Quando eu fiquei sabendo da mudança da minha irmã e do meu cunhado para o Bahrain, a única coisa que sabia sobre o lugar é que havia o GP noturno de Fórmula 1. Após ela chegar lá me disse: “Isso aqui é único, tu precisa vir para cá!”, e então, não pensei duas vezes, até porque esta afirmação vinha de uma pessoa que já morou em muitos lugares e viveu diversas experiências.
Chegando lá me senti em uma novela.
O reino do Bahrain é um arquipélago no Golfo Pérsico, cercado por um mar azul maravilhoso. Faz fronteira marítima com o Irã, Qatar e com a Arábia Saudita. Comparado com seus “vizinhos” é liberal, e como maior exemplo, é a permissão da venda de bebidas alcoólicas.
A cultura local é completamente diferente de tudo que já vi. É necessário mostrar respeito às práticas culturais e a religião em todos os momentos. Em locais abertos, se deve usar calças ou vestidos longos e cobrir os ombros e o peito. E ainda, não se deve jamais mostrar qualquer sinal de afeto em público.
As mulheres usam burca cobrindo todo o rosto, inclusive com luvas. Os homens todos de branco com os tradicionais lenços na cabeça.
A arquitetura, os costumes, a riqueza, o toque do sinal para avisar os horários de reza… enfim é tudo muito diferente!
A moeda de lá é o dinar, uma das mais valiosas do mundo. Um dinar é cerca de sete reais, o que não faz do lugar um paraíso das compras. Os preços não são convidativos, com exceção de ouro, tecidos e tapetes.
Uma curiosidade é que ao andar pelo lugar se vê um mar azul cristalino por todos os lados e as praias completamente vazias! Para frequentar as praias é necessário ingressar em algum clube de praia ou hotel – todos possuem praias privadas.
Fomos a Al Dar Island um lugar inacreditável, a 10 minutos de barco do porto de Sitra. Se paga para entrar na ilha e lá tem um pequeno hotel, restaurante, quiosques, banheiros e cadeiras. A água do mar é quente, transparente e não tem vento algum. Um verdadeiro paraíso!
A gastronomia no Bahrain também é muito rica e encontra-se de tudo para comer, porém não são todos os restaurantes que vendem bebida alcoólica. Dos lugares que fomos, fiquei encantada com o Bushido, uma japonês super badalado e lindíssimo e com o SkyBar, um rooftop com uma vista espetacular.
Outra curiosidade é que as quintas-feiras é como se fossem nossas sextas e as sextas os sábados e os sábados domingo. Então, nas quintas-feiras o movimento na cidade aumenta muito, pois os “vizinhos” da Arábia Saudita vão passar o final de semana – por ser mais liberal e ter vida noturna.
A Ilumination Road possui diversos restaurantes e lojas, fica engarrafada de tanto movimento.
Um passeio imperdível é conhecer a Árvore da Vida, uma árvore no meio do deserto que atrai muitos turistas. O pôr do sol na arvore, certamente, é o mais lindo que já vi. Falando em pôr do sol, esse é um espetáculo a parte.
A capital Manama possui diversos shoppings e lá se encontram todas as lojas americanas e européias. Eu particularmente fiquei encantada com os Souks. Conheci o de Manama e o de Murraraq. Lá é possível comprar ouro por um ótimo preço, objetos de decoração maravilhosos, tecidos e Kaftans lindos!
Outro passeio imperdivel é a Janabyia Royal Camel Farm, onde é possível alimentar os animais e ver os filhotes.
Conhecemos o Al Fateh Grand Mosque, a principal mesquita do Bahrain, que é incrível! Para o ingresso é necessário vestir uma burca, que fica a disposição dos visitantes, e a visita pode ser guiada por uma das religiosas voluntárias, que explicam a história da mesquita e um pouco sobre a religião muçulmana. Elas falam inglês e ao final dão de presente o alcorão na língua escolhida.
O forte de Manama também é muito bonito e a vista é linda, por que tem vista para o mar e para toda a cidade. O contraste do Forte, com a praia e os prédios modernos e espelhados deixam o visual mais lindo.
A Ilha de Amwaj é um sonho! Lá tem diversos condomínios onde se concentram americanos e europeus que estão no país a trabalho. Tem ótimos restaurantes e a vista a noite é linda.
Certamente foi uma das melhores viagens que já fiz e só me deu mais vontade conhecer o Oriente Médio. O misto de riqueza, modernidade, cultura e natureza faz o Bahrain ser um lugar incrível, e quem tiver a oportunidade deve conhecer esse lugar mágico.
By Bruna Baron
Advogada, apaixonada por praia e por viajar.