Tudo sobre o histórico Fairmont Hotel San Francisco

Referência da arquitetura da cidade e um dos hotéis mais luxuosos da Califórnia, conheça mais detalhes sobre o icônico Fairmont.

Quem vai a San Francisco com toda certeza já passou pelo imponente Fairmont Hotel San Francisco. Com uma localização central, o luxuoso hotel fica a uma curta viagem de teleférico dos movimentados Downtown, Financial District, Union Square e Fisherman’s Wharf. Na verdade, o Fairmont San Francisco é o único local na cidade onde cada uma das linhas de teleférico de San Francisco se encontram.

Logo ao entrar no hotel, você vai ver o extremo luxo nos pilares de mármore, no pé direito alto e em cada acabamento inspirado na Art Decó, peças de mobiliário de valor em madeira maciça. Tudo é muito suntuoso. Mas esse retorno aos tempos dourados faz parte também da experiência de hospedar-se no Fairmont, e ainda que você não fique no hotel de fato, a visita precisa ser feita.  As portas do hotel estão abertas e qualquer pessoa pode entrar e dar uma volta pela área principal do Fairmont.

Em 2016, Tony Bennett recebeu a homenagem com sua estátua no hotel. Imagem: Internet. 

 

No fim de um dos corredores, virando a direita, está o Venetian Room. O salão é famoso, pois foi onde Tony Bennett cantou pela primeira vez em 1962. Sua música, inclusive, você provavelmente deve conhecer, I left my heart in San Francisco. Uma letra que faz uma homenagem a cidade que é mesmo mágica. Bennett está presente em muitos cantinhos do hotel, há também uma estátua do músico na frente do Fairmont.

Ainda passeando pelo hotel, os jardins chamam a atenção. E o senso de preocupação com a sustentabilidade, desde 2010, os hóspedes podem tomar um chá ou café adoçado com mel produzido no próprio Faimont de San Francisco. Já falamos disso aqui no SUTR, é uma tendência em diversos locais nos Estados Unidos, a produção das próprias colmeias. No complexo do hotel, algumas lojas que vendem roupas e artigos de luxo estão abertas para hóspedes e o público em geral.

O Fairmont Hotel em San Francisco é também um dos cartões postais da cidade. De renome mundial, ele é considerado o melhor hotel de luxo no topo da Nob Hill. Com as melhores vistas panorâmicas da cidade e da baía, ao longo dos anos, foi palco de algumas das reuniões e eventos mais influentes dos Estados Unidos e casamentos de tirar o fôlego. 

São 606 quartos e suítes equipados com TV, Wi-fi, mini bar e cofre. O hotel oferece refeições requintadas com três renomados restaurantes e lounges, além de 72.000 pés quadrados de espaço funcional que é espetacular. Como é de se esperar de um hotel cinco estrelas, ele tem um serviço de primeira e os hóspedes podem usufruir de espaços como spa, sauna e até aproveitar a noite na casa noturna do hotel. 

Veja também:
Os 12 melhores restaurantes da Califórnia
Viajando com crianças para a Califórnia

A suíte Penthouse do Fairmont

A vista da suíte. Imagem: Internet.

Essa é considerada a cereja do bolo do Fairmont. Da realeza às estrelas do rock, a elite mundial já passou pela suíte e chamou de “casa” a Penthouse. O presidente John F. Kennedy, o príncipe Charles de Gales, Mick Jagger, Tony Bennett, Nat King Cole e Marlene Dietrich são apenas alguns dos ilustres que integraram a lista de hóspedes da suíte.

Ela possui três quartos grandes, uma sala de estar com um piano de cauda, ​​uma sala de jantar formal, uma cozinha de nível profissional, uma biblioteca circular de dois andares coroada por uma rotunda onde um mapa celeste é feito em folha de ouro contra um céu de safira, uma sala de bilhar em azulejo persa artesanal do chão ao teto e um amplo terraço com vista deslumbrante de San Francisco.

Detalhando mais o que chamamos de cozinha “profissional”, ela é simplesmente abastecida com itens orgânicos frescos do Ferry Building Farmer’s Market, tem uma seleção de vinhos californianos e taças e talheres de grife. Na suíte, estão disponíveis roupões personalizados, roupas de luxo e produtos de banho e flores frescas, bem como uma seleção exclusiva de comodidades que desenvolvidas para cada hóspede.

A Penthouse fica no oitavo andar do hotel, são oferece 6.000 pés quadrados de luxo. Criada na década de 1920 pelo famoso arqueólogo americano e historiador da arte, Arthur Upham Pope, a Penthouse Suite foi projetada para ser mesmo o cenário de momentos marcantes. É impressionante pensar que, em 1945, diversos políticos lá se prepararam para redigir a Carta das Nações Unidas, por exemplo. Ela simboliza a exuberância e o design distinto deste período de tempo singular. Depois de uma restauração recente, a Suíte Penthouse continua sendo o destino de muitas personalidades. Por sinal, a suíte pode acomodar jantares para até 60 pessoas ou recepções para até 150 convidados.

A diária custa partir de US $ 18.000 por noite.

A gastronomia do Fairmont

O Tonga Room & Hurricane Bar. Imagem: Internet.

O Fairmont San Francisco também oferece algumas das melhores opções gastronômicas da cidade. O Tonga Room & Hurricane Bar  é um bar asiático com ambiente super legal que oferece refeições da culinária da Polinésia. E ele já é um senhor, afinal tem 70 anos de idade. É onde diversas festas temáticas acontecem, nesse clima despojado os bartenders misturam coquetéis de rum de sua própria criação e exibem criações de estrelas convidadas de outros bares locais, como a famosa margarita do Tommy’s Mexican Restaurant, e o Punchbowl do Smuggler’s Cove. O que realmente diferencia o bar, é a decoração tiki-kitsch com telhados de palha e um chuveiro de alta velocidade (com trovão e relâmpago incluídos) que uma vez ou outra molha a “lagoa” central, que já foi a antiga piscina coberta do Fairmont. Nas noites de fim de semana, uma banda ao vivo toca com camisas floridas.

O Laurel Court Restaurant & Bar  tem inspiração na culinária americana e fica aberto durante todo o dia até às 22 horas. Aos domingos, oferece também um brunch especial, com direito a tudo que você está acostumado a ver nos restaurantes americanos: ovos, bacon, panquecas, criações especiais… A comida pode não ser uma super referência para quem está acostumado com a culinária internacional, mas tem um menu com uma variedade bem grande. E a experiência para olhos, dessa arquitetura tão imponente, com toda certeza, vale já a ida ao Laurel Court.

A história do Fairmont

Retrato antigo do Fairmont em suas primeiras décadas de existência.

Referência em luxo e elegância, cenário de passagens históricas que atravessaram as suas muitas décadas de vida, esse icônico hotel, logo em seu lançamento, já quebrou barreiras: ele foi desenhado por Julia Morgan. Sim, uma mulher! Aliás, Morgan foi também a responsável pela arquitetura do Hearst Castle e do Berkeley City Club, lendários edifícios da Bay Area.

A frente do seu tempo, Julia Morgan foi quem assinou diversos edifícios importantes da Califórnia. Imagem: Internet.

Julia Morgan foi a primeira mulher a ser admitida no programa de arquitetura École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, a primeira mulher a ser licenciada como arquiteta na Califórnia e a primeira mulher arquiteta a receber a Medalha de Ouro da AIA, um dos prêmios mais importantes da área. Durante sua ilustre carreira, que começou em 1902 e durou quase 50 anos, ela projetou mais de 700 prédios na Califórnia, numa época em que poucas mulheres atuavam na profissão como protagonistas.

O hotel integra uma rede centenária, existente desde 1907. O Plaza em Nova York , o Savoy em Londres , o Fairmont San Francisco , o Fairmont Banff Springs e o Fairmont Peace Hotel em Xangai são apenas alguns desses hotéis de luxo icônicos. São hospedagens que são famosa pelo seu serviço primoroso, design, cozinha inspirada nas localidades e bares/lounges célebres. O portfólio mundial conta com mais de 75 hotéis. Atualmente, a rede Fairmont faz parte da Accor, um grupo de hospitalidade que tem 4.800 hotéis, resorts e residências em 100 países.

Novidades pelo mundo

Fairmont Gold: a experiência premium dentro do hotel.

O Fairmont Royal York, um dos pontos turísticos mais famosos do Canadá, recém-inaugurou uma experiência chamada de Fairmont Gold. Nela, é possível experimentar a vivência de um “hotel dentro de um hotel” da marca dentro da propriedade. No alto da cidade de Toronto, os andares 12 ao 18, com um salão privado com vistas impressionantes de Toronto, o novo Fairmont Gold está oferecendo aos hóspedes mais exigentes, de celebridades a chefes de estado, passando por executivos de negócios, um serviço ainda mais premium, com uma estadia personalizada.

O Fairmont Royal York contratou a Champalimaud Design , empresa premiada internacionalmente, para revitalizar seu Fairmont Gold. Com design mais moderno, os 106 novos quartos são elegantemente decorados, bem como as suítes estúdio e as suítes de quarto individual. Apesar da revitalização, tudo combina com a geometria original do Art Deco dos anos 20 do hotel.

Leave a Response

EN PT