Um país que conta com 32 locais protegidos pela UNESCO, que tem uma história milenar e guarda segredos e curiosidades repletos de lendas por todos os lugares. Adicione um clima perfeito, uma cozinha saborosa e praias dos sonhos, e você estará no México. Mar cristalino, recife de corais, praias de areia branca, bares badalados e lindo pôr do sol. Selecionamos 5 lugares para viajar no México e algumas dicas desses locais para quem, assim como a gente, ama se inspirar com viagens.
CAREYES
O nome até pode não soar muito familiar, mas Costa Careyes, no México, é para poucos. São poucos hotéis, poucas casas, pouca gente na areia e nenhum ambulante na praia. O que o destino tem de superlativo é a belíssima natureza, praticamente intocada e também a impressionante arquitetura das hospedagens.
Costa Careyes está localizada no Estado de Jalisco, na rota turística de Costalegre, a cerca de 170 km de Puerto Vallarta. O mar de águas cristalinas do Pacífico e temperatura agradável convidam para atividades como mergulho, stand up paddle, passeios de barco e de caiaque.
Fora da água, aproveite para passear a cavalo com um guia ou atreva-se a fazer uma aula de equitação. De novembro a abril acontece a temporada de Polo, quando você pode assistir a algum torneio ou mesmo tentar umas tacadas em alguma aula particular. Mountain bike e trilhas são a pedida para os que querem mais atividade física. Amantes de golfe também têm a sua vez no campo El Tamarindo, um dos melhores do mundo.
Vale a pena cruzar a ponte que está a 30 metros de altura e que conecta a Villa Casa Mi Ojo a uma pequena ilha não habitada, que conta com jardins naturais e plataformas de meditação. Vá no fim da tarde e aproveite o mirante que há por lá para presenciar um dos mais lindos pôr do sol da sua vida. Entre as opções de hospedagem, destacam-se a Casa Mi Ojo, o Ocean Castle – Sol de Oriente e seu irmão, o Sol de Occidente. Porém, a estrela de Careyes é o Eco-resort CuixMala, considerado simplismente o melhor hotél do México.
LOS CABOS
Banhada pelo Mar de Cortez, Los Cabos é uma região que fica entre a badalada Cabo San Lucas e a simpática San José del Cabo. Cheia de hotéis estrelados, propriedades de luxo, campos de golfe e iates, o destino é uma ótima alternativa ao invés do roteiro pela Riviera Maia, já tão explorado pelos brasileiros.
A localização geográfica fez esse território levar a fama de “el fin de la tierra”. As praias selvagens com formação rochosa, paisagens desérticas com cactos centenários e a diversidade de vida marinha tornam esse lugar especial.
O agito acontece em torno da Plaza Mijares, área com uma grande concentração de restaurantes mexicanos, cafés, bares, lojinhas charmosas e galerias de arte com obras de artistas locais. Se quiser visitar o verdadeiro México em Los Cabos, este é o lugar.
Entre as praias mais famosas em San José del Cabo estão a Playa Acapulquito, a Playa Costa Azul e a Playa Palmilla, ao lado do exclusivíssimo resort One & Only Palmilla. No caminho para Cabo San Lucas, o corredor turístico de Los Cabos também reserva belas praias, como as da Baía de Santa Maria e da Baía El Chileno, além, é claro, de uma infinidade de resorts de luxo. Como o Nobu, que combina perfeitamente o minimalismo japonês contemporâneo com materiais naturais mexicanos de origem local. Para quem não abre mão de requinte e conforto, o Four Seasons Resort é sempre um acerto.
Outra opção muito charmosa é o Las Ventanas, que conta com um spa incrível (experimente a ”Signature Massage”).
A diversidade gastronômica é uma atração à parte, depois de um dia de praia nada melhor do que aproveitar um bom restaurante. Reserve uma mesa no Acre Baja, com um cenário paradisíaco, o contato com a natureza completa o menu leve e fresco desse restaurante ao ar livre – que é perfeito para uma happy hour seguido de jantar.
MAYAKOBA
Algumas regiões têm crescido muito nos últimos tempos, como a Riviera Maya, que hoje conta com o complexo de luxo Mayakoba. Mayakoba, que significa “aldeias de água”, fica a mais ou menos 40 minutos ao sul do Aeroporto Internacional de Cancún e é um dos mais luxuosos da região.
Dentro do local, há quatro hotéis de diferentes redes, todos com espaços requintados e bem estruturados, um padrão no atendimento personalizado e cuidado nos detalhes que impressionam.
Todos oferecem mais de um restaurante, spa, kids club e beach clubs. A ideia do complexo é que os hóspedes não precisem e não queiram sair de lá para nada. E é exatamente isso que acontece.
Para transitar de um hotel para outro é possível pegar um barco, que circula pelos canais que ligam os resorts, bicicletas, carros com motoristas, que ficam à disposição em frente aos hotéis, ou carrinhos de golfe.
Quais os hotéis do Mayakoba e a principal diferença entre eles?
Andaz Mayakoba: moderna e lindíssima decoração, inteira elaborada com objetos e artistas locais, eles se “vendem” como um hotel lifestyle. Dos quatro hotéis é o que tem preço mais acessível – com quartos um pouco menores, embora todos muito confortáveis e restaurantes mais descontraídos.
Banyan Tree Mayakoba: sem a menor dúvida, é o mais romântico e ideal para viagens a dois. A decoração e arquitetura é inteira inspirada na Ásia, sofisticada e delicada. Todos os 116 quartos são vilas, com direito a piscina privativa e banheira ao ar livre.
Rosewood Mayakoba: os hotéis Rosewood são famosos no mundo inteiro por sua sofisticação, e aqui não é diferente. Considerado o mais luxuoso dos quatro, todos os hóspedes chegam no quarto de barco e são recepcionados por seu “mordomo” – que ajudará a programar sua agenda e a tornar a experiência ainda mais inesquecível.
Fairmont Mayakob: o hotel da rede Accor é o maior e mais antigo do complexo e é o único que conta com um espaço para eventos. No total, possui 401 quartos, cinco piscinas, sendo uma apenas para adultos, e oferece um ótimo Kids Club chamado de Discovery Club & Adventure Camp, que atrai diversas famílias – principalmente porque crianças de até cinco anos não pagam as refeições “kids” em nenhum dos restaurantes.
PUNTA MITA
Os viajantes brasileiros mais exigentes contam com um novo paraíso despontando no cenário do turismo de luxo internacional. Punta Mita é uma península privada no estado mexicano de Nayarit.
A exuberante natureza da região pode ser desfrutada em todas as estações do ano com clima agradável e em atividades como surfe, mergulho e golfe, que é um destaque com dois circuitos assinados pelo renomado Jack Nicklaus, lendário campeão norte-americano.
Outra característica marcante é a oferta de serviços que faz a diferença no conforto durante a estadia. Uma das excelentes opções de hospedagem com mimos para os hóspedes é o hotel cinco estrelas St. Regis, que disponibiliza um mordomo para cada uma das 120 suítes. A rede Four Seasons Resort também está presente em Punta Mita.
Veja também:
A cena gastronômica da cidade do México
TULUM
Tulum é um dos principais destinos da Riviera Maya no México. Ao contrário das megaconstruções de Cancún e da urbanização e do agito de Playa del Carmen, em Tulum você encontrará um cenário mais natural, rústico, zen e sustentável. A cidade vem se desenvolvendo rápido e se tornando um destino cada vez mais popular na região.
Tulum é famosa por sua gastronomia. A cidadezinha possui excelentes restaurantes, Hartwood e Gitano devem estar na sua lista. Além de bons bares de praia, como o Ziggy ‘s Beach.
As ruínas de Tulum são uma das mais conhecidas do México e da região de Cancún. A pequena cidade construída na beira do mar, em cima de uma falésia, era fortificada e tinha essa curiosa localização porque servia como uma espécie de porto para embarcações.
Não deixe de conhecer os principais cenotes, famosos por sua beleza natural e rica fauna. Entre eles estão: Azul Tulum, Calavera, Casa Cenote e Zacil-Ha.
O Hotel Azulik é uma atração turística da cidade. Embora possa parecer apenas mais um hotel, foi um lugar construído com um conceito muito diferente, de integração com a natureza, e dentro do hotel há uma galeria, a Sfer Ik, aberta ao público em geral e tem exibições de arte contemporânea, além do espaço em si, que é uma obra de arte.
Destaque também, para o hotel Be Tulum, completamente integrado a natureza.