A América Latina é um destino que está muito em alta ultimamente. O fato é que, além de oferecer vantagens pelo preço – ainda mais quando as principais moedas continuam super valorizadas em relação ao real – o destino também merece ser conhecido pelas belezas naturais e mistura de culturas.
O portal Queimando Asfalto compartilhou uma lista com 10 opções de lugares para conhecer em um mochilão pela América Latina. Veja abaixo o que te espera:
01 – Islas del Rosário e Playa Blanca (Colômbia): as duas devem fazer parte do roteiro de quem vai a Cartagena das Índias. As praias ficam no mar do caribe e um dos pontos altos do passeio é o mergulho com snorkel.

02 – Linhas de Nazca (Peru): a região desértica de Nazca fica no sul do Peru e é onde se encontram as famosas linhas criadas pela colonização nazca entre 400 e 650 anos depois de Cristo (conforme apontam estudos). É possível vê-las por terra ou por sobrevoo. Há vários mirantes para avistar os desenhos do alto.

03 – Islas de Los Uros e Taquile (Peru): a cidade de Puro é banhada pelo lago Titicaca, onde ficam os territórios. Islas de los Uros é um conjunto de 20 ilhas flutuantes feitas de tortora e fios de nylon, mantidas com manutenção semanal pelo povo que as habita. Taquile é a terceira maior ilha do lago, onde vivem cerca de 2 mil pessoas que sobrevivem à base de atividades primárias.

04 – Acuario Rodadero (Colômbia): fica na cidade de Santa Marta (no mar do Caribe), entre as praias El Rodadero e Blanca. São 15 aquários, 13 piscinas naturais (conectadas com o mar) e mais de 100 espécies de animais de grande porte como golfinhos, tubarões e focas. É possível nadar com os golfinhos no local.

05 – Salar de Uyuni (Bolívia): é o maior deserto de sal do planeta, com tamanho de cerca de 10 mil km². Inclua no passeio visita ao Cemitério de Trens e almoço em uma das ilhas do salar.

06 – Machu Picchu (Peru): o principal ponto turístico do Peru.

Posts relacionados:
- O encanto do litoral colombiano
- Road trips pela América Latina
- Roteiro de 05 dias pelo Peru
- Spice Up the Road e Steal the Look no Peru
07 – Islas Ballestas e Reserva Nacional de Paracas (Peru): Islas Ballestas é um arquipélago que serve de abrigo para leões marinhos, pinguins e outras espécies de aves. A Reserva Nacional, por sua vez, une o deserto às praias do Pacífico na região de Paracas. É super fácil fazer essa dobradinha em um dia. Tente incluir na viagem para Lima, que fica a cerca de 03 horas de distância.

08 – Parque Nacional Natural Tayrona (Colômbia): fica na costa norte da Colômbia (na cidade de Santa Marta) e é um dos pontos turísticos mais visitados do país, porque oferece mata, história e praias em um lugar só. Para acessas as praias, é necessário chegar pela mata ou alugar um barco. A tribo Pueblito Chairama, que preserva as tradições do povo Tayrona, ainda vive por lá.

09 – Parque Nacional El Cajas (Equador): o parque fica em uma altura que varia de 3.510 a 4.445 metros acima do nível do mar. É composto por lago e montanhas e há diversas opções de trilhas para os turistas.

10 – Otavalo (Equador): a região é conhecida pelo Mercado Artesanal (um dos maiores do ramo, na América Latina), pelo povoado e cascata de Peguche (que guardam lendas e preservam algumas tradições) e pelo lago Cuicocha.
