto valenciano, é o tipo de panela onde ela é feita. Também dizem que veio de Nápoles e que faz parte do receituário de Bartolomeo Scappi, cozinheiro do Papa Pio V, no século XVI, onde o prato apareceu em uma gravura do seu livro Opera.

Albufera de valencia

A base da paella é o arroz. Na Espanha nasceu na Albufera de Valencia, sendo mundialmente famosa a típica Paella Valenciana (com frango, pato, coelho e caracóis). Com o tempo, a popularidade desse prato cruzou a Comunidade Valenciana sendo hoje elaborada em diversas regiões da Espanha. Sem duvida é um ícone da gastronomia espanhola.

Paella Valenciana
Paella Valenciana

Hoje podemos comer vários tipos de paella como a Marinera, que é elaborada com peixe e marisco, a Mixta,que mistura mar e montanha, a Paella de montaña, que incorpora diferentes produtos típicos de cada região como costela de porco, coelho, butifarra (um tipo de salsichão da Catalunha), frango ou cogumelos.

paella
Paella Marinera
Paella Mar Montaña
Paella Mar Montaña
paella mixta
Paella Mixta

Em Madri se come uma excelente paella também. Outro dia provei uma Madrileña no restaurante Que si quieres arroz Catalina. Pelo nome do local já podemos ter uma ideia de que é o templo do arroz. Aberto ha pouco mais de 4 meses, está considerado um restaurante TOP para degustar esse manjar tão espanhol.

image-2 image-9 image-16

Que si quieres arroz Catalina está localizado na Casa de Campo de Madri. Um restaurante lindo, com muita luz e elegância e que conta na cozinha com o maravilhoso chef Rafa Morales, que já passou pelo famoso El Bulli, de Ferran Adriá.

image-14 image-4

O típico arroz servido lá é a Paella Valenciana . Mas também outros arrozes fazem que a comida seja colossal, como o arroz que provei, o Señorito Madrileño com marisco, camarão e polvos pequenos. De entrada umas Croquetas deliciosas, uma Ensaladilla Rusa, com ovos de codorna, atum e azeitonas muito bem feita e o Salmorejo (sopa fria de tomate típica de Cordoba). Tudo simplesmente delicioso e recomendável!

image-17

image-7 image-8 image-10 image-11 image-12

Durante o verão, no Que si quieres arroz Catalina é possível ver uma exposição do designer e escultor Juan Iranzo Soler chamada Toros y flamenco. Os quadros decoram as paredes desse restaurante. Porque Catalina não gosta só de arroz, também gosta de arte!

image-1 image-3

image-19

By Jordana Paiva

Leave a Response

EN PT