Saiu na última sexta-feira no blog A Cara da Marina e na sua coluna no caderno Kzuka da Zero Hora, um artigo do Spice up the Road com 05 destinos para o feriadão do 20 de setembro. Destinos dentro e fora do Brasil é o que não faltam para você planejar sua viagem, o difícil é escolher a melhor opção. O ideal é pensar se o seu perfil é aventureiro, praiano, romântico, consumista, adorador de arte ou apreciador de uma boa gastronomia. Definindo isso, fica fácil escolher qual o local perfeito para você aproveitar. Seguem algumas sugestões:
COSTA RICA
Um dos destinos prediletos dos surfistas, Costa Rica apresenta uma variedade de praias de areia branca e mar azul transparente. San José é a capital e a maior cidade da República da Costa Rica. É uma região que não oferece muitas atrações turísticas, e por isso um lugar que não vale ficar. A praia mais conhecida é a Tamarindo, que fica há três horas de carro da capital. É uma lugar jovem, turístico, ponto de encontro de americanos, e uma das zonas mais ricas e descoladas. Tamarindo está localizada em uma zona central de fácil acesso a outras praias, mas a praia principal não é onde se encontram as melhores ondas. Para os surfistas, o ideal é visitar Avallanas, Playa Negra ou fazer uma boat trip para Witch’s Rock ou Ollies Point.
As opções de restaurantes, hotéis e praias são variadas, sendo o melhor hotel, e consequentemente restaurante, o Tamarindo Diria. Mas se a turma for grande, vale a pena alugar uma casa, pois geralmente as casas são enormes, com serviço e um preço super acessível.
Dica:
– Para planejar com facilidade a viagem para Costa Rica, o melhor é buscar pacotes de viagem onde transfers do aeroporto (San José) até Tamarindo já estão inclusos, além de um guia que ajuda com todas as atrações e hotéis. Se você quiser organizar o feriadão sem envolver agência, lembre de alugar um carro para se locomover entre as praias.
– Para os surfistas, uma ótima opção é o surfcamp que já inclui transporte até Tamarindo, além de transporte para as praias, guias que entendem de surf e passeio para a Witch’s Rock.
ITACARÉ:
Itacaré é uma das regiões mais lindas da Bahia, e fica há duas horas de carro de Ilhéus. A região central é a da Concha onde estão a maioria das pousadas e restaurantes. Ficamos na pousada Villa do Dengo logo que abriu (há alguns aninhos atrás). Os quartos são simples e a estrutura da pousada é legal, com uma boa piscina e um café da manhã divino (muita tapioca!). Ela fica à uma quadra da Praia da Concha (essa praia é mais turística e não tão bonita como as outras) e a poucas quadras da Rua Pedro Longo, onde estão localizados vários restaurantes como o O Restaurante e Creperia Tio Gu (importante ressaltar que são restaurantes simples, como a região, mas com uma comidinha super delícia).
Itacaré possui em torno de 15 praias e carro é essencial para locomoção entre elas. Para mim, a praia mais linda é a Jeribucaçu. A praia fica junto a uma fazenda particular e o acesso é somente por uma trilha de 30 minutos. Mesmo que longa, o caminho vale cada segundo, pois quando se chega na praia paradisíaca, sem nada além de um mar maravilhoso, areia fofa e branca, muita vegetação e apenas com uma barraquinha de tapioca, recompensa qualquer esforço. Vazia, linda, super astral.
Outra praia que é muito linda e também só tem acesso por trilha é Engenhoca. A praia de Tiririca fica ao lado da praia de Resende e é também pequena e linda. Esta é um point de encontro de muitos jovens e surfistas (é considerada a praia com melhor onda de Itacaré) e um local com estrutura com cadeiras para alugar e um bar animado com música e drinks.
Outra praia que vale conhecer é Itacarezinho, uma praia de 3,5km de extensão, bem característica da Bahia: muitos coqueiros, quiosques, restaurante e muita gente circulando. Uma praia bonita, mas muito ventosa e movimentada.
E estando em Itacaré, claro que é obrigatória a parada na Prainha, um dos cartões postais da região e ranqueada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Não é a toa que seu acesso também é difícil (trilha de 40 minutos). Uma dica para quem não quer fazer tanto esforço é pagar a diária para curtir o dia no Itacaré Eco Resort, onde você além de aproveitar toda estrutura de praia, piscina, bar e restaurante, tem transporte até a Prainha que fica pertinho dali (um bom hotel para quem busca conforto. Mas não tão top como o famoso Txai Resort ).
Além das belíssimas paraias, dois restaurantes bacanas que indico são o Mar e Mel (um restaurante que ferve no forro) e Boca de Forno Pizzaria no Beco das Flores (melhor pizzaria da região com música ao vivo, atendentes vestidas de baianas e drinks imperdíveis). Ainda ali no Beco das Flores estão alguns pequenos bares com músicos dando uma palinha de bossa nova ao vivo. Caminhe e procure a melhor voz.
Dica Importante: quando for planejar sua viagem, não esqueça de agendar o transfer do aeroporto de Ilhéus até Itacaré.
LOS CABOS – MÉXICO:
Los Cabos é um dos destinos favoritos dos californianos durante o Spring Break e de muitos americanos que querem fugir do frio e curtir uma praia. Los Cabos é dividido em duas regiões, San Jose del Cabo (bem pequena) e Cabo San Lucas (mais turística e conhecida). Os melhores e mais conhecidos hotéis ficam na estrada que ligam estas duas regiões.
O legal de Los Cabos é escolher um bom hotel (resort) e curtir o conforto e estrutura que ele oferece. Ficar curtindo uma praia, almoço na piscina e passeio no centro final do dia é a melhor opção. Conforto, descanso, boa comida, sol, praia e mar. Precisa mais?
Os dois melhores hotéis de lá são o One & Only e o Las Ventanas al Paraíso (já falei deles nesse link). Mas você não precisa pagar caro para ficar bem instalado em Cabo San Lucas. Milhares de opções estão disponíveis, um hotel mais lindo do que o outro. Entra Booking.com!
Alguma das atrações de Los Cabos é a visita a Ilha dos Amores, conhecer o Puerto Paraiso Mall e a marina que fica logo em frente, com uma variedade de restaurantes e bares. Um jantar romântico no The restaurant do Las Ventanas Hotel, ou uma refeição descontraída com musica típica ao vivo no Agua do One & Only Hotel é uma boa opção (ambos $$$) . E não esqueça de explorar toda a região alugando um carro (Mini Cooper!) e dirigindo pela costa.
Dica Importante: Não deixe de pesquisar os melhores bares e baladas nesta época do ano, já que agora não é alta temporada e desconheço os melhores points.
BÚZIOS
A cidade do Rio de Janeiro é a febre dos gaúchos que não perdem um feriadão sem desfrutar das praias, botecos e baladas cariocas. Mas, para aqueles que querem fugir desse agito e buscar um lugar tão carioca como, mas ainda mais paradisíaco e tranqüilo, vá para Búzios.
Búzios fica há umas duas horas e meia de carro do Rio (sim carro é essencial para locomoção) e apresenta mais de 20 praias lindas, com uma vegetação variada e diferentes características de água (algumas praias são uma verdadeira piscina natural, e outras perfeita para surfistas).
Geribá é uma das principais praias de Búzios, super extensa, ótimas ondas para surfistas, areia ótima para prática de outras esportes, e uma região que oferece uma variedade de pousadas. Na minha opinião, a melhor praia para se hospedar.
Outro lugar bacana para se hospedar é perto da Rua das Pedras na Praia da Armação. É nesta rua onde a vida noturna acontece, com vários restaurantes, lojas descoladas e de grife, bares e galerias de arte estão instalados. São 600 metros de calçamento de pedras, onde caminham diariamente diversas pessoas do mundo todo em busca de uma atração e divertimento. Sugiro uma janta descontraída na famosa Creperia Chez Michou ou na deliciosa Pizzzaria Capricciosa, um drink no bar Conversa Fiada ou uma balada forte na Pacha. Logo ali também está a Orla Bardot, com todos barquinhos de pesca, jardins e um extenso deck.
A praia mais linda e que não pode deixar de ser visitada é a Ferradurinha. Uma beira-mar de água cristalina, cercada por montanhas e rochas, bem ao lado da Praia Ferradura. É muito charmosa, não só por ser pequeninha e reservada, mas também por não ter muita estrutura, somente sua linda vegetação nativa. Super recomendo!
Outra praia linda é a de João Fernandes, conhecida como parada obrigatória dos passeios de escuna. Ela possui uma boa estrutura de bares e restaurantes e é cercada por hotéis e pousadas (por isso bem mais turística).
Outras duas praias imperdíveis é a Azeda e Azedinha, sendo a primeira maior e mais popular e a segunda menor e mais paradisíaca.
Búzios é muito lindo, vale cada minuto de um feriado por lá.
BUENOS AIRES – ARGENTINA:
A melhor opção para quem quer bater perna, ver muitas atrações culturais, comer muiiiito bem e fazer algumas comprinhas tendência. Buenos Aires sempre é um bom destino e atrações é o que não faltam. Minha sugestão é ficar em Palermo Soho, perto de onde muita coisa jovem e descolada acontece. Por ali estão milhares de lojas, restaurantes, bares e muita gente jovem e estilosa circulando, principalmente na zona perto da Plazoleta Julio Cortaza, pelas ruas Honduras e Gurruchaga. Em Palermo, vale parar para tomar aquele chocolate quente no Bar 6. Ou ir ali no bairro vizinho, o Palermo Hollywood, e almoçar no Olsen um delicioso sanduíche com degustação de vodkas, ou jantar a melhor comida japonesa do Osaka.
Outro lugar que precisa ser visitado em Buenos Aires é o Puerto Madero. Um dos bairros mais modernos e novos da capital, que além de abrigar famosos monumentos, um porto cheio de barcos, imóveis comerciais e residências, é onde estão uma variedade de restaurantes e ótimos hotéis. No porto, vale um almoço típico argentino no Cabana Lãs Lilas ou um happy hour no bar do Hotel Faena.
Um passeio rápido pela clássica Recoleta sempre é bem vindo, ainda mais se seguido por comprinhas em um dos shoppings mais requintados da cidade, o Pátio Bullrich.
Se sua paixão for por arte e cultura, o Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) é uma ótima opção, com exposições sensacionais durante o ano. Em setembro acontecerá a exposição de Yayoi Kusama (já está por lá), e Liliana Porter. Outro lugar que AMO e indico muito é a visita a famosa livraria El Ateneo Grand Splendid. Um antigo teatro que virou livraria e o antigo palco hoje é uma cafeteria com música ao vivo. Um verdadeiro espetáculo! Assistir uma peça no Teatro Colón, um dos mais lindos do mundo, também é um programa de se dar valor na terra argentina.
Para jantar, dezenas de opções desde mais simples à mais requintadas estão disponíveis. O que todos nós sabemos é que em Buenos Aires se come MUITO bem, é só abrir a mente e decidir qual delícia você quer encarar. Minhas sugestões são o Sucre para uma comida de chorar de tão boa, Casa Cruz para mais requinte e glamour, La Cabrera para os românticos que querem provar a verdadeira parrilla argentina e o Gran Bar Dazon para os baladeiros e apreciadores de bons drinks. Ahh, sobremesa é na gelateria Volta, ok?! Aproveite a linda e deliciosa Buenos Aires!
Algumas informações detalhadas de Buenos Aires aqui.
Bom Feriadão!!!