“I love Madrid”. Este claim foi feito para mim, que querendo aprender castelhano cheguei em Madri e me apaixonei pela cidade. E como eu, há quase 5 milhões de turistas que visitam a capital da Espanha cada ano. Uma Madri que está cada dia mais europeia, moderna e que recebe os turistas muito bem.
Em Madri há muitos hotéis para todos os gostos. Outro dia me falaram de uma terraza nova, localizada no último andar de um albergue. Um albergue moderno que em julho abriu as suas portas no bairro de La Latina, justo atrás da Plaza Mayor, perto da Puerta del Sol, onde os turistas adoram passear e aproveitar a Madri mais antiga. Zona de restaurantes ótimos, de bares e muita vida noturna. Então fui lá conhecer o THE HAT e adorei. Achei perfeito para quem gosta de viajar, dormir bem e socializar.
O THE HAT está construído em um palacete do século XIX e foi totalmente reformado por um famoso estúdio de Madri, Jose Manzanares, que com uma obra impecável, oferece 42 quartos com 220 camas. Isso mesmo: 220 camas porque como um albergue de verdade, quem quiser se hospedar nele, pode escolher desde um quarto com 10 camas, quarto duplo, quarto para famílias, para 2 casais… tem quartos para todos os gostos e bolsos… desde turistas exigentes aos mais aventureiros.
Conversando com um dos sócios, Nacho, entendi a filosofia do THE HAT. Um hostal feito para socializar, desde a recepção a terraza, todos os espaços são abertos e bem comunicados. Começando pelo cielo de Madrid, a terraza do THE HAT está aberta para o público em geral e oferece bebida fresquinha, paella com direito a flamenco nos domingos, BBQ nos sábados, com vistas maravilhosas à Madri mais antiga.
Voltando a entrada do THE HAT, observamos que a decoração contemporânea o absorve. A recepção está ao lado do bar e também, como ele, está decorada como se fosse uma barra de bar… tons de cinza, muita madeira e janelas enormes iluminam o seu lobby, lembrando um pouco o estilo de decoração nórdica.
No subsolo está a The Cave, um espaço onde é servido o café da manhã para todos os hospedes e durante o dia é aproveitado para ações culturais que podem ser desde exposições de arte à sessões com DJ´s.
Com certeza é um albergue que vale a pena ser colocado na lista da próxima viagem a Madri, se o que queres é se hospedar bem e conhecer gente como a filosofia do THE HAT, escrita na parede do lobby: “Wherever I lay may hat, that´s my home”. Porque para o The Hat, se hospedar nele é como se sentir em casa.
THE HAT: Calle Imperial, 9. Madri. Tel: + 34 91 772 85 72.
By Jordana Paiva