Um miniroteiro para aproveitar o melhor do Chile
Confira os lugares imperdíveis para visitar no Deserto do Atacama e Patagônia
O mês de julho é perfeito para visitar o Chile, especialmente para viajantes aventureiros que têm preferência por destinos de inverno. Mas são tantos lugares para visitar que, dependendo do tempo que você tem, fica muito difícil de elaborar o roteiro ideal.
Leia também: Abertos o ano todo: Visite os parques nacionais do Chile
Por isso, nós preparamos um miniroteiro para quem fará uma viagem mais curta para o Chile – com destaque para o Deserto do Atacama e Patagônia. Confira!
3 dias no Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama ocupa uma área de 105.000km2 no norte do Chile, e faz fronteira com Bolívia e Argentina. É considerado o deserto mais alto do mundo, com regiões que ultrapassam os 4.000m, e o mais árido (seco), porque não chove há centenas de anos em algumas áreas.O lugar é de fácil acesso e caso você não tenha muito tempo para fazer um longo percurso de carro, pode voar para Calama via Santiago.
Dia 1
Depois de provavelmente enfrentar uma viagem longa, é preferível optar por um passeio mais leve. Não deixe de visitar o Vale de Marte e o Vale da Lua e se encantar com a beleza natural.Se ainda tiver ânimo, vá até o Vulcão Licancabur com a vista mais linda do deserto.
À noite, aproveite para conhecer a cidade de San Pedro! A dica apreciar um belo jantar no Baltinache para apreciar o melhor da culinária local.
Dia 2
Agora que você já está mais descansado, prepare-se para explorar! No segundo dia, o passeio deve iniciar cedo – aproximadamente às 6h30min. Vale a pena fazer um passeio guiado pelas belíssimas lagoas Miscanti, Miñiques, Tuyajto e Águas Calientes e, depois, seguir para o Salar do Atacama, o maior depósito de sal do Chile. Para encerrar, visite a aldeia de Toconao para conhecer mais da cultura local.
Você deve retornar à San Pedro em tempo de almoçar, então, a dica é conhecer o Adobe, um restaurante com cardápio internacional, ou o La Estaka, um dos restaurantes mais antigos da região.
A tarde pode explorar a cidade. Passe pela rua principal (onde “tudo acontece”) chamada de Calle Caracoles. Visite o Museu arqueológico Padre Le Paige para saber mais da cultura e história local.
Dia 3
No terceiro e último dia, você vai precisar madrugar às 4h da manhã. Mas valerá a pena: a próxima parada no roteiro são os Geysers de Tatio, o maior campo geotérmico da América do Sul – e o ideal é chegar em tempo de ver o sol nascer. No caminho de volta você pode conhecer o Lago Putana e vilarejo de uma rua só chamado Machuca.
De volta à San Pedro, você pode fazer uma parada na Franchuteria, a melhor padaria da cidade.
Onde se hospedar
San Pedro do Atacama é uma cidade muito turística e conta com diversos hotéis e tours. Uma das acomodações mais famosas são os hotéis que oferecem “full experience”, ou seja, tudo incluso (comida, excursões, guias, etc.). Os melhores são o Tierra Atacama Hotel & Spa, Alto Atacama e Explora Atacama.
3 dias na Patagônia Chilena
A Patagônia é uma grande região entre a Argentina e o Chile, cujos limites foram definidos em 1881. Boa parte é desabitada e intocada, mas há muitos lugares em ambas regiões que possuem ótima estrutura de hotéis e turismo. Por estar quase no fim do mundo, faz frio o ano todo.
Dia 1
Punta Arenas é um dos principais destinos da Patagônia Chilena, e geralmente a cidade serve como base para as excursões pela região. No primeiro dia, vale navegar até a Isla Magdalena, onde vivem milhares de pinguins de Magalhães, e conhecer o Estreito de Magalhães.
Dia 2
No segundo dia, visite a pequena cidade de Puerto Natales para fazer passeios pelos Glaciares Serrano e Balmaceda. E aproveite a cidade! Mesmo sendo uma cidade pequena, Puerto Natales possui atrações interessantes, como o Museu Histórico Municipal e Mercado de Artesanatos Etherh Aike.
Para almoçar, a sugestão é ir no restaurante do The Singular Patagonia Hotel. Outra sugestão é o Angelica’s Restaurant, especializado em frutos do mar.
Dia 3
E, finalmente, reserve o último dia para um full day tour pelo Parque Torres Del Paine. Declarado a Oitava Maravilha do Mundo e Reserva da Biosfera pela UNESCO, esse é um destino simplesmente imperdível.
Leia também: Fuja do óbvio: 03 lugares para conhecer no Chile
Onde se hospedar
Diversos hotéis estão disponíveis na Patagônia chilena. Mas, para quem quer viver experiências exclusivas na região, existem três hotéis maravilhosos e imperdíveis: Explora Patagonia, Tierra Patagonia e o Awasi.