Córsega se assemelha a um continente em miniatura, com uma diversidade geográfica impressionante. A meia hora de carro, a paisagem varia de baías cintilantes, cidades costeiras vibrantes e praias fabulosas a cumes montanhosos, vales verdejantes, florestas densas e vilas no topo de colinas. Localizado ao norte da Sardenha, na costa oeste da Itália, este território francês é um paraíso, perfeito para viajantes que gostam de explorar a natureza. A ilha é dividida em dois departamentos: Corse-du-Sud e Haute-Córsega. Córsega é o nosso Travel Crush da semana!
Dados da Córsega
Localização
A ilha de Córsega estende-se ao longo de 200 km na Riviera Francesa e está praticamente no meio do Mar Mediterrânico. A linha da costa da Córsega abrange um total de 1000 km e é uma das mais visitadas da costa Francesa. Fica ao norte da ilha da Sardenha, na costa oeste da Itália.
Cultura
Os corsos são geralmente descontraídos e easy going. Eles apreciam simpatia e paciência: cumprimente as pessoas com “Monsieur”, “Madame” ou “Mademoiselle” e tente não se irritar com quaisquer obstáculos que possa ter, como estradas sendo bloqueado por dois motoristas conversando.
Idioma
O francês é a língua oficial da Córsega, embora muitos corsos sejam bilíngues ou trilíngues, falando italiano e a língua nativa da Córsega (Corsu).
Leia também:
Travel Crush: Nova Caledônia
As praias mais lindas da Sicília
Clima
Córsega tem o clima mediterrânico. A melhor época para viajar para a ilha de Córsega em França é de junho até setembro. A temperatura média mais alta em Córsega é 26°C em agosto e a mais baixa de 10°C em janeiro.
Gastronomia
Córsega tem uma cozinha muito individual. Os vários pratos frios (coppa, lonzu, prisuttu, figatellu) são muito populares e podem ser acompanhados por polenta feita de amêndoas ou sopas de peixe e marisco, que tem seus sabores acentuados pelas ervas finas, incluindo óregano, menta e manjericão. Outras especialidades tradicionais da Córsega incluem Brocciu (queijo), Figatellu (porco), Fiaddone (bolo de queijo) e Miel (mel).
História do país
Os primeiros habitantes da Córsega datam de cerca de 3000 aC. Séculos depois, em 540 aC, os gregos colonizaram a ilha, foram sucedidos pelos romanos e foi então que o padrão de conflito e batalha começou com ondas de invasores e invasores às costas.
Por sua privilegiada localização, foi muito disputada na rota do comércio, passou por inúmeras guerras do Mediterrâneo e teve ocupação de diversos povos, como os toscanos, pisanos, espanhóis, mouros, genoveses e, claro, franceses. Gênova ganhou o controle por volta de 1500, mas procurou a ajuda francesa quando a rebelião explodiu em 1729 e as tropas francesas pacificaram a ilha. A rebelião continuou, no entanto, e em 1755 o patriota corso Pascal Paoli foi proclamado General da Nação da Córsega. Antes de ser expulso pelos franceses em 1769, Paoli fundou uma universidade e introduziu uma constituição democrática, com todos os homens com mais de 25 anos com direito a voto.
Berço de Napoleão I e admirada em 1944 pelo aviador Antoine de Saint-Exupéry, Córsega é considerada pelos gregos como a ilha ‘sublime’ (Kallisté) e pelos franceses como a ‘ilha da beleza’ (Île de Beauté). Este paraíso no Mediterrâneo se destaca por suas paisagens deslumbrantes e continua a cativar visitantes de todos os cantos do mundo. Atualmente, a ilha exala um charme irresistível, oferecendo aos turistas a oportunidade de explorar suas belezas naturais e celebrar a vida em um ritmo tranquilo e descontraído, longe das pressões do cotidiano.
O que ver e fazer na Córsega
Bonifacio Citadel
Empoleirada no topo das falésias de calcário branco de uma península, a localização da Cidadela Bonifacio é dramática. A fortificação foi fundada no século 9 como uma primeira linha de defesa da Toscana e, desde então, foi ocupada e ampliada pelos pisanos e genoveses. Dentro de suas muralhas, os habitantes da cidade velha de Bonifácio operam seus pequenos negócios, entre as sinuosas ruas medievais.
Maison Bonaparte
O local de nascimento do filho mais famoso da Córsega, Napoleão Bonaparte, tornou-se naturalmente um local de grande importância na ilha. Agora um museu, o Maison Bonaparte está repleto de móveis de época preservados e pertences pessoais da família. Os Bonapartes chegaram a Ajaccio no final do século 15 e possuíram a casa de 1682 a 1923.
Palais Fesch Musée des Beaux-Arts
O tio de Napoleão, o cardeal Joseph Fesch, é o responsável por estabelecer este museu de belas artes, que agora abriga a maior coleção de pinturas italianas da França, fora do Louvre. Obras de mestres como Botticelli, Bellini e Ticiano são exibidas na galeria de design elegante. Obras de arte italianas e da Córsega dos séculos 17 a 20 também encontram-se no museu.
Désert des Agriates
Os 15.000 hectares de áreas selvagens protegidas sob este nome eram anteriormente uma área de terras férteis – agriates significa “campos cultivados”. No entanto, os incêndios florestais e a erosão do solo dizimaram as plantações e, na década de 1970. A área permanece desabitada, mas não desprovida de vida, uma vez que é coberta em partes por cerrados, prados e praias pitorescas.
Scandola Nature Reserve
Composta por pouco menos de 13km da costa noroeste da Córsega, a Reserva Natural de Scandola foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO por sua beleza acidentada e biodiversidade. A melhor maneira de conhecer a região é pegando um barco no porto de Calvi, ao norte. A Linha Colombo opera um passeio de 3 horas que percorre as falésias vermelhas e promontórios vulcânicos do litoral e as enseadas, praias, grutas, ilhotas e mais.
Chapelle de Notre-Dame de la Serra
Trilhar o caminho até esta capela no topo da colina com vista para Calvi vale a pena, uma vez que você chega ao topo e pode contemplar magníficas vistas panorâmicas da cidade, das águas azuis da baía e do farol La Revellata. Sobre uma grande rocha está a estátua de Nossa Senhora da Serra, a sentinela estática cujos braços abertos acolhem cada peregrino que completa o caminho até à ilha.
Filitosa
O sítio pré-histórico mais importante da Córsega, 20 km ao norte de Propriano, preserva extraordinários menires de granito (pedras em pé) que foram originalmente erguidos há 6.000 anos. Muitos foram re-esculpidos durante a Idade do Bronze, 2500 anos depois, para conter rostos e armamentos detalhados.
Plage de Palombaggia
Quando se trata em curtir uma bela praia, é impossível pensar além da imensa Plage de Palombaggia, a sudeste de Porto-Vecchio. Este é o paraíso da Córsega com o qual você sempre sonhou: águas azul-turquesa cintilantes, longos trechos de areia orlados por pinheiros e vistas esplendorosas das Îles Cerbicale.
Aiguilles de Bavella
As sete Aguilles ou “Agulhas” de Bavella são um maciço recortado que oferece fantásticas vistas sobre a natureza circundante e as montanhas. Eles são o centro do Maciço de Bavella. A área oferece algumas caminhadas curtas e também mais longas ao longo de vários dias.
Cap Corse
A península de Cap Corse tem 40 km de extensão e oferece uma variedade de atividades. Uma ótima atração são as torres genovesas, e você pode se bronzear na praia Plage du Lotus. Explorar a costa vale a pena, não só pelas belas praias, mas também porque é pontilhada por monumentos históricos como o Moulin Mattei (Moinho Mattei) e a Torra di Seneca (Torre de Sêneca).
Calanques de Piana
Este Patrimônio Mundial da UNESCO ergue-se majestosamente sobre o oceano no Parque Natural Regional da Córsega. É conhecido por suas formações rochosas obscuras que inspiram a imaginação. Cada um é nomeado individualmente. A beleza deste local definitivamente o torna uma das melhores coisas para se fazer na Córsega.
Plage de Saleccia
Uma praia escondida com areias brancas e águas cristalinas. Por causa de sua posição, foi um local de pouso de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial, assim como o cenário para o filme O Dia Mais Longo. Embora famosa, geralmente é menos movimentada do que praias de fácil acesso, como Palombaggia.
Plage Rondinara
Desfrute das águas azuis rasas e da praia arenosa, enquanto toma uma bebida no pequeno bar da praia. O formato quase redondo da baía protege a praia das ondas, tornando-a ótima para nadar.
Plage de Santa-Giulia
Uma das mais belas da Córsega, mas também uma das mais bonitas do mundo! Esta praia classificada pela UNESCO como uma das mais belas do mundo é simplesmente o paraíso na terra: situada ao sul do Golfo de Porto-Vecchio, é uma lagoa de águas cristalinas azul-turquesa cercada por uma praia de areia fina. Perfeita para aproveitar com crianças porque tem águas calmas.
Plage Carataggio
Plage de Saint-Antoine
Um dos locais imperdíveis de Bonifacio. Não é das mais paradisíacas, mas certamente uma das mais espetaculares. Entre falésias, grutas e uma areia perfeita, o difícil acesso compensa no visual.
La Citadelle de Calvi
Como a cidade de Calvi passou grande parte de sua história sitiada, a Cidadela foi construída para resistir aos ataques. Ele se eleva sobre a área, proporcionando excelentes vistas da cidade e do oceano.
lha de Cavallo
Esta idílica ilha privada é calma, relaxante e repleta de pequenas praias para explorar. A areia é branca e as águas límpidas, e com apenas um hotel a ilha continua exclusiva e um local calmo e lindo para se afastar de tudo.
Richiusa Canyon
A Córsega é um dos lugares mais incríveis para praticar canyoning. A água é incrivelmente límpida, o clima temperado e as montanhas impressionantes. Richiusa Canyon é um dos locais mais legais para fazer um tour de canyoning e desfrutar da natureza selvagem.
Curiosidades que você vai gostar de saber sobre a Córsega:
Córsega é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo, depois das ilhas de Chipre, Sardenha e Sicília.
A Córsega foi, na verdade, vendida para a França, que fica a noroeste da ilha, em 1768.
Em 1769, Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio (Ajax), uma das principais cidades da Córsega. Ele nasceu em uma família rica e aos nove anos foi mandado para uma escola militar perto de Troyes, no norte da França.
A Córsega tem cerca de 1.000 km de costa e um terço disso são praias. O número de praias é superior a 200.
A ilha também é muito montanhosa e tem o pico mais alto do Monte Cinto com 2.706m, cerca de duas vezes a altura da montanha mais alta do Reino Unido, Ben Nevis. Existem 20 outros picos com mais de 2.000 m.