Primeiramente, obrigada Fefa pelo convite para escrever este post para o Spice Up the Road! 🙂
Vancouver é conhecida como a cidade onde você pode no mesmo dia subir às montanhas para esquiar e descer para um mergulho em uma das praias lindas assistindo o pôr do sol. Já na primavera a cidade começa a ter os dias mais longos, o sol nasce em torno das 5h30 da manhã e se põe apenas às 21h. O inverso é verdadeiro no inverno, quando o anoitecer acontece um pouco depois das 4h da tarde. Mas em compensação, as montanhas durante o inverno estão com pistas abertas até as 22h com uma vista linda da cidade a noite.
O horário canadense para a janta porém não muda, sempre por volta das 6 horas da tarde, mesmo ainda sendo dia. Mas uma boa dica para quem janta mais tarde é que a maioria dos restaurantes tem o late menu, depois das 9 horas da noite os preços baixam.
A grande dica para Vancouver, quando não há neve na cidade, é aproveitar as ‘bike routes’. São 400km de pistas especiais para andar de bicileta ou patins/rollers. Meio de transporte super usado na cidade e ultra respeitado no trânsito, mas não esqueça o capacete, pois a multa é alta.
Um dos passeios obrigatórios para quem gosta de vistas bonitas e natureza é o Stanley Park. O maior parque urbano da América do Norte, conta com trilhas por dentro da mata, pista de corrida e bicicleta, quase 100% circundado pelo oceano e ainda com 4 opções de praias ao longo da orla! Além de ser o símbolo da harmonia que a cidade vive entre evolução urbana e preservação dos espaços naturais.
Seguindo pela costa, o Coal Harbour é a continuação do parque e conta com um calçadão super agradável para um caminhada, pedalada ou simplesmente relaxar e apreciar a vista.
Ainda para quem gosta de natureza, mas um pouco mais de contato direto, afinal você pode dar de cara com um urso no meio do caminho, a cidade conta com diversas trilhas naturais que cruzam as montanhas e parques como o Lynn Canyon, parque onde você pode atravessar por uma ponte suspensa! Daquelas que dá frio na barriga! O único detalhe que a ponte fecha depois das 16h. Outro lugar lindo para apreciar a natureza, e de repente se aventurar em uma trilha é Deep Cove, não tão ao centro da cidade, mas vale o passeio nem que seja só para provar os considerados melhores donuts da América do Norte!
Um charme no meio da cidade: Granville Island. Uma mini ilha no centro da cidade que conta com um mercado público com uma incrível variedade de items para compras, lojinhas diferentes e lugares para almoço, janta ou um lanche. Dá para conhecer a ilha toda apenas caminhando. Além do mercado, um dos charmes é a vila de casas flutuantes que possuem uma das melhores vistas da cidade, a Sea Village. Depois da caminhada vale parar para uma degustação de cervejas e visita à cervejaria da ilha, Granville Island Brewery, que conta com umas comidinhas deliciosas como o cachorro-quente com cebola caramelada.
Outra maravilhosa opção na ilha é o Edible, um restaurante super cool com todas opções de comidas desde sanduíches até filés e fish and chips. Tudo com um toque diferente como a especial batata-frita em óleo de pato (que é um desbunde) e estritamente local, ou seja, você não vai achar coca-cola para beber lá, só colas orgânicas feitas localmente 😉
Outro charme de passeio e parada obrigatória é a cidade antiga, Gastown. O bairro possui uma extensa opção de restaurantes super charmosos e lojas de decoração, design e moda. Uma bela dica é o The Flying Pig, na rua principal de Gastown, a Water Street, com pratos deliciosos (massas especialmente). O restaurante é moderno e com uma decoração que você não vai cansar de admirar.
Ainda no centro da cidade, o bairro mais moderninho e trending de Vancouver é Yaletown. Cheio de opções para um jantar legal ou sair para beber à noite, fica super movimentado e é super seguro para caminhar. O restaurante The Flying Pig possui uma filial lá também. De dia em Yaletown vale a caminhada pelas lojas de decoração, se você gosta, vai ficar babando.
Uma das franquias mais famosas do Canada é o restaurante Earls. A melhor ‘Barbecue Back Ribs’ da cidade e deliciosos hamburgueres servidos pela equipe mais bonita. É verdade, preste atenção. De sobremesa peça o Sticky Toffee Pudim sem dúvida!
Todos os restaurantes da rede contam com bar com televisões, por que afinal o Canada é alucinado por hóquei, basquete e até futebol. Prepare-se para uma refeição em torno de $30 dólares que vale a pena.
A melhor opção de compras e para uma caminhada na rua é a Robson Street, a rua super movimentada possui quase todas as opções de lojas da cidade. O Shopping Center Pacific Centre e a loja Holt Renfrew que fica ao lado, também são opções para achar marcas, perfumes e maquiagens.
Se você ainda tiver um tempinho, guarde estes bairros em mente: Kitsilano, com uma praia linda e a West 4th street para caminhar, comprar e comer é uma ótima opção não muito longe do centro. False Creek, se você gosta de caminhar por um calçadão ao lado do mar e ver alguns dos condomínios mais bonitos da cidade, esse é o lugar. North Vancouver, possui um mercado e uma orla com vista para o centro da cidade linda, dá para chegar através do sea bus, um catamarã que faz o trajeto diariamente geralmente de 20 em 20 minutos. Chinatown, a segunda maior Chinatown do mundo que conta com lojinhas, jardins e restaurantes.
Falando em transporte, o transporte público da cidade funciona muito bem. Você consegue se locomover facilmente de ônibus, Skytrain (o metro de superfície, que proporciona vistas bem bonitas) e ainda o Sea Bus.
Se você for passar mais tempo na cidade, ou está indo para esquiar, ou até mesmo curtir um inverno, bem inverno, Whistler é uma opção deliciosa. A cidadezinha fica a uma hora e meia de Vancouver, mas a paisagem da Sea to Sky Highway, as montanhas e pistas e a charmosa Vila de Whistler valem o passeio. O ideal é ir pela manhã em um dia e voltar no final da tarde do dia seguinte para quem não tem muito tempo ou está com budget mais apertado. Durante o inverno, a vila fica tomada de gente caminhando com mil equipamentos de ski e snowboard e o clima é de férias sempre, além de também contar com varias opções de restaurantes e principalmente: fondues! Uma delícia. Uma dica de restaurante é a cervejaria Whistler Brewhouse, um ambiente bem movimentado, oferece uma deliciosa pizza de forno à lenha e cervejas exclusivas.
O Canada, e em especial a costa Oeste, é uma caixinha de surpresas, e por ser uma região relativamente jovem está em constante evolução. Dá para a cada visita descobrir coisas novas e diferentes. Vale a pena!
By Martina Ferreira
Formada em administração com ênfase em marketing pela ESPM, trabalhou alguns anos no mercado publicitário em Porto Alegre, até que tomou, há oito meses, a decisão de mudar-se para Vancouver, Canada, para estudar digital design na Vancouver Film School.
As fotos, são de autoria e edição de Gabriel Santiago. Suas imagens estão disponíveis no link whileimout.tumblr.com