“Desde as suas primeiras manifestações, a fotografia de moda teve um importante componente de retratos pintados. Michael Thompson, Erwin Blumenfeld e Irving Penn são três autores que criaram com minucioso detalhe obras pictóricas clássicas e dois deles, Thompson e Penn, utilizaram atrizes famosas para dar ao seu trabalho um toque contemporâneo (…)” Lucy Davies, editora de arte e fotografia, The Teegraph
Catálogo Vogue Like a Painting
Depois de um tempo sem escrever aqui no Spice Up The Road, decidi dar a vocês, leitores e seguidores do blog, um welcome summer com um pouco de arte. Arte e fotografia. Moda e arte com uma das grandes exposições da época mais estival do ano em um dos melhores museus e uma das publicações de moda de mais qualidade e charme. Assim que, espero que gostem do post e das fotos que seguem.
O Museu Thyssen-Bornemisza e a revista Vogue oferecem aos visitantes, até o dia 12/10 a que será a “exposição do verão” em Madri: Vogue like a painting. A mostra foi inaugurada semana passada e, pessoalmente, pareceu-me uma maravilha. São 62 imagens de inspiração pictórica, procedentes dos arquivos da revista e realizadas por alguns dos fotógrafos mais destacados das últimas 3 décadas.
É a primeira vez que uma revista de moda entra dentro do Thyssen e entra de maneira colossal já que o tema central da exposição está centrado na pintura. E lá, nas 3 salas dedicadas a vernissage, veremos a moda espelhada na pintura espanhola do “Século de Ouro”, no retrato holandês, nos quadros do período vitoriano que mostram produções centradas na beleza feminina. Nos ecos da obra de Constable; Zuluoga ou ainda o reflexo mediterrâneo das obras de Sorolla.
Algumas obras imitam gêneros bem definidos como os retratos de grupos britânicos do século XII ou a mulher em deshabillé. Outras ilustram de maneira literal como Girl with de pearl earing de Erwin Blumenfeld, visionando a famosa “Joven de la Perla” de Vermeer, a luz de Hooper, as bailarinas de Degas… entre outros retratos, paisagens ou interiores, evidenciam a herança pictórica da fotografia a través de artistas contemporâneos.
Segundo a comissária da exposição, Debra Smith Vogue like a painting é “uma atemporalidade na pose das modelos, uma espécie de lapso mental onde tudo esta muito, muito quieto.”
Como se parássemos no tempo, a través das imagens clicadas pelos melhores fotógrafos de moda dos nossos tempos.
Credito ultima foto: Guillermo Solana, Diretor Artístico do Museu Thyssen Bornemisza; Yolanda Sacristán, Diretora da Vogue Espanha; Javier Pascual, Presidente de Conde Nast; Debra Smith, Comissária da exposição.
Se estão por Madri, Vogue like a painting deve ser imperdível. ¿Qué la disfruten!.
Museo Thyssen-Bornemisza – Paseo del Prado, 8. Tel: +34 914203944
By Jordana Paiva