Uma viagem pelos sabores da Bahia by Vico Crocco

Um tour gastrônomico pela Bahia pelo chef Vico Crocco

Caraiva Bahia

Em abril deste ano o chef Vico Crocco esteve na Ilha de Comandatuba, ao sul da Bahia. Após o evento, o chef aproveitou para explorar um pouco do estado e, em um carro alugado e sem pressa, percorreu de Ilhéus a Caraíva, parando em casa de amigos, comendo e cozinhando, conhecendo restaurantes incríveis, explorando. Uma viagem de muita leveza, simplicidade e sabor. Toda sua experiência e melhores dicas ele compartilha aqui no Spice up the Road. Veja abaixo:

O percurso

A minha rota pela Bahia foi pela Costa do Descobrimento, percorrendo o litoral entre ilhéus e Caraíva. Para quem não sabe, a Costa do Descobrimento é uma zona turística localizada no sul do Estado da Bahia e que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

O caminho de ida de Ilhéus a Caraíva foi percorrido BR-101, e a volta devagarinho pela beira da praia, passando por balsas e curtindo lugares como: Praia do espelho, Trancoso, Santo André, Belmonte. O caminho também contou com plantações de cacau à beira do Jequitinhonha, em uma Bahia menos cheia, menos projetada e mais orgânica.

No total foram 10 dias de viagem descobrindo sabores novos, aprendendo sobre o cacau, revendo amigos, curtindo a praia, o mar baiano e seus temperos.

Veja também:

A África do Sul gastronômica

As Melhores Pizzas de NYC

As vivências

A viagem foi recheada de experiências, vivências e sabores. No estado de Belmonte provei o melhor Aratu e Guaiamu que já comi até hoje. Belmonte é parado no tempo, na sua suavidade e casas históricas da época que os coronéis bombavam com o cacau.

Em Caraíva, provei peixe pescado no dia, praticamente na hora, saboreado na areia, no encontro do rio com o mar.

Em Trancoso, tive grandes encontros com amigos, curtindo cafés da manhã e jantares na maravilhosa pousada Capim Santo. Encontro com as amigas Sandra Marques, Morena e Leite. Aquela calma naquele paraíso, curtindo cafés da manhã e os jantares maravilhosos da pousada Capim Santo. Além de uma verdadeira moqueca baiana na Casa da Glória.

As margens do Jequitinhonha tive uma aula espetacular e vivência do cacau, estilo roça a dentro! Da colheita, a extração do seu mel, fermentação, secagem. Um momento lindo demais. E para completar, lá nos hospedamos em uma fazenda de 1902, da época dos grandes coronéis do cacau…demais!

As dicas imperdíveis

#Viaje leve!Não leve calça, não leve moletom. Leve (poucas) roupas, de preferência roupas leves, com você. E não esqueça de um chinelo confortável, será o que mais usará na viagem!

#Sempre é bom ter dinheiro em espécie, pois as praias pequeninas e pacatas muitas vezes não contam com máquinas de cartão.

 

#Caraíva é demais! 3 noites é o ideal para curtir o lugar. Não deixe de subir o Rio de barco/lancha e descer de boia e um super passeio. Ou caminhar de Caraiva até Praia do Espelho, com duas lagoas lindas pelo caminho (uma gelada e outra quente). O caminho é longo (5h) então vá com pouca coisa: bermuda, canga, chapéu e água. Se ficar com fome ou sede, no caminho existe uma tenda que vende comidas e bebidas.

#Quando for a Praia do Espelho, entenda a maré alta e baixa antes de chegar lá,  para aproveitar o melhor da praia! O lugar é lindo e vale a pena! E não deixe de comer a moqueca do Chef Jura na Pousada Bendito ou o Polvo da Chef Neide na Cala é Divino.

#Em Corumbau, ou Ponta de Corumbau, uma vila de pescadores com praias paradisíacas, o bacana é passar o dia ou dormir uma noite. Um passeio de buggy é um baita programa, mas cuidado para usar o serviço oficial e não os clandestinos.

# Chegar em Trancoso no final do dia é mágico.

# Na minha opinião, Porto Seguro e Arraial D’Ajuda não valem a pena. Apenas uma passada por Arraial está de bom tamanho… tem tanta coisa mais bacana para explorar pelo caminho, você vai ver!

#Alugue um carro e vá sem pressa. Programe sempre duas a três noites em cada lugar. Não faça essa viagem pensando em ficar somente em uma praia. Pegue a estrada e vá descobrindo.

Os melhores restaurantes

Mangaba | Caraíva: restaurante informal considerado um dos melhores da região.

Bendito Seja e Cala & Divino | Praia Espelho: Ambos os restaurantes ficam dentro de hotéis, então lembre-se de fazer uma reserva antes.

Restaurante Capim Santo Trancoso
Foto: Capim Santo
Foto: Silvana e Cia

Capim Santo, Silvana e Cia, Tapioca da Sandra e Restaurante Uxua: Todos no Quadrado de Trancoso.

Arraial d’Ajuda: comer o picolé de coco na rampa da balsa.

Pelo caminho: entre Trancoso e arraial encontram-se diversos hotéis de charme com ótimos restaurantes. Vale conhecer!

Família e Restaurante Taberna | Belmonte: Comemos incrivelmente no restaurante à beira do rio. Ótima opção para o almoço. A cabeça de robalo e casquinha de caranguejo são as especialidades. Importante: é preciso encomendar quantos guaiamu ou cabeça de robalo vai querer.  A Taberna é uma ótima opção para jantar, pois é o lugar “chique” da cidade.

Os sabores que mais nos surpreenderam durante a viagem? As frutas, os picolés, os sorvetes.
Lembre-se de comer todo dia um prato regional diferente para viver as melhores experiências.

Onde se hospedar

A Bahia é leve, quente, no seu ritmo.  Então não tenha medo de ir sem programação, pensando que o ideal é ir para um resort. Vá sem hotel reservado, vá descobrindo. Agora se tiver com dinheiro para hospedagem e jia quiser garantir suas hospedagem as dicas são:

Vila Naia Corumbau
Foto Divulgação/ Booking.com

Vila Naia | Corumbau: Um hotel rústico e chique à beira-mar, fica entre a praia e o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e está a 3 km das praias e bosques da Ponta do Corumbau.

Hotel Fazenda Calá & Divino | Praia do Espelho: Um hotel sofisticado e isolado, do século 16, conta com vista para a praia do Espelho e fica a 17 km da cidade costeira de Caraíva e a 37 km da vila histórica de Trancoso.

Pousada Bendito Seja | Praia do Espelho: Uma pousada mais sofisticada de frente para o mar, está cercada por jardins tropicais, e localiza-se fica a 5 km da rodovia estadual BA-283 e a 33 km do Parque Nacional do Pau Brasil.

Foto Divulgação/ Kiwi collection

Uxua | Trancoso: Um dos melhores hotéis de Trancoso, fica localizado no coração do Quadrado. Com um estilo rústico e integrado com a natureza e com um jardim exuberante com piscina, o UXUA Casa Hotel & Spa é projetado com técnicas clássicas e materiais locais. A propriedade oferece casas de temporada tranquilas e totalmente equipadas, puro charme e luxo.

Foto Divulgação/ Le Refuge

Le Refuge | Trancoso: A pousada não fica bem no Quadrado, mas está bem pertinho e quase dentro da praia – 100 m da Praia dos Coqueiros. A pousada rústica é mais acessível, mas também muito confortável.

Pousada Rio | Belmonte: Uma pousada muito bem localizada, no centro da cidade, próxima da praia e a 600 metros do Rio Jequitinhonha. Só vale a pena se hospedar nesta pousada se você conseguir escolher o quarto antes – alguns quartos não são bacanas.

Pousada Caçari | Belmonte: Também muito bem localizada, próxima a Pousada Rio, mesmo que mais simples, um lugar digno.

Leave a Response

EN PT