ISTAMBUL, uma metrópole cultural
Conexão entre o Ocidente e o Oriente, Istambul é a maior cidade da Turquia e um prato cheio de cultura. Conhecida pelos seus palácios imponentes e monumentos bizantinos, surpreende também pela agitada vida noturna e sua gastronomia repleta de cores, cheiros e sabores. Vale dedicar três dias para conhecer os encantos da região. Eles serão únicos!
Ao chegar, a hospedagem fica por conta do Four Seasons Bosphorus Hotel. Situado ao longo do Estreito de Bósforo – canal que divide a cidade de Istambul entre a exótica cultura oriental e a moderna ocidental -, este palácio otomano reformado do século 19, ainda carrega detalhes originais. A propriedade à beira-mar oferece um lindo jardim e terraço com vista panorâmica da região. Aproveitando o endereço, a indicação gastronômica é o restaurante Aqua, do mesmo hotel, com pratos mediterrâneos e especialidades das culinárias italianas e turcas.
Quem gosta de história e cultura, deve visitar, no segundo dia, a Santa Sofia, basílica, posteriormente convertida em mesquita e, atualmente, em museu. Uma das principais heranças do império Bizantino e um dos edifícios mais importantes já construídos, esta foi a maior catedral do mundo durante quase 1000 anos. O Topkapi Palace foi a residência oficial dos sultões até 1853, a sede do governo Otomano e o centro cultural da cidade.
Conheça também a Mesquita Imperial do Sultão Ahmet, chamada por mesquita azul, graças aos seus ornamentos internos, e o Hipódromo, um dos maiores hipódromos de corrida de brigas do Império Bizantino.
Para quem gosta de compras, vale conhecer o Bazar das Especiarias, importante mercado de Istambul com muitos presentes tradicionais. Para almoçar entre um passeio e outro, a recomendação é o Eftalya, lugar tranquilo e com um panorama único, possui em seu cardápio uma deliciosa combinação de frutos do mar frescos.
No último dia na cidade, tenha a manhã livre para descansar. Depois passeie de barco para conhecer as águas azuis de Bósforo, ou reserve para compras no Grand Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. Logo após os passeios, almoce no restauranteKonyali.
Veja também:
A sempre boa escolha por Buenos Aires
Destinos para viajar em março
Do alto, conheça as belezas de Capadócia com passeio de balão
Quem visita a Turquia não pode deixar de conhecer a Capadócia. Localizada na região da Anatólia Central, no centro do país, é um destino que mistura paisagens incríveis, com muita cultura e história. O voo de balão é um dos pontos altos da viagem.
A dica de hospedagem é o Museum Hotel. O espaço conta com um “museu vivo”, com salas de caverna e quartos tradicionais, restaurados com decorações de antiguidades de grande valor. No restaurante Lil’a, localizado dentro do hotel, os viajantes encontram deliciosos pratos da cozinha turca moderna.
No primeiro dia na cidade, visite o Vale de Devrent, um lugar mágico entre os vales panorâmicos da Capadócia e o Vale de Pasabag, onde a famosa formação de chaminés de fadas pode ser observada.
Já no segundo dia, faça o inesquecível passeio de balão que é o mais bonito cartão postal do país. No Üçhisar Kalesi,desbrave o castelo instalado no ponto mais alto da Capadócia. Nas cidades subterrâneas, antigos esconderijos para os cristãos, visite Kaymakli e o Vale das Pombas.
A próxima parada é o Museu ao ar livre de Göreme, onde estão as mais bonitas e mais bem preservadas igrejas escavadas em rochas da região, com afrescos maravilhosos. As construções foram consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985. E, para saborear as especialidades da região, almoce no restaurante Dibek, localizado dentro na cidade de Göreme, e encerre a noite com as delícias e a bela vista do Seki de Argos Hotel.
BODRUM, a cidade das praias paradisíacas
A cidade debruçada sobre o Mar Egeu é considerada um dos principais destinos turísticos do país. A recomendação de hospedagem é o The Edition Hotel. Ideal para aqueles que procuram um verdadeiro refúgio, a excepcional vila privada de quatro quartos oferece total privacidade. Para o jantar, a sugestão é do restaurante Brava, especializado em pratos peruanos.
No segundo dia pela cidade, explore a orla do Mar Egeu com seus bares, cafés e restaurantes que chamam atenção logo à primeira vista na Baía Kumbahçe, onde o pôr-do-Sol é uma experiência única! Um pouco mais tarde, durante à noite, a praia se transforma em um dos points mais animados da noite turca.
Na outra baía, a alguns quilômetros dali, a Salmakis, na Marina de Bodrum, é o refúgio dos imponentes barcos vindos do mundo todo. Ali também estão embarcações turísticas, que partem todas as manhãs para tours pelo Egeu, e o ferry boat que liga a cidade à ilha de Kos, na Grécia.
O Castelo Saint Peter é o símbolo mais conhecido de Bodrum. Construído no século 15, foi um reduto militar por mais de 600 anos. Hoje, é um dos mais importantes museus náuticos do mundo. Para o jantar, a sugestão é o restaurante Sait com suas especialidades turcas à beira-mar, no Yal?kavak marina.
***O conteúdo foi elaborado pela L’Espace Tours, agência especializada em roteiros personalizados para viagens de alto padrão. Todos os detalhes de Istambul, além disso, a L’Espace Tours ainda inclui um passeio pela região de Bodrum. Banhado pelo Mar Egeu, o balneário é famoso pelas águas cristalinas.