Safári: como escolher a melhor experiência
Os cuidados necessários para você fazer sua melhor escolha.
Originalmente, safári era uma expedição de caça, especialmente pela África subsaariana. Os caçadores ficavam por longos dias nas florestas africanas, enquanto carregadores nativos transportavam equipamentos e suprimentos. Hoje, o termo ficou popular no turismo, faz referência aos passeios em carro aberto para observar animais selvagens em reservas ou parques. Em especial, animais de grande porte como girafas, elefantes e leões. No continente africano, estão entre os destinos mais procurados: Kênya, Tanzânia, Zâmbia, Botswana, Namíbia e África do Sul.
A primeira coisa que você deve saber sobre um safári é que não é barato. Os lodges de safári representam mesmo um investimento considerável em qualquer viagem, mas saiba também que eles valem mesmo cada centavo do investimento. Você vai encontrar acomodações luxuosas, um staff preparado, serviço impecável e, uma experiência inesquecível: reservas isoladas com farta vida selvagem.
A segunda é que, se essa for a sua primeira experiência, seu destino tem que ser África do Sul. Não é à toa o país campeão no quesito grandes lodges de safári. Há destinos mais luxuosos como Tanzânia e Botswana, por exemplo, mas a África do Sul por ter sido o primeiro destino a investir muito neste filão, está bastante preparada para ser sede da sua primeira viagem.
Quanto mais remotas e selvagens as áreas escolhidas para os safáris, mais memoráveis costumam ser as experiências, tanto pelas paisagens em si quanto pela variedade de fauna e flora. No quesito privacidade, quartos isolados uns dos outros também fazem a diferença, nos dão mesmo a sensação de estar sós no meio daquela natureza em abundância.
Menos é mais
A quantidade de pessoas no seu lodge e no seu carro de safári pode, sim, interferir na sua experiência. Poder aproveitar um safári inteirinho em um carro com no máximo oito pessoas é muito diferente de fazer um safári em 20 pessoas. Por isso, opte por passeios mais reservados, sem falar que quanto maior for o silêncio, maiores são as chances de observação nas savanas, na hora de encontrar animais selvagens.
Veja também:
Cruzeiros fluviais e suas melhores experiências
Onde estão os melhores safáris?
Quando você pesquisar sobre o assunto, vai perceber que existe o Kruger e o Great Kruger. O Kruger é o parque nacional, fica próximo ao aeroporto de Joanesburgo, uma das principais portas de entrada no continente africano. O Great Kruger inclui o parque nacional mais as reservas privadas. No Kruger National Park só é permitido circular nas estradas, e é possível fazer um selfdrive safari. Já nas reservas privadas, é onde realmente você vai ter uma experiência incrível. Além dos guias serem próprios de cada lodges (e serem os melhores, super preparados), os veículos saem das trilhas para chegar bem pertinho dos animais. Muitas destas reservas não têm cercas para o parque, apenas para a estrada; assim os animais têm ali também livre trânsito entre as reservas e o próprio Kruger. Aqui, a maioria só aceita crianças acima de 6 ou 8 anos de idade; alguns lodges não aceitam crianças.
Grande parte dos lodges inclui dois safáris diários (um ao amanhecer e outro no fim da tarde), café da manhã e jantar. Alguns incluem almoços, outros chá da tarde, alguns incluem bebidas, outros não.
Go Wild- alguns destaques
Localizadas em exuberantes reservas de caça privadas, essas acomodações luxosas oferecem uma variedade de experiências de safári, passeios de caça e atividades de conservação lideradas por moradores locais bem informados. Quando você não estiver explorando as planícies, desfrute da deliciosa cozinha local, relaxe em um spa ao ar livre, explore uma galeria de arte interna ou fuja para uma noite na selva em sua própria casa na árvore.
Os melhores lodges da África do Sul: Thornybush, Royal Malewane e AM Lodge e Kings Camp.
Thornybush
Esse lodge fica no Parque Privado de Thornybush, em uma área preservada de 14 mil hectares, e é um dos melhores da região próxima ao parque Kruger. As acomodações são bastante confortáveis, os quartos são decorados com arte e peças africanas, todo em tons terrosos, integrando o espaço ao ambiente natural. O ponto alto da estadia está nos passeios realizados pela selva, já que a reserva é conhecida pela abundância de vida selvagem, e é quase certo ver os Big Five (os cinco mamíferos selvagens de grande porte: leão, elefante, búfalo-africano, leopardo e rinoceronte) aqui. Esse lodge é cinco estrelas!
Royal Malewane
Também localizado na Reserva Privada de Thornybush, o Royal Maleware é um lodge mais clássico, com quartos e áreas comuns viradas para a selva. O lugar tem piscinas privadas e acomodações super espaçosas. O ponto alto é a bela vista para um lago no local onde você faz as refeições. Já pensou no café da manhã podendo apreciar os animais que andam ao redor? Há também jantares especiais ao ar livre, ao redor de uma fogueira.
Por ficar em uma reserva privada, os safáris são realizados em grupos pequenos, de no máximo oito pessoas. São duas saídas por dia.
AM Lodge
Esse lodge oferece pacotes exclusivos all inclusive, o AM Lodge é apropriado tanto para casais quanto para famílias. É mais um lodge cinco estrelas, o AM fica na região de Klaserie, próximo ao Parque Nacional Kruger, o principal da região. A arquitetura clássica e moderna se combinam em opções de acomodações em suítes ou na Villa, espaço completo para até seis pessoas, com estrutura de cozinha, sala de estar e deck privativo.
Algumas das atividades da estadia são o safáris pela reserva, caminhadas em trilhas e passeio de barco pelo rio Klaserie. Todas elas são realizadas com a presença de guias exclusivos do lodge, que possuem experiência e conhecimento tanto da flora e fauna local como também cultural.
Kings Camp
O Kings Camp é considerado um dos melhores lodges da África do Sul. Localizado na Reserva Natural de Timbavati, que faz parte do Parque Nacional Kruger, as instalações têm vista para a savana aberta. São nove suítes e uma opção de quarto para lua de mel, equipados com mini-bar, mosquiteiros e varanda privativa. Todas as áreas são decoradas com peças em estilo rústico, outras instalações incluem piscina externa, biblioteca, loja de conveniência, academia e SPA com diversos tratamentos e sessões de relaxamento
No ponto safári: são mais de 100 quilômetros quadrados de trilhas pela savana, acompanhados de guias exclusivos e preparados para levar os visitantes o mais perto da natureza selvagem.
Se você ainda não teve a experiência de um lodge de safári, acredite: vale a pena investir.
***ATENÇÃO: não viaje sem seguro internacional
Essa é um dica que vale para todas as viagens, mas em especial para a África do Sul. Em uma viagem selvagem como essa, não deixe de garantir a sua segurança. Todos estamos sujeitos a imprevistos como acidentes, extravio de mala ou cancelamento de passagem. E com um seguro de viagem esses problemas são rapidamente solucionados.