Depois de dar algumas dicas básicas sobre viajar com criança para a Califórnia (aqui nesse post), vou falar um pouco do roteiro que fizemos. Nossa viagem não poderia começar melhor: escolhemos San Francisco como primeiro destino. E voltamos apaixonados pela cidade! Nem parece verdade que um lugar possa ser assim tão organizado, arborizado, com tantas vistas incríveis e opções de lojas e restaurantes. É daqueles lugares para sempre dizer “até logo” porque, com certeza, voltaremos!
Ficamos hospedados no Hotel Fairmont San Francisco, que fica no topo de Nob Hill. É extremamente confortável, com um hall imponente – a construção é de 1907 – e quartos enormes com vistas deslumbrantes. O nosso quarto tinha muito espaço para a família toda e um vista para Alcatraz, a famosa prisão de segurança máxima que recebeu criminosos históricos, como o mafioso Al Capone, em seu período de funcionamento, entre 1933 e 1963. No dia de nosso check-out, o Barack Obama, estava chegando para se hospedar lá. A melhor maneira de chegar ao hotel é pelos famosos bondinhos (cable car), cartão postal da cidade que leva ao topo dos principais “morros” da cidade.
Dos passeios que fizemos posso destacar a caminhada pelo Golden Gate Park, almoçar no Boule Cafe (no Ferry Plaza) e visitar o Embarcadero Center (e fazer umas comprinhas!). O Ferry Building Marketplace é o maior mercado de comida de São Francisco. Fica numa construção histórica de aço e concreto que já foi o principal acesso à cidade antes da conclusão da Golden Gate e Bay Bridge.
Dica para papais e mamães: andar pelo turístico Píer 39 – que tem lojas, restaurantes, performances de artistas de rua e um parque temático de mamíferos marinhos – e entrar no Bay Aquário. O Gabriel amou!
Caminhamos bastante nos arredores da Union Square. É lá que ficam as principais marcas internacionais e lojas como a Saks, Macy’s e Neimann Marcus.
Sugiro fazer um tour de bike e um tour pelos murais da cidade; visitar o Chinatown, um dos maiores do mundo; caminhar pela rua Sacramento na altura do Spruce (restaurante super badalado). Aliás, não faltam opções de restaurantes. Difícil foi escolher! Para comemorar o meu aniversário almoçamos no Tavares e jantamos no Michael Mina, um restaurante mais formal, conhecido pelo pessoal local como um lugar para ocasiões especiais. Porém, o nosso preferido foi o Slanted Door, restaurante vietnamita no Ferry Building. Comida única e com uma linda vista para Oakland Bay Bridge.
Vale a pena também conhecer o bairro Mission, que é um dos mais antigos da cidade. Não perdeu sua essência latina, bem alegre, mas está num processo de transformação, recebendo empresas de tecnologia,lojas, bares, boates e restaurantes. Tudo muito cool. A arte urbana é bem presente inspirada pelos murais do artista mexicano Diego Rivera (ou o marido da Frida Khalo).
Um passeio legal é ir até Haight Ashbury, bairro que é berços do movimento hippie. Para quem curte uma programação alternativa é um boa dica: há brechós, bares, lojas de instrumentos e comidinhas naturebas. A concentração fica na rua principal, a Haight Street.
Outro cartão postal de San Francisco são as “painted Ladies” (Steiner St. Com com Grove ST), as famosas casas de madeiras que vemos nos filmes. Quem não lembra de “Uma baba quase Perfeita” e “Full House”?
E eu sempre acho que, para quem não conhece, sempre vale a pena fazer o turismo mais tradicional. Acrescente ainda passar pela Lombard Street, que é aquela que a gente vê em filmes. Descida enorme e SUPER florida, ir à Marin Headlands para ver a Golden Gate e parar para um drink no Cavallo Point Lodge.
Está pensando em conhecer San Francisco? Ligue para OP Turismo. Nós ajudamos a tornar a sua viagem mais fácil, descontraída e inesquecível.
By Mariana Hertz
*post patrocinado