O The Guardian postou essa semana 10 coisas for free para se fazer em Amsterdam. Adorei as dicas e estou compartilhando:
1. Galerias
O museu Van Gogh pode ser um destino imperdível (embora muito lotado e caro) em Amsterdam, mas a cena de arte contemporânea na cidade prospera em pequenas galerias independentes que são muito mais acessíveis para os turistas. Passe uma tarde pedalando entre as mais populares, como Radar, uma galeria de arte e arquitetura que apresenta exposições, geralmente com uma inspiração urbana; Galerie Fons Welters, um espaço industrial recheado com artes modernas e instalações; e KochxBos, com foco no na arte colorida e surreal. Todos as três estão situadas na ou ao redor de Jordaan, uma região onde você encontrará muitas outras pequenas galerias escondidas entre as ruas arborizadas.
2. The Condomerie
The Condomerie é a primeira loja especializada em preservativos no mundo. A loja e centro de informações super colorido em Warmoesstraat – uma das ruas mais antigas da cidade – exibe uma coleção que chama a atenção, com preservativos coloridos em forma de galinhas, sapos Big Ben entre outros . Há até um pequeno ” museu do preservativo” (atualmente fechado para reformas ).
3. Droog
Droog é um estúdio de design conceitual criado na década de 1990 que continua sendo um dos precursores do design holandês, e sua loja e showroom em Amsterdam são um must-visit para qualquer pessoa interessada em modernist eye candy. Entre os clássicos que você pode encontrar em exposição estão Tejo Remy’s Chest of Drawers e Do hit stainless steel chair by Marijn van der Poll.
4. The EYE film museum
Enquanto os eventos temporários no museu exigem a compra de bilhetes, no porão do prédio os visitantes podem mergulhar no mundo do cinema em uma exposição permanente e free. The Panorama room envolve os visitantes com cerca de 100 clipes com filmes e cenas, que são projetados nas paredes da sala e podem ser navegados por meio de sete painéis de controle. Do bar e restaurante, você também pode desfrutar de uma vista fantástica sobre o IJ waterfront em direção a Amsterdam’s Centraal station.
5. Markets
Como todas as grandes cidades, Amsterdam possui diferentes mercados, cada um com um nicho e estilo diferente, como o cotidiano Albert Cuyp Markt em Pijp onde você pode fazer suas compras por quase nada, ou o Noordermarkt farmer’s market in the Jordaan, onde você pode provar todos os produtos orgânicos. Provavelmente, os melhores mercados em termos de entretenimento gratuito são o mercado de pulgas Waterlooplein e Bloemenmarkt, um mercado de flutuante de flores. Para algo mais contemporâneo, confira Moderne Hippies.
6. City Archive
A exposição permanente no Stadsarchief, Amsterdam City Archives, é um lugar ideal para aprender sobre a história da cidade através dos incomuns e peculiares “tesouros” em sua coleção. Entre os artefatos estão um relatório policial de 1942 que fala do roubo da bicicleta de Anne Frank, um telegrama da polícia sobre a visita de Karl Marx na cidade em 1872 e fotografias de pessoas como John Lennon e Audrey Hepburn.
7.Ferry sobre o IJ
Obter uma visão da cidade sob a água é sempre uma experiência favorável em uma cidade como Amsterdam. Os barcos de passeio diurnos superfaturados que se espremem pelos canais, não são necessariamente a melhor forma de fazê-lo. Quem quiser um passeio for free de barco deve subir em uma das balsas gratuitos em todo o IJ, zona portuária de Amsterdã, e explorar a Amsterdam-Noord. Junte a esse passeio uma volta de bicicleta pelas históricas vilas da região.
8. Concertos de Jazz e Música Clássica
As performances durante os almoços de quarta-feira em Concertegebouw são muito interessantes. Algumas das apresentações são ensaios públicos , ou seja, você pode ter um gostinho de assistir a Royal Concertgebouw Orchestra completa. Se você procura algo mais excitante, Bimhuis Jazz Venue tem uma noite grátis por mês que chama-se Monday Match, onde bailarinos e músicos colaboram para criar uma performance improvisada.
9. Begijnhof
Begijnhof é uma pequena quadra com prédios históricos com um silencioso jardim do século 14, que é acessado através de uma passarela super estreita. Embora não seja o lugar ideal para abrir uma Heineken – é uma área residencial com uma capela – é um excelente lugar para ler um livro, descansar ou admirar a arquitetura local. Pelo Begijnhof você também pode chegar na Civic Guards Gallery (também é free), uma rua coberta que contem 15 grandes pinturas do século 17 e é administrada pelo Amsterdam Historical Museum.
10. Botanical Garden at Vrije University
Mais de 6.000 espécies de plantas podem ser encontradas nesse pequeno jardim botânico da Vrije University, que, entre outras coisas, é um santuário para plantas raras e ameaçadas de extinção, interceptados pela alfândega no aeroporto de Schipol.