A Travel For Conservation é uma agência de viagem licenciada em Maun, Botswana. Organizamos Safaris pra brasileiros. Acreditamos que somente pelo fato das pessoas viajarem elas já estão de alguma forma contribuindo para a conservação da natureza e dos animais selvagens em Botswana, na Africa e no mundo. Talvez em um futuro bem próximo se não houverem mais turistas provavelmente não haverão mais animais selvagens. Esperamos que cada vez mais pessoas venham ver ao vivo e a cores um mundo de sonhos que ainda existe, cheio de vida e uma beleza muito inspiradora. Quando as pessoas viajam pra Botswana elas estão, sem ao menos saberem, contribuindo para o futuro dos animais selvagens.
A palavra Safari veio do árabe e significa uma viagem. O Safari na África começou originalmente com a caça dos animais selvagens no século 19. Hoje em dia o Safari é também uma viagem sobre observar e fotografar a natureza e a vida selvagem. Em Botswana, em 2013, pela primeira vez na história a caça foi completamente proibida. Devido a preocupação com o futuro e preservação dos animais selvagens o governo decidiu parar a caça no país completamente. O Safari tem diversificado bastante se comparado a antigas expedições iniciadas por colonizadores europeus. Podemos dizer que o turismo do Safari se tornou uma forma ecológica de se viajar, onde as pessoas se educam sobre os ecossistemas, o habitat dos animais e também sobre o povo indígena chamado San People. O Safari inspirou e ainda inspira muitas pessoas, escritores, filólofos, artistas, pintores, exploradores, diretores de cinema, fotógrafos, estilistas de moda, decoradores. O mundo selvagem africano realmente mexe com a maioria das pessoas, poder ver de perto todos os animais selvagens da África é algo de arrepiar, uma oportunidade única.
O Safari em Botswana é considerado uma viagem, digamos, mais exclusiva e também mais cara. A maioria dos Lodges & Camps de Botswana na verdade emprestam a terra do povo local e do governo, ou seja a terra pertence aos locais e ao governo e não as empresas de Safari. As concessões, que são áreas particulares, pagam uma quantia bem alta ao governo e ao povo local pelo uso daquela área. Por estas e outras razões que o valor para se tocar um negócio de Safari em Botswana é realmente muito alto comparado a outros países da Africa.
O que encarece o Safari também é o acesso aos Lodges & Camps que pode ser bem restrito, como por exemplo o Delta do Okavango, onde as pessoas tem que pegar um avião da cidade de Maun pra o local de destino. Se fossem de carro levariam o dia inteiro! Também esses fatores são responsáveis pela preservação das áreas selvagens de Botswana, e sendo assim o país é certamente um dos ainda mais selvagens de toda Africa com aproximadamente quase 30% de sua terra destinada a áreas como parques nacionais e reservas. Realmente um exemplo a ser seguido.
Falando um pouquinho das regiões, o famoso Delta do Okavango é uma maravilha natural, um delta formado por rios que correm do planalto de Angola criando um oásis pra centenas de diferentes espécies de mamíferos, peixes, répteis, aves e plantas. O Deserto do Kalahari localizado na região central de Botswana é um dos desertos mais antigos do mundo, antecedendo até mesmo os dinossauros que andavam em toda região. O Kalahari ainda é um lugar de beleza austera, céu enorme, lugar silencioso e uma riqueza de vida selvagem, especialmente durante os meses entre janeiro e abril.
É possível escolher o tipo de Safari que cada um tem mais interesse em fazer. Nós dividimos por estilos: Classico, Movel, Cavalo, Cultural, Fotografico, Sabatico, Shamanico, Arte, Yoga. No site www.travelforconservation.com vocês podem ter acesso a mais informações de cada um deles.
As estações do ano em Botswana são iguais ao Brazil e as temperaturas também. O Trópico de Capricornio passa no meio de Botswana, ou seja, parece que estamos entre Rio de Janeiro e São Paulo! Pra quem gosta de frio recomendo visitar entre maio e agosto, mas lembrem faz frio mesmo, ainda mais dormindo em uma tenda, no Safari agente sente as estações do ano como elas realmente são. Os meses de abril e setembro são ótimos pois são entre as diferentes estações e as temperaturas são bem agradáveis. Já outubro, novembro e dezembro as temperaturas podem chegar a 50 graus durante o dia, sem brincadeira, então é mesmo pra quem pode encarar o calor de verdade. De noite sempre refresca e mesmo no verão a temperatura pode chegar a 19 graus celcius, da pra dormir bem gostoso. A época de chuva pode começar em dezembro e normalmente vai até março. Não recomendo Safaris durante os meses das chuvas a não ser pra quem esteja mais interessado em fotografia com céu azul e nuvens e ou ame acampar na chuva!!!
Em relação a parte prática do Safari em Botswana, os brasileiros não precisam de Visto e a permanência máxima pra estadia com Visto de turista é de até 3 meses. Vacina contra Febre Amarela é necessário tomar. Medicamentos contra a Malária recomendamos que consultem o seu médico primeiro.
Muitas pessoas perguntam sobre trazer crianças. Caso as crianças tenham contato com a natureza desde pequenas, morado em fazendas, passado temporadas no mato mesmo, tudo bem visitar. Os Lodges & Camps reclamam quando crianças choram ou fazem birra em frente a outras pessoas, turistas, então, crianças bem comportadas são supe bem vindas. Estamos falando de idades entre 6 a 14 anos. Menores de 6 anos não aconselhamos trazer. Mas tudo é possível, entrem em contato e vamos conversar.
O que mais podemos dizer… eu Janaina, vim pra Africa a quase seis anos atrás e simplesmente me apaixonei pela natureza e pelos animais selvagens e ao mesmo tempo me surpreendi com a situação atual no que diz respeito a conservação. Eu imaginava que a Africa fosse ainda uma grande área onde os animais estivessem e vivessem livres circulando de um lugar pra o outro, porém infelizmente este sonho já não existe mais. Entre todos os países da Africa há cercas e limitações das áreas onde os animais selvagem ainda existem, estas áreas são chamadas de parques e reservas nacionais. Podemos dizer que estas áreas são na verdade grandes zoológicos. Hoje em dia há projetos sobre abrir corredores entre os países da Africa criando passagens onde os animais poderão se mover de um lugar para o outro, como era no passado. Se estes projetos tiverem sucesso será um grande passo para o futuro dos animais selvagens e da natureza. Em Botswana certamente ainda se pode ter um gostinho do que foi o Jardim do Eden um dia, o início de tudo. O Delta do Okavango, o Deserto do Kalahari, a região do Makgadikgadi, lugares como Tsodilo Hills, são áreas ainda de uma beleza única, intacta e muito original.
Os animais selvagens e a natureza agradecem quando recebem visitas pois eles sabem que se não forem admirados e protegidos por nós, irão desaparecer. O turismo ajuda e muito a conservação, portanto viaje com a consciência de estar fazendo algo não só pra você, mas também pra o Planeta Terra.
By Janaina MatarazzoJanaina Matarazzo + Travel For Conservation www.travelforconservation.com/ janainamatarazzo@me.com