Neste novembro fui para Tulum com um grupo de amigas e simplesmente a-m-e-i. Tulum é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade Maia, localizado no sudeste do México, na região de Riviera Maya.
Para chegar em Tulum você pode pegar um voo até Cancun e depois um transfer ou táxi de 2 a 3 horas até a cidade (depende do trânsito). Em Tulum você não precisa de carro, já que a região é bem pequena, com uma rua principal, onde de um lado está a praia e hotéis e do outro vários restaurantes, bares e poucas pousadas.
Antes de ir para Tulum eu não sabia o que esperar do local, pois foi uma das poucas viagens que não pesquisei antes de ir, já que estávamos em um grupo grande e muitas pessoas já estavam envolvidas na programação. O resultado foi surpreendente e eu me encantei com a magia de Tulum. A região é perfeita para quem quer descansar, desapegar e curtir um lindo visual e muita história (não é a toa que a a cidade é conhecida como um healing center e yogascapes). Não espere super estrutura, mordomia e badalação. Em Tulum tudo é super rústico, praiano e até escuro (a rede elétrica não chega à beira-mar) . Um lugar para andar de chinelo, sem brilhos ou saltos ou qualquer frescura.
Mas esse astral roots não deixa o local tão barato não, já que hoje em dia está bombando de turistas, com bangalôs que custam um mínimo de U$ 200 dólares em alta temporada.
A paisagem é realmente de tirar o fôlego, com uma areia branquinha e um mar azul turquesa (pegamos uma época com muita alga no mar e na areia, então não conseguimos curtir o verdadeiro mar de Tulum, mas mesmo assim o banho de mar foi inesquecível, assim como o visual).
Além de curtir muita praia, o que você NÃO PODE DEIXAR DE FAZER por lá:
- Visitar os milhares de Cenotes espalhados por Tulum e arredores. Para quem não sabe, cenotes são buracos de água no meio da selva, produzidos por um processo de dissolução e colapso de terreno calcário. Alguns são águas super frescas e limpas na superfície e outras águas do mar super profundas (até dentro de cavernas). Resumo de tudo isso: lindíssimo! Os cenotes estão por todos os lugares, mas alguns são especiais como o Dos Ojos, Casa Cenote, Gran Cenote, Jardín del Eden, Yokdzonot, Chac Mool. Os cenotes que são cavernas também são muito especiais. Recomendo o Multum Ha Cenote (com 40 metros de profundidade) e o Cenote Tankach Ha (50m de profundidade). Se você quer viver uma experiência muito diferente, não deixe de ir no Pet Cemitery e faça o tour de 40 minutos dentro da caverna e …dentro d’água. Uma loucura! Importante: não leve muita coisa na sua visita aos cenotes, muitos nem permitem entrar com nada e exigem que você tome um banho antes de mergulhar na água. Uma Go Pro vai fazer toda diferença na sua visita.
- As ruínas de Cobá. Cobá é uma grande cidade em ruínas da civilização pré-colombiana Maya, a 44 km de Tulum. O lugar é composto por muita mata e muitas ruínas, onde apenas uma pequena parte foram restauradas por arqueólogos. Um dos pontos principais é a pirâmide Nohuch Mul de 42 metros de altura, a mais alta estrutura Maia no norte de Yucatan. A vista lá de cima é linda.
- As ruínas de Tulum são o cartão postal da região. O Castelo, a estrutura principal, tem três pisos e 12 m de altura, em meio a jardins bem cuidados e caminhos de pedra e cascalho. Um passeio tranquilo pela história de Tulum.
- Passeio de bike pela estrada principal de Tulum (15), desde as ruínas até Boca Paila. Nesse passeio você vai conhecer todos os hotéis, bares, restaurantes e outras atrações pela região.
- Chichén-Itzá, um Patrimônio Cultural da Humanidade e eleita em 2007 uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Fica no Estado de Yucatán, a 205 km de Cancún, com acesso pela rodovia 180. O sítio arqueológico reúne 16 grandes estruturas, algumas delas verdadeiros complexos arquitetônicos, como o Caracol, a pirâmide El Castillo, o Templo de los Guerreros e o Complexo de las Monjas. Cada uma vai revelando a sabedoria maia em várias áreas do conhecimento, como a astronomia, a geometria, a matemática, a engenharia, as artes plásticas.
- Uma visita a Playa del Carmen, a 40 minutos de Tulum. A região é mais estruturada e conhecida, quando comparada a Tulum, e onde estão vários Beach Clubs para curtir durante o dia, e muitas lojas, restaurantes e baladas para a noite. Não deixe de passear pela 5th Avenida para opções de lojas e restaurantes.
- Cozumel, para os adoradores de mergulho. A ilha é conhecida pelos mergulhadores e opções de praias para fazer snorkel não faltam. Para chegar em Cozumel você pode pegar um ferry em Playa del Carmen, que sai a cada hora. Quando na ilha, alugue um carro ou pegue um motorista para conhecer toda a região durante um dia. A água é de um azul transparente indescritível. Mas não se preocupe em perder milhões de horas por lá. O ideal é juntar um turno em Cozumel e outro em Playa del Carmen para tornar seu passeio completo!
- Downtown Tulum é o centro principal de Tulum, a uns 15 minutos da praia. O lugar é feio e sem muita coisa para fazer. É uma boa opção para quem quer comprar produtos artesanais, pois na rua principal (a Chetumal-Cancun/307) encontram-se várias barracas com roupas, artigos de decoração, souvenir, etc.
Enfim, entrar na energia de Tulum é relaxar sobre a brisa de um dos mais lindos visuais. Em breve compartilho as melhores opções de hospedagem e gastronomia.