Travel Crush: Nova Caledônia

Um paraíso francês no oceano pacífico!

Quem já ouviu falar da Nova Caledônia? O território francês abrange dezenas de ilhas no sul do Oceano Pacífico é um verdadeiro paraíso. O arquipélago é conhecido por suas praias com palmeiras e por ter uma das maiores lagoas do mundo, considerada Patrimônio Mundial da Unesco. Uma imensa barreira de corais cerca a ilha principal, Grande Terre, destino conhecido para a prática de mergulho. A capital, Nouméa, tem restaurantes de inspiração francesa e lojas de luxo que vendem as mais recentes tendências de Paris. Nova Caledônia é o nosso Travel Crush da semana! 

A Nova Caledônia é o vizinho mais próximo da costa leste australiana – você precisa de apenas um vôo de três horas de Sydney para a capital, Noumea. Mas diferente do que você imagina, esse não é um destino comum. A cultura europeia e da Melanésia se combinaram para formar um destino único, onde você pode saborear a culinária francesa impecável enquanto se senta em uma praia paradisíaca com os pés na areia branca e pura e descobre a cultura e as tradições do povo nativo Kanak.

Foto: Qantas/Divulgação

Infos importantes

Localização

A Nova Caledônia é um arquipélago ao largo da costa da Austrália, no Pacífico Sul, e os habitantes da Nova Caledônia falam o francês como língua principal. É cercada pelas conhecidas ilhas paradisíacas de Fiji e Tonga ao leste, Ilhas Salomão e Vanuatu ao norte, enquanto a Nova Zelândia fica ao sul e a Austrália ao oeste. Situada a 750 milhas a leste da Austrália continental, leva menos de três horas para chegar à Nova Caledônia de Sydney, Austrália.

Idioma

O francês é a língua oficial da Nova Caledônia e mais de 28 dialetos nativos também são falados nos quatro arquipélagos. O inglês não é muito usado, portanto, relembre algumas frases úteis em francês antes de ir ou prepare-se para ser mal interpretado.

Veja também
10 coisas para fazer em Capri
A África do Sul gastronômica

Costumes e Etiqueta

Se você for convidado a visitar a tribo ou a casa de um Kanak, sempre traga um pequeno presente para oferecer – comida, alguns metros de tecido, dinheiro ou um maço de cigarros são itens adequados.

Na Nova Caledônia, é considerado indelicado interromper uma conversa sem ser convidado (você deve esperar para ser questionado), falar muito alto em público, chegar atrasado a uma reunião pré-marcada ou deixar de mostrar respeito a todos, especialmente aos idosos.

Gorjetas não são comuns na Nova Caledônia. Sinta-se à vontade para arredondar a conta em um restaurante ou táxi, embora não seja o esperado.

Moeda

A moeda na Nova Caledônia é o Franco do Pacífico Sul ou Cour de Franc Pacifique, abreviado para CFP ou XFP e comumente conhecido como franco.

Cuidados

Doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e Zika, são um risco na Nova Caledônia. Use repelente de mosquitos e consulte seu médico antes de ir para discutir outras medidas preventivas, especialmente se estiver grávida. Os padrões dos hospitais são altos na Nova Caledônia, mas muito caros. A sugestão é de fazer um seguro antes de viajar.

Photo by Jeremy Zero on Unsplash

Quando ir

Estando no Pacífico Sul, o clima na Nova Caledônia é lindo na maior parte do tempo. O clima temperado médio oscila em torno de 20-27 graus o ano todo e há uma média de 345 dias de sol por ano. No entanto, a Nova Caledônia passa por uma temporada de ciclones do final de novembro a maio, sendo fevereiro a abril o período mais perigoso.
A melhor época do ano para visitar o país é de setembro a novembro, quando as ilhas apresentam um clima perfeito para nadar com poucas chances de chuva. A desvantagem é que todos querem visitar neste momento, aumentando os preços.

Foto: Qantas/Divulgação

História do país

Este país insular isolado no Pacífico Sul tem uma história intrigante desde que os austronésios apareceram, 3.500 anos atrás. Desde a década de 1770, os britânicos, os franceses, missionários, comerciantes, condenados, mineiros de níquel e ativistas pró-independência, todos desempenharam seus papéis pelo país.

O país foi descoberto por James Cook, um capitão naval britânico e explorador, em 4 de setembro de 1774, durante uma viagem de três anos a bordo do HMS Resolution. Ele a chamou de Nova Caledônia, pois o fazia lembrar da Escócia.

Em 24 de setembro de 1853, o contra-almirante Febvrier Despointes anexou a Nova Caledônia em nome da França para impedir qualquer movimento dos britânicos. A Nova Caledônia é francesa desde então.

A cidade de Noumea, atual capital da Nova Caledônia, foi fundada em 1854.

O que fazer

A Nova Caledônia oferece as atrações usuais de um paraíso do Pacífico: praias divinas, paisagens exuberantes e vilas tradicionais. Mas também possui um recife de 1.600 km (o maior do mundo depois da Grande Barreira de Corais na Austrália); e uma lagoa que é definitivamente a maior do mundo e, sem dúvida, a mais extraordinária. E a indústria do turismo está agradavelmente desenvolvida (tanto para residentes quanto para turistas), com excelentes oportunidades de aventura, como mergulho, caminhadas, mountain bike e esportes aquáticos raramente encontrados em outros lugares da Melanésia.

newcaledonia capital noumea
Foto: Escape/Divulgação

Visitar a capital

Capital da Nova Caledônia, Noumea é a maior cidade do país com belas baías pitorescas emolduradas por praias, restaurantes franceses e mergulho com snorkel de classe mundial em um aquário vivo bem em suas margens.

A cidade é elegante, casual e cheia de atrações. Os Must-Sees da cidade:

Mercado de Port Moselle: O maior mercado de Noumea está aberto de terça a domingo, das 5h às 11h30, e vende produtos frescos para a população desde 1991 em cinco estranhos pavilhões hexagonais.

Praça dos Coqueiros: Está localizada no coração da cidade e é um oásis verde e um ponto de encontro para os habitantes locais. Durante o ano, você encontra pequenos mercados, shows e outros eventos na praça.

Praia de Anse Vata e Lemon Bay: Anse Vata é a maior praia da cidade e ótima para relaxar, fazer um piquenique ou passear pelo calçadão que abriga diversos bares, restaurantes e lojas. Lemon Bay, chamada Baie des Citrons em francês, é a irmã menor de Anse Vata e normalmente um pouco mais protegida do vento.

Centro Cultural Tijbaou: Conta com atraentes estruturas projetadas pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano, que também projetou o Centre Pompidou em Paris, o centro cultural é uma ótima introdução à cultura Kanak local.

Ouen Toro Hill: Uma colina que se eleva sobre o extremo sul de Noumea. Você pode caminhar ou dirigir e apreciar as vistas de 360 ​​graus da cidade e do oceano ao redor.

Foto: New Caledonia Holidays/ Divulgação

Mergulhar em Duck Island

Esta ilha pode ser facilmente alcançada de barco táxi, pois na verdade fica na Baía de Anse Vata e oferece uma vida marinha incrível. Duck Island (Ile aux Canards) é perfeita para mergulho com snorkel.

Foto: NCVoyages/ Divulgação

Day trip para Amedee Island

Localizada a cerca de 40 minutos de barco da capital, é onde você encontra areia branca e fina contra o oceano turquesa e o famoso farol de Amedee, um dos faróis mais altos do mundo.

Hospede-se em Maitre Island

Considerado o overwater bungalows mais próximo da Austrália, o L’Escapade Island Resort em Ilot Maître está a 20 minutos de barco de Noumea e oferece um lugar incrivelmente privado para ficar, um dos melhores lugares para casais na Nova Caledônia.

Photo by Sébastien Jermer on Unsplash

Visitar a Isle Of Pines

Conhecida como ‘a joia do Pacífico’, a ilha é mais conhecida por suas praias de areia branca, lagoas turquesa e pinheiros altíssimos. Para chegar à Ilha de Pines, você terá que fazer um passeio de balsa de 2,5 horas de Noumea ou pegar um voo de 20 minutos para a ilha. O lugar é belíssimo com lindas piscinas naturais. Além disso, lá você pode explorar cavernas ou caminhar até o pico da ilha.

Explore o The Great South

Você sabia que a Nova Caledônia também tem um lado selvagem? Dirija algumas horas ao sul de Noumea e você encontrará uma areia vermelha profunda, uma paisagem acidentada e locais históricos como a aldeia de Prony. O sul da Nova Caledônia também abriga muitas cachoeiras, como as cataratas La Madeleine e Goro.

Um dos destaques vai para o Farol Cap N’Dua na ponta mais ao sul da ilha principal da Nova Caledônia.

Kanua Tera Ecolodge. Os bangalôs bonitos e rústicos estão situados bem nas margens da Baía de Port Boise, perfeitos para mergulho com snorkel, natação e pula do cais flutuante no local. É uma viagem e tanto de Noumea para chegar aqui, mas para a verdadeira tranquilidade e reclusão, este é o seu lugar! Cercado pela floresta tropical, há também um restaurante e bar e com certeza você terá a praia quase para você, pois são apenas 18 cabanas.

Curta as praias de Maré (Loyalty Islands)

É difícil definir apenas uma praia na região, mas talvez la crème de la crème seja a Ilha da Maré. Ao longo da baía ao sul, Wabao atende a todos os requisitos: uma faixa extensa de areias brancas como a neve com águas calmas, rasas e azul-bebê transbordando de peixes coloridos aparentemente próximos à costa. A maioria das praias ao redor da Maré são acessíveis apenas a pé, garantindo que permaneçam notavelmente subdesenvolvidas e, muitas vezes, completamente desertas. Uma das mais acessíveis é a Ekure, no final de uma trilha de caminhada fácil. A mais remota é a praia de Buhnetine.

Nade com tartarugas Luengoni

Em Luengoni, na Lifou Island, a areia fofa convida a caminhar descalço. Mas não se esqueça de levar sapatos e nadadeiras com você! Eles serão úteis em sua busca pelos verdadeiros tesouros de Luengoni: os buracos e os bolsões de água. Explore-os nadando quando o sol do meio-dia iluminar as águas esmeraldas dessas estranhas cavidades, onde as raízes da figueira-da-índia encontram as estalactites de calcário. Ou você pode apenas ficar feliz com um mergulho na ilha de coral que você pode ver da praia. Se tiver sorte, na travessia será acompanhado por tartarugas verdes .

Aproveite com a família em Kuto Bay

Com suas águas cristalinas emolduradas pelas silhuetas delgadas de Cook Pines, a Baía de Kuto é mais do que apenas uma das baías mais bonitas do mundo. É também o local perfeito para um mergulho em família.

Foto: NCVoyage/Divulgação

Veja os tubarões bebês em Ouvéa

Na Ouvéa, a praia se estende por quase 25km, em uma faixa interminável de areia alinhada com coqueiros. Ao norte, a lagoa é o lar de um “viveiro” de lemon sharks.

Observe os peixes na piscina natural de Oro Bay

As pessoas que curtem fazer snorkel costumam adorar este vasto aquário esculpido no coral. Um canal estreito protege Oro Bay das ondas do oceano, tornando-o a arena perfeita para peixes-palhaço e peixes-papagaio, ouriços-do-mar gigantes e donzelas mostrarem suas cores sem se importar com o mundo. É possível chegar lá em 45 minutos caminhando desde a Baía de Upi.

Onde se hospedar

Noumea é a ilha mais completa em termos de restaurantes, compras e vida noturna, mas a paisagem mais bonita está mais longe. Algumas recomendações de hotéis são Le Méridien Noumea Resort & Spa.

As ilhas Loyalty compreendem seis pequenas ilhas a cerca de 100 quilômetros ao norte de Noumea, três das quais contam com hotéis: Lifou, Ouvea e Mare.

A costa leste da ilha principal (Grand Terre) é exuberante e verde, e há mais oportunidades de experimentar as tradições da população indígena. Sugestão de hotel:  Sheraton New Caledonia Deva Spa & Golf Resort.

A Ilha de Pines, ao sul do continente, é frequentada por navios de cruzeiro durante o dia, mas vale a pena ficar a noite para ver como é impressionante pela manhã e à noite, quando há menos gente na ilha. Uma sugestão de hotel é o Le Méridien Ile des Pins. Outra opção em Kuto é o OURE TERA beach resort.

 

Leave a Response

EN PT