Vivemos uma das experiências mais interessantes das nossas vidas e achei super difícil resumir todos os sentimentos, emoções, percepções em um único post. Mas vou tentar passar para vocês um pouco dessa inesquecível noite no Deserto do Saara!
O Saara é conhecido como o maior e mais quente deserto do mundo. Localizado no norte da África, possui uma área de 9 065 000 Km2 (o Brasil tem uma área em torno de 8 500 000 km2). O Hotel Dar Ahlam possui uma estrutura fixa no deserto (El Khiam Ahlam encampment), com 05 cabanas que funcionam entre os meses de setembro a junho (durante a grande temporada de verão eles fecham em função do calor e dos animais perigosos como escorpiões).
Do Relais Châteaux em Skoura até o acampamento do deserto você viaja por 07 horas em caminhonetes 4×4 acompanhado de um guia/motorista. As primeiras três horas são em uma estrada sinuosa pelas lindas montanhas de lá.
A primeira parada acontece em um oásis (sim oásis natural – para quem não sabe é uma área isolada de vegetação no meio do deserto) onde o o pessoal do hotel monta uma estrutura para almoço com uma comidinha típica deliciosa e bebidas.
Depois do almoço, a viagem segue por mais umas 02 horas até um vilarejo local (super pobre) para um ótimo banheiro. Após esse último pit stop são duas horas de pedregulhos, pedras e depois areia (no meio do nada).Até que depois de horas de estrada você começa a enxergar as verdadeiras dunas do deserto (ali pertinho da Argélia). Quando o carro para é muita emoção! Um pessoal do hotel está te esperando e te leva até o topo de uma duna para tomar um chá e comer alguns aperitivos curtindo nada mais nada menos do que a vista de milhões de dunas de areia. A paisagem é uma loucura. A cor, textura, formato, densidade, das dunas de areia são inacreditáveis.
Depois do warm welcome, você atravessa as dunas caminhando até chegar nas cabanas. Essas ficam espalhadas entre as grandes dunas em pequenas partes planas. Nenhuma cabana fica junto a outra para que os hóspedes tenham privacidade. As cabanas são iguais as do filme do Indiana Jones (sim de tecido bege) e tem uma estrutura muito superior do que imaginávamos. Cama ótima, mesa, pia com uma reserva de água, uma privada, quadros na parede e muitos lampiões… só não tem banho (é preciso tomar banho antes de ir). Depois da visita às cabanas fomos explorar o deserto. Caminhamos em todas as dunas que estavam ao nosso alcance e tentamos explorar cada parte daquele lugar mágico. Só vendo para entender!
O pôr do sol no Saara é famoso por sua beleza, por isso prepararam um spot especial no topo de outra duna, com champanhe, aperitivos e cobertores na melhor posição para avistar o sol se ir. Lindíssimo! O sol se vai e o frio se vem (simmm o deserto no inverno é bem frio, e chove).
Depois de um retoque, seguimos para nosso jantar através de um caminho de lampiões que nos levava até uma fogueira e uma cabana. Uma graça a decoração.Tudo super rústico e a comida bem típica e super deliciosa. Pós jantar deu para contar algumas histórias avistando as milhões de estrelas.
De volta a cabana, velas por tudo para iluminar o quarto e trazer um charme . A cama aquecida e nós prontos para sonhar com esse inesquecível dia. Admito que me deu um certo medonho de dormir no meio do nada em uma cabana que nem chave tem, mas ok… o vinho tudo ajuda…passou.
No outro dia acordamos bem cedo para admirar o nascer do sol, seguido de um café da manhã no topo de outra duna. Café da manhã maravilhoso com produtos super frescos. Encerramos a nossa estada na terra das 1001 noites muito realizados e felizes por ter aceitado esse desafio.
Depois de novas 07 horas estávamos de volta ao Relais Châteaux Dar Ahlam cheios de lembranças e lindas fotos!
Dicas:
– O legal da experiência com esse hotel é que você realmente se sente no meio do deserto. Existem outras opções com maiores hotéis e uma área mais “habitada” mas você não se sente tão exclusivo e com um atendimento tão diferenciado como esse.
– Você não vai tomar banho no deserto, então não exagere na bagagem. Leve roupa para uma noite (dois dias) e lembre-se de não levar nada de muito valor. O Relais Châteaux cuida de suas coisas (você pode manter no cofre) enquanto estiver dormindo no deserto.
– Leve todas as câmeras possíveis, as fotos são inacreditavelmente lindas.