Coronavirus Travel: 10 passos a seguir antes de repensar seus planos
Veja algumas dicas sobre viajar com o Corona Vírus e conheça alguns passos para seguir antes de alterar sua viagem
Enquanto o mundo assiste o coronavírus evoluir para o que em breve se tornará uma pandemia, muitos viajantes ficam se perguntando o que isso significa para as viagens que reservaram e para os planos futuros. Devo viajar? Devo cancelar uma viagem? Como proceder? Esteja você indo para a China, Japão, Itália ou longe de surtos atuais, compartilhamos aqui as dicas da Conde Nast Traveler está tudo o que você deve pensar antes de alterar ou cancelar seus planos de viagem.
Verifique os sites do governo do Brasil
O site do Ministério de Saúde do Brasil está compartilhando notícias sobre o Coronavirus no país e pelo mundo. O Departamento de Estado dos EUA (DOS) também está rastreando surtos atuais e atualizando seus avisos de viagem quando acredita que os viajantes devem cancelar viagens, reconsiderar viagens ou ter maior cautela em determinados destinos devido ao vírus. Consulte o aviso de viagem de qualquer país que você planeja visitar. Atualmente apenas alguns alertas de viagem de países referenciam o coronavírus, e o DOS está apenas sugerindo que os viajantes reconsiderem viagens para três lugares: China, que é o nível quatro (“não viaja”), e Mongólia e Coréia do Sul, que são ambos de nível três (“reconsiderar viagem”). Japão, Hong Kong, Macau, Itália e outros países com surtos permanecem no nível dois (“analise com maior cautela”).
Visite os sites do governo dos países que planeja visitar
Se você estiver visitando um país que teve um surto (ou, em alguns casos, países vizinhos), o maior risco nem sempre é que você será exposto ao vírus, mas que poderá enfrentar atrasos, inspeções e quarentena em potencial quando voltando para casa ou entrando em um segundo destino. Em um exemplo, o Reino Unido anunciou na terça-feira que os viajantes que visitaram qualquer lugar ao norte da cidade de Pisa, na Itália, precisarão se auto-colocar em quarentena por 14 dias após a chegada. Verifique se você está ciente dessas políticas em qualquer lugar que planeja visitar, além de ter em mente que os surtos – e, portanto, políticas relacionadas – estão evoluindo rapidamente. Algumas atrações também estão fechando suas portas em função do vírus, então uma pesquisa online antes da vigem é imprescindível.
Entre em contato com a sua companhia aérea
Para ter uma idéia das interrupções no serviço e os custos envolvidos na alteração ou cancelamento de um voo, você precisa entrar em contato com a sua companhia aérea. Atualmente, diversas companhias aéreas cancelaram voos para a China e reduziram o serviço para a Coréia e Japão. O serviço continua como de costume em todos os outros países com surtos. Várias companhias aéreas renunciaram a taxas de alteração para viajantes em viagens futuras para cidades da China e Coréia do Sul, assim como para Itália. Isso significa que você pode cancelar ou adiar sua viagem sem taxas adicionais, com base no destino e na companhia aérea.
Para viajar para outro lugar, você deve ficar atento a quaisquer custos relacionados à alteração do seu voo. Visite o site da sua companhia aérea para ver a política atual em relação à reserva ou cancelamento de sua viagem devido ao coronavírus ou contate o serviço de atendimento ao cliente diretamente. Se houver escalas no caminho do seu destino, você também deve visitar o site de qualquer aeroporto pelo qual esteja passando para entender triagens ou pontos de verificação obrigatórios que podem causar atrasos.
Envie um e-mail para o seu hotel
Se você tiver uma reserva em um destino com um surto, especialmente em áreas atualmente bloqueadas, poderá receber um reembolso total ou uma opção para remarcar sua estadia, se você cancelar ou adiar sua viagem. Se você estiver viajando para outro lugar, as políticas variam e provavelmente seguirão a política de cancelamento padrão da propriedade. Se você estiver viajando para vários destinos em uma viagem, informe cada hotel que outros destinos você visitará para garantir que não estará sujeito às políticas de quarentena na chegada (o que estaria de acordo com a política do governo local). Além de entender as obrigações financeiras de mudar sua viagem, seu hotel ou Airbnb também pode fornecer informações úteis sobre como é a situação no local.
Fale com seu agente de viagens
Se você reservou sua viagem com uma agência ou passeios e experiências, entre em contato com esses fornecedores também. Eles podem ter suas próprias apólices de seguro para cancelamento. Em alguns casos, mesmo que seu hotel ou companhia aérea não ofereça a opção de reagendar sua viagem sem nenhum custo, o agente que reservou sua viagem pode ter suas próprias ofertas, permitindo que você faça isso. Mesmo que você não esteja pensando em cancelar, pergunte sobre possíveis interrupções em sua viagem ou ações que afetarão sua experiência.
Entre em contato com seu cruzeiro
Após um surto de coronavírus no navio Diamond Princess e relatos de um segundo navio ser rejeitado em portos internacionais, algumas linhas de cruzeiro permitem que os hóspedes remarquem ou adiem os próximos cruzeiros devido a preocupações com infecção ou interrupção de sua viagem. Se você tiver uma viagem de cruzeiro reservada, entre em contato diretamente com a linha de cruzeiro para obter detalhes sobre a política deles.
Verifique sua apólice de seguro de viagem – se tiver um!
Por fim, muitas das opções acima podem estar no seu seguro de viagem – dependendo do tipo de seguro que você adquiriu, se houver. Embora a maioria das políticas não cubra os motivos pelos quais você pode cancelar por causa do coronavírus (como novos avisos de viagem para o seu destino, bloqueios na cidade ou simplesmente não querer ir), as políticas com uma cláusula “cancelar por qualquer motivo” terão seu apoio. Leia as letras miúdas da política que você comprou e entre em contato com seu provedor para obter esclarecimentos. Se você não comprou um seguro de viagem, saiba que sua viagem pode ser protegida através do seu cartão de crédito. Alguns cartões incluem seguro de viagem como uma vantagem, embora a cobertura varie bastante. Visite o site do fornecedor do cartão de crédito ou entre em contato diretamente para obter mais informações.
Considere a data da sua viagem
Se sua viagem for nas próximas duas semanas, siga as etapas acima para entender quais são suas opções o mais rápido possível. Se sua próxima viagem for daqui a três meses, faça sua pesquisa e acompanhe a situação, mas considere tomar uma susto antes de revisar seus planos. A situação está mudando da noite para o dia, tornando impossível saber quais partes do mundo serão impactadas daqui a alguns meses.
Tome uma decisão que faça sentido para você
Não há uma resposta certa para decidir se você deve ou não cancelar sua viagem. Considere todas as opções acima e avalie esses custos e possíveis inconvenientes em relação ao seu risco pessoal, com base no seu histórico e destino de saúde. O CDC alerta que o risco de contrair o vírus pode ser maior para viajantes mais velhos e em risco, embora outros médicos tenham observado que, em última análise, o vírus pode afetar indivíduos de todas as idades e status de saúde. Entre em contato com o seu médico para conversar sobre as preocupações e tirar suas dúvidas sobre se deve ou não embarcar na viagem.
Siga as precauções gerais de saúde em casa e na sua viagem
Se você decidir ficar em casa ou pegar a estrada, lave as mãos com frequência, desinfecte objetos tocados regularmente e siga as etapas que você normalmente faz para evitar a gripe. E, embora você deva evitar estar próximo de pessoas doentes, também é importante identificar e rejeitar estigmas em torno do vírus. O CDC possui muitas informações como essa em seu site. “Uma coisa importante que as pessoas ignoram é manter-se com saúde também”, diz Glimp. “Concentre-se em manter uma boa dieta, dormir, manter seu sistema imunológico, evitar excessos e praticar boa higiene. Basta usar o bom senso ao lidar com isso”.
Mais informações sobre Viagem e Corona Vírus estão disponíveis no site da cntraveler!